sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Programa Jovem Aprendiz

E NOSSOS ADOLESCENTES DE BAIXA ESCOLARIDADE QUE ESTÃO EM RISCO SOCIAL, AGRUPADOS EM SUA MAIORIA NA FAIXA APONTADA COMO OS 40% QUE NÃO acessaram O ENSINO MEDIO? QUANTOS ANUALMENTE SÃO DESPEJADOS AO COMPLETAR 18 ANOS NESSAS CONDIÇÕES, SEM ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E AMOR POR PARTE DOS QUE DIZEM SER SEUS PROTETORES?
Comentario Edna Lucia

Histórico

A Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobrás mantém desde 1997 um programa voltado para a melhor qualificação técnico-profissional de jovens estudantes na qualidade de aprendizes.

A partir de 2005, com a criação do Programa Jovem Aprendiz Sistema Eletrobrás, o trabalho que vinha sendo desenvolvido desde 1997 passou por um processo de atualização das suas diretrizes e programas pedagógicos, com o objetivo de melhor preparar esses jovens para o mercado de trabalho. A configuração atual do programa prevê um curso de qualificação oferecido com o apoio técnico do Senai.

Tal Programa, por um lado, representa o fortalecimento do papel de holding da Eletrobrás no desenvolvimento do setor elétrico nacional e, da mesma forma, também possibilita a maior visibilidade de cada empresa do Sistema Eletrobrás, representado num contexto coeso e voltado para a união de interesses.


Premiação

Esta iniciativa do Sistema Eletrobrás foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego com o Prêmio de “Empresa Parceira do Programa Primeiro Emprego”, foto em destaque, e o direito de utilizar o “Selo Empresa Parceira do Programa Primeiro Emprego”, confirmando a força na união do Sistema Eletrobrás e a característica vanguardista do setor elétrico nacional no atendimento às demandas da população por uma sociedade mais justa e igualitária em oportunidades no mercado de trabalho.

Regras Gerais

O vínculo dos jovens aprendizes com a Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobrás é previamente determinado em edital, e relaciona-se diretamente com a duração do curso de qualificação profissional do Senai. É importante lembrar que a Eletrobrás, na qualidade de empresa de economia mista e em conformidade com a Carta Constitucional de 1988, somente está autorizada a efetuar contratações por meio de concursos públicos e, portanto, ao final do programa os jovens não terão vinculo empregatício com a empresa, mas estarão melhor preparados para dar inicio a uma carreira no mercado de trabalho.

Jornada
4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais
Benefícios
Salário mínimo por hora de trabalho (piso regional)
Auxílio-alimentação
Vale-transporte
Curso de qualificação profissional oferecido com o apoio técnico do Senai
Processo Seletivo 2009/2010

A Eletrobrás, Eletronuclear e Furnas, em parceria com o Senai-RJ, divulgaram o Edital s/n°, publicado no Diário Oficial da União n° 235, de 09/12/2009, com as regras do processo seletivo para provimento de vagas de jovens aprendizes durante o ano de 2010.
Para a Eletrobrás, a prática de cidadania empresarial ocorre por meio dos seus projetos e programas sociais e ambientais e na elaboração de seus programas de energia. Assim, o compromisso é transformado em ação efetiva.

Essas ações são norteadas pela ética e pela responsabilidade social e ambiental que sempre estiveram presentes nos valores da empresa. Seus principais documentos – os Códigos de Ética e de Conduta – funcionam como instrumentos para a tomada de decisão e gestão dos processos.

Além disso, a Eletrobrás busca atuar como indutora de boas práticas junto às partes interessadas. Como exemplo, a divulgação dos princípios presentes nos seus Códigos de Ética e de Conduta faz parte da ambientação de empregados admitidos e estão disponíveis na intranet para consulta dos seus colaboradores. Versões impressas também são entregues para acionistas e fornecedores.

Em 2006, a Eletrobrás criou o Comitê de Sustentabilidade do Sistema Eletrobrás, com grupos de trabalho focados nas três dimensões (triple bottom line) da sustentabilidade: econômico-financeira, social e ambiental.

Este Comitê empreende uma série de ações que possibilitaram, dentre outras conquistas:

A assinatura do Pacto Global;
A inclusão da Eletrobrás no ISE Bovespa nas carteiras de 2008 e 2009;
A elaboração do primeiro Relatório Socioambiental do Sistema Eletrobrás (referente ao ano de 2007);
A capacitação de colaboradores na metodologia GRI (Global Reporting Initiative) internacionalmente reconhecida como guia para a elaboração de relatórios de sustentabilidade.
A busca pela igualdade de oportunidades para todas as pessoas – independente de sexo, cor, etnia, idade, orientação sexual, origem social, capacidade física ou mental – é um compromisso assumido pela Eletrobrás com o objetivo de dirimir quaisquer formas de discriminação.

Tal compromisso consta expressamente de seu Código de Ética e das Diretrizes de Responsabilidade Social como forma de garantir a equidade em seu ambiente de trabalho.

A atuação da Eletrobrás na promoção da diversidade e proteção dos direitos humanos ratifica o empenho da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) e está presente nas suas ações de responsabilidade social, com destaque para:

Equidade de Gênero

Todas as empresas do Sistema Eletrobrás integram o Comitê Permanente para Questões de Gênero do Ministério de Minas e Energia e Empresas Vinculadas, possibilitando a unificação de políticas, o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de práticas voltadas para questões de gênero.

Com o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), as empresas do Sistema Eletrobrás desenvolvem internamente o Programa Pró-Equidade de Gênero. O Plano de Ação pactuado entre o Sistema Eletrobrás e a Secretaria visa a incorporar a equidade de oportunidades e a não-discriminação na gestão corporativa.

Na Eletrobrás, holding do Sistema, o Comitê Permanente para Questões de Gênero é formado por empregados(as) voluntários(as) representando todas as suas Diretorias, de modo a garantir a disseminação das ações voltadas para gênero e diversidade.

Dentre essas ações, destaca-se a criação do Canal de Gênero, em parceria com a Ouvidoria. Trata-se de um veículo interno que, de forma sigilosa, recebe sugestões, comentários e denúncias de empregados(as) sobre assédio moral e sexual ou quaisquer outras formas de discriminação.

A Eletrobrás recebeu o Selo Pró-Equidade de Gênero 2009, outorgado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, como reconhecimento ao compromisso e às ações de promoção da igualdade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho.





Nesta segunda edição do programa, dentre as 23 organizações selecionadas, confirma-se a presença expressiva do Sistema Eletrobrás: Cepel, CGTEE, Chesf, Eletronorte, Eletronuclear, Eletrosul, Furnas, Itaipu Binacional e Manaus Energia também foram agraciadas, além da própria Eletrobrás. Na primeira edição, em 2007, nove empresas do Sistema já haviam conquistado o Selo Pró-Equidade de Gênero.

O Programa Pró-Equidade de Gênero, atualmente na sua terceira edição, conta com a parceria do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para as Mulheres (Unifem) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).



Promoção da Igualdade Étnico-Racial

Por meio de projetos sociais que remetem à valorização e à preservação das diversas culturas e tradições, tais como comunidades tradicionais ciganas, quilombolas e indígenas, a Eletrobrás apóia a promoção da igualdade étnico-racial, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Uniões Estáveis Homoafetivas

Desde outubro de 2007, a Eletrobrás permite que empregados(as) incluam seus companheiros(as), oriundos de uniões estáveis homoafetivas, como dependentes no plano de saúde. Esse reconhecimento vem ao encontro dos valores disseminados pela empresa, que garantem tratamento equânime, repudiando quaisquer manifestações de preconceito.

Curso de Capacitação em Libras

Em 2008, a Eletrobrás iniciou suas duas primeiras turmas de capacitação de colaboradores(as) na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Seguindo metodologia específica, o curso é ministrado por um professor surdo como forma de estimular os alunos(as), já na sala de aula, a se habituar na comunicação com pessoas surdas.

Promoção de Gênero e Diversidade são compromissos da Eletrobrás com:

o Pacto Global


A Eletrobrás mantém canais permanentes de comunicação, diálogo e negociação com a sociedade e com as comunidades onde atua, visando a contribuir com soluções para os problemas sociais que afetam os segmentos populacionais em situação de risco social. Neste sentido, a Eletrobrás destina recursos para o apoio e desenvolvimento de projetos sociais, demandados pela sociedade, que preencham os seguintes requisitos:



· Estar compreendido nas Diretrizes da Responsabilidade Social da Eletrobrás, aprovadas por resolução específica;

· Respeitar a missão, os valores e as estratégias corporativas da Eletrobrás;

· Estar alinhado com as políticas públicas do governo federal e com os pressupostos das Metas de Desenvolvimento do Milênio e do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU).




A Eletrobrás apoia projetos de responsabilidade social priorizando as seguintes linhas de atuação:


· Geração de emprego e renda;

· Educação e qualificação profissional para jovens e adultos;

· Atendimento às comunidades atingidas por empreendimentos das empresas do Sistema Eletrobrás.



Os temas transversais desenvolvidos com o apoio da Eletrobrás são:


· Gênero

· Igualdade racial

· Comunidades tradicionais e rurais

· Direitos Humanos e combate à discriminação

· Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente

· Agricultura familiar

· Promoção da cidadania

· Educação ambiental


Para avaliar e selecionar os projetos sociais encaminhados, a Eletrobrás adota os seguintes critérios:

Critérios de avaliação para seleção dos projetos

de responsabilidade socioambiental



01 Compatibilidade com a Política de Responsabilidade Social da Eletrobrás;

02 Habilitação da entidade proponente;

03 Sustentabilidade do projeto;

04 Relação custo-benefício;

05 Abrangência do projeto;

06 Existência de parceiros;

07 Envolvimento dos beneficiários na formulação e implementação do projeto;

08 Fortalecimento da imagem institucional da Eletrobrás;

09 Localização das áreas de impacto do projeto;

10 Compatibilidade com as Metas do Milênio e com o Plano Plurianual (PPA) do governo federal.

Nenhum comentário: