sábado, 5 de dezembro de 2009

cursos profissionalizantes, como jardinagem, cabeleireiro, manicure, pedicure, marcenaria, informática básica e doces e salgados. pespectivas de contrato de trabalho?

Sucesso do Protejo no Acre é apresentado no Fórum Mundial de Educação


Brasília, 27/11/09 (MJ) – A experiência exitosa do Programa de Proteção de Jovens em Território Vulnerável (Protejo) no Acre foi apresentada nesta sexta-feira (27) no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. O evento, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), reuniu nesta semana cerca de 15 mil educadores de 23 países.

A juventude acreana agora tem mais chances de construir um futuro promissor. A parceria do Ministério da Justiça com o estado beneficia 810 jovens no por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Além de conhecimentos sobre cidadania e ética, os adolescentes acreanos fazem cursos profissionalizantes, como jardinagem, cabeleireiro, manicure, pedicure, marcenaria, informática básica e doces e salgados.

Único estado a apresentar o Protejo no evento, o Acre mostrou a eficácia do projeto que, com 45% da carga horária concluída (lá o projeto começou em abril deste ano), já apresenta resultados. Jovens que chegaram sem qualquer perspectiva de futuro agora já exercem atividades remuneradas ao colocarem em prática os conhecimentos adquiridos.

“Tudo que essas pessoas precisavam era de uma chance. Antes de entraram no programa, os jovens não tinham perspectivas e a maioria estava em conflito com a lei. Hoje, eles estão transformados. Estou maravilhada”, relata Mara Lima, coordenadora do Protejo no Acre.

Durante cinco dias, o Fórum Mundial discutiu o tema Educação Profissional no Brasil e no mundo. A experiência do Protejo no Acre foi uma das 164 inscritas para o formato seminário, que exigiu uma série de requisitos para serem confirmadas no evento.

Prioridade

Escolhido como um dos estados prioritários do Pronasci, o Acre tem uma fronteira com a Bolívia bastante vulnerável e sofre com o tráfico de drogas na região. O Protejo tem por objetivo o fortalecimento da cidadania, a proteção dos jovens e a promoção da cultura de paz no estado. No estado, o maior enfoque do projeto é a formação profissional e o protagonismo juvenil.

A coordenação local do Protejo planeja realizar os Festivais da Juventude da Floresta nas Zonas de Atendimento Prioritário (ZAPs) – regiões mais vulneráveis da região metropolitana de Rio Branco – beneficiadas pelo Protejo. A idéia é deixar sob a responsabilidade dos jovens a produção e execução desses eventos, promovendo o protagonismo.

Nenhum comentário: