Mostra de Cinema Sobre Exploração Sexual de Crianças e Adultos, que acontecerá de 25 a 28 de novembro, aqui no Ponto Cine - Ponto Cine - Estrada do camboatá 2.300, Guadalupe Shopping, Gudalupe - Rio de Janeiro - RJ. Esse evento é parte de um grande encontro que acontecerá no Rio Centro.
Bom, graças a Deus e aos amigos, o Ponto Cine virou Espaço do Social, quando se diz respeito a cinema, de forma que aqui será o único cinema onde haverá debates após as exibições dos filmes, com diretores, personagens e profissionais que atuam na área como estudiosos.
A proposta não é só lotar o cinema, mas levar para dentro dele um público que precisa se impactar com essas imagens, mensagens e realidades e que possa depois desdobrá-las.
Que público é esse?
1 - De imediato ONGs, principalmente as envolvidas com o tema;
2 - Professores, acho que esses têm que ser o centro dessa mostra;
2 - Pais, que fantástico se pudéssemos trazer grupo de pais envolvidos com às comunidades escolares;
3 - Estudantes, estes especialmente, porém se pudéssemos trazer aqueles de locais mais afastados, aqueles que imaginam que viver no furacão da metrópole, ou à beira mar, é um sonho, solução para todos os problemas...;
4 - Líderes comunitários, esses grandes articuladores e propagadores do bem.
Trabalhamos muito para que tudo acontecesse aqui. Esses debates iriam para o Odeon, ou Espaço de Cinema, ou, ainda, Laura Alvin, mas conseguimos que fossem aqui e isso não é fácil.
Vamos juntos, então. Conto com vocês e com essa Rede Fantástica.
Segue a programação.
Abraço
A d a i l t o n M e d e i r o s
21 - 3 1 0 6 - 0 8 8 6
21 - 3 1 0 6 - 9 9 9 5
21 - 8 6 6 9 - 0 1 5 1
PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA
"OLHARES SOBRE A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES"
PONTO CINE
25/11
26/11
27/11
28/11
14 Hs
1 - Cinderelas, Lobos E Um Príncipe Encantado
C/ Debate
3 - Deserto Feliz
C/ Debate
5 - Anjos Do Sol
C/ Debate
8 - Canto De Cicatriz
(Curta)
9 - Baixio Das Bestas
(C/ Debate)
18 Hs
2 - Lilya Para Sempre
(Sueco)
4 - Desaparecidos
(Mexicano)
6 - Filhos Da Dor
(Curta)
7 - Nascidos Em Bordéis
(Indiano)
10 - Por Trás Da Fé
(Americano)
OLHARES SOBRE A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
(SOBRE OS FILMES, PRÊMIOS ETC)
1 - Cinderelas, Lobos E Um Príncipe Encantado (Inédito) -
Joel Zito Araújo, BRA, 2008, 106min, Documentário
Cerca de 900 mil pessoas por ano são traficadas pelas fronteiras internacionais exclusivamente para fins de exploração sexual. Entretanto, apesar de todos os perigos, jovens mulheres brasileiras, ao entrar no mundo do turismo sexual, acreditam que vão mudar de vida e sonham com o seu príncipe encantado. Uma minoria consegue encontrar um grande amor e casar. O filme vai do Nordeste brasileiro a Berlim buscando entender os imaginários sexuais, raciais e de poder das jovens cinderelas do sul e dos lobos do norte.
2 - Lilya Para Sempre - Dirigido por Lukas Moodysson (Amigas de Colégio), SUE/DIN, Drama, 109 min.
Abandonada pela mãe, uma garota de 16 anos vê no convite feito por seu namorado para morar na Suécia a chance de mudar de vida.
Premiações
Recebeu uma indicação ao Independent Spirit Awards de Melhor Filme Estrangeiro.
Recebeu 2 indicações ao European Film Awards, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz (Oksana Akinshina).
Ganhou o Grande Prêmio das Astúrias, o Prêmio Especial do Jovem Júri e o prêmio de Melhor Atriz (Oksana Akinshina), no Festival de Gijón.
Ganhou o Prêmio FIPRESCI, no Festival de Estocolmo.
Ganhou o prêmio de Melhor Diretor, no Festival Internacional de Cinema de Brasília.
Curiosidades
A atriz Oksana Akinshina e o diretor Lukas Moodysson tiveram que se comunicar através de um intérprete, já que Oksana não sabia falar nem inglês nem sueco.
3 - Deserto Feliz - Jéssica (Nash Laila), 14 anos, mora em Deserto Feliz, no sertão nordestino. Violentada pelo padrasto, sob o olhar silencioso e cúmplice da mãe, a menina foge para Recife para salvar-se de sua própria destruição. Ao chegar na cidade grande, ela se cai nas armadilhas do turismo sexual e dentro desse universo de miséria e alucinação, se depara com algo inesperado: o afeto nos braços de Mark, um turista alemão.
Filme dirigido por Paulo Caldas, inédito nos cinemas e com estréia marcada para 28/11, será o filme de abertura da Mostra. Melhor diretor no Festival de Guadalajara, México, 6 prêmios no Festival de Gramado 2007, incluindo o de Melhor Filme do Júri Popular.
4 - Desaparecidos
Direção: Marco Kreuzpaintner
EUA / Alemanha, 119 min
Gênero: Drama
Classificação etária: 16 anos
Adriana (Paulina Gaitan) é uma garota de 13 anos da Cidade do México, que é seqüestrada por traficantes sexuais, levando seu irmão de 17 anos, Jorge (Cesar Ramos), a uma desesperada missão para resgatá-la. Presa e aterrorizada por uma rede ilegal de homens violentos, sua única amiga é Veronica (Alicja Bachleda), jovem polonesa raptada pela mesma gangue criminosa. Enquanto Jorge tanta encontrar os raptores das garotas, ele conhece Ray (Kevin Kline), policial do Texas que também perdeu a família para o tráfico sexual, que se une ao garoto em sua jornada.
5 - Anjos do Sol - Maria é comprada em um leilão de meninas virgens e enviada para um prostíbulo localizado numa pequena cidade, vizinha a um garimpo, na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos, Maria consegue fugir e atravessa o Brasil na carona de caminhões. Ao chegar ao seu novo destino, o Rio de Janeiro, a prostituição coloca-se novamente no seu caminho e suas atitudes, frente aos novos desafios, tornam-se inesperadas e surpreendentes.
É o primeiro filme de Rudi Lagemann ou Rudi "Foguinho" Lagemann, premiios de melhor filme, melhor ator, Antonio Calloni entre outros, no Festival de Gramado 2006. Prêmio de melhor filme do Festival de Miami 2006.
6 - Filhos Da Dor - curta-metragem
7 - Nascidos em Bordéis - Mostra a vida de crianças do bairro da Luz Vermelha, em Calcutá. Os documentaristas Zana Briski e Ross Kauffman procuram essas crianças e as presenteiam com câmeras fotográficas pedindo que elas façam retratos de tudo que lhes chamam à atenção. Os resultados são emocionantes. E enquanto as crianças vão descobrindo essa nova forma de expressão, os cineastas lutam para dar a elas mais esperança, tentando mostrar que existe mais do que seguir na vida de prostituição e miséria a que estão fadadas.
Dirigido por Zana Briski e Ross Kauffman, o filme recebeu o Oscar de melhor documentário de 2005, o Grande Prêmio do Júri do Festival de Sundance 2005 e o prêmio de melhor filme da Associação Internacional do Documentário em 2005.
8 - Canto De Cicatriz
Cercada por pactos de silêncio, a violência sexual contra meninas é mostrada sem tabus, a partir de depoimentos de vítimas, especialistas, enquetes, filmes de ficção e dos versos do escritor e psiquiatra infantil Celso Gutfreind.
De Laís Chaffer, curta-metragem de 38 min. Prêmio Direitos Humanos - UNESCO 2005
9 - Baixio das Bestas -Uma menina de 13 anos explorada pelo velho avô, Seu Heitor, um moralista ambíguo, que em tudo vê falta de autoridade mas ganha dinheiro explorando sua sexualidade. O filme também retoma o universo das usinas de cana-de-açúcar envolto em exploração, não só em relações de trabalho.
Filme dirigido por Cláudio Assis, ganhador de 6 prêmios no Festival de Brasília, incluindo os de Melhor Filme, Melhor Atriz, e melhor Trilha Sonora. Premiado também no Festival de Rotterdam, Holanda, como Melhor filme em 2007.
10 - Por Trás Da Fé
Direção de Dan Curtis, EUA, 2005, Drama, 130min
Ângelo (Daniel Baldwin) e Olan (Chris Bauer) têm um triste passado em comum: ambos forma vitimas de abusos sexuais, quando crianças. Na ocasião do delito, com medo do escândalo, o Cardeal Bernard Law (Christopher Plummer) se manteve omisso e apenas transferiu os padres acusados dos crimes para outras paróquias. Agora o caso volta á tona. Ângelo e Olan não conseguem se livrar dos fantasmas do passado e as estruturas da Igreja Católica parecem cada vez mais frágeis com as sucessivas denuncias de abusos. Com a entrada da imprensa em todo o processo, a rivalidade entre a Igreja e Justiça torna se uma calorosa disputa pelos poder. Vitimas, advogados e instituições estão com ânimos à flor da pele. E em meio a isso tudo, uma mãe desesperada clama por justiça.
CONTATO:
21 - 3106-0886
21 - 3106-9995
pontocine@pontocine.com.br
Ponto Cine - Estrada do camboatá 2.300, Guadalupe Shopping, Gudalupe - Rio de Janeiro - RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário