terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Mulher vira símbolo da resistência em Israel comparada à norte-americana Rosa Parks


http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=34310
10h - 20 de dezembro de 2011
Uma mulher israelense negou-se a ceder às imposições de ultraortodoxos que queriam obrigá-la a ficar na parte traseira de um ônibus e tornou-se símbolo da luta contra a segregação das mulheres em áreas religiosas do país.

Tanya Rosenblit, de 28 anos, tomou um ônibus em sua cidade, Ashdod (sul de Israel), com destino a Jerusalém, e logo depois de sentar-se atrás do motorista, vários homens ultraortodoxos começaram a xingá-la, mandando-a se deslocar para a parte traseira. Ela se recusou e os homens impediram o ônibus de prosseguir sua viagem. O motorista acabou chamando a polícia, que também tentou convencer a mulher a se deslocar para a parte traseira.

A noticia ao ser divulgada internacionalmente comparou Tanya Rosenblit à ativista negra norte-americana Rosa Parks, que, em 1955, negou-se a ceder seu lugar no ônibus a um branco, episódio que virou símbolo da luta contra a segregação racial nos Estados Unidos.
www.pco.org.br
Uma mulher israelense negou-se a ceder às imposições de ultraortodoxos que queriam obrigá-la a ficar na parte traseira de um ônibus e tornou-se símbolo da luta contra a segregação das mulheres em áreas religiosas do país. Tanya Rosenblit, de 28 anos, tomou um ônibus em sua cidade, Ashdod (sul de Is...

Nenhum comentário: