terça-feira, 28 de outubro de 2008

Dentro da visão protecionistas

Quando um filosofo (edição O GLOBO Domingo 26 de outubro 2008 Opinião pág 7) vai para um grande jornal colocar sua opinião como a maioria dos especialistas, pesquisadores, analistas e consultores que adoram falar como deve ser tratada a educação publica segundo o ponto de vista deles, concepções ideológicas de classes diferentes, também devem está preparados para ouvir falas de quem não é especialista mais vivencia os males causados ou beneficio, pois quanto menos jovens e adolescentes competitivos no mercado de trabalho melhor dentro da visão protecionistas da elite Brasileira.
Será que a mesma colocaria seus filhos em uma escola com aprovação automática, super lotada e caindo aos pedaços, colocaria sim se fosse uma escola Militar, Centros tecnológicos, e instituições publicas de ponta federal, lamento mais elas tem sistema de reprovação e não é acessível a um aluno dos sistemas de aprovação automática, a não ser que a família possua um bom quem indica ou o aluno fosse muito bom, aquém das expectativas.
Será que o sistema de reprovação a qual, se a mesma possui filhos em escolas particulares verifica ser um direcionamento a fim de avaliar e oferecer ao aluno uma oportunidade dele ou a família buscar solucionar o problema nas series iniciais, mas, deixar para que o mesmo chegue ao meio do ensino fundamental sem condições de competição a vagas em escolas melhores ou mesmo em Contrato Especial de Trabalho Art 402 ao 441 CLT (14 anos a 17 anos e 11 meses) deixa claro que beneficia quem vive da desgraça alheia e torce pelo aumento da defasagem idade serie.
Já que a industrialização que foi tardia em relação aos outros Países, mas, relação ao Brasil, (especialistas, analistas e consultores que viabilizam projetos) procuraram agregar não excluir em um momento que perceberam ser necessário, contratando analfabetas pelo simples fato deste querer trabalhar e oferecer uma oportunidade de crescer, muitos ascendendo cargos de comando, até o sistema de cotas é excludente, pois, na questão de deficiências, só quer quem já possua o ensino médio (Quem é pobre não tem possibilidade de chegar a este patamar), deficiências nos membros superiores ou que tenha comprometimento leve nos inferiores, síndrome de donw só se tiver um bom quem indica, o que exclui negros e mestiço deste universo, cotas para negros no ensino superior tem que competir nas provas e com alunos de escolas publicas, escolas militares, centros tecnológicos e outras de ponta, só resta o ENEM, tentar uma bolsa financiada do governo, mas alguns vêem com desconfiança. Se hoje pesquisadores analistas e consultores vivem de acumulo de dados, sem a avaliação presencial que ofereceria maior conhecimento do que dizem e planejam, que são eles que estão fora de sala de aula que nomeiam os currículos, nova grade nos concursos públicos, raciocínio lógico, o que reduz a concorrência (os alunos de escolas com aprovação automática e sem estimulo a aprender), nova grades do ensino fundamental e médio, ciências Humanas entre outras, que vem lá de cima e não se forma dentro de sala de aula e independente se estão beneficiando ou não, é lei.
Está fora da escola difere do problema (Pois existe PETI, bolsa família e outros estímulos e inclusive ser chamado pelo Conselho Tutelar)sistema de reprovação ou aprovação automática, já ouvi de um adolescente o termo o fulano é burro devido a defasagem idade serie ou que a amiguinha que estudava em uma escola municipal (Niterói) dizia que a amiguinha é a mais inteligentes dos burros pois ela não sabendo ler direito tirava a melhor nota, a exclusão e o preconceito continua, porem garantido por especialistas, analistas e consultores.
Gostaria de ver especialistas dentro de sala de aula super lotada, sem apoio, tendo que dar atividades e cumprir com o burocrático e se quiser viver bem (com as contas em dia) trabalhando 40 horas para ganhar o piso nacional tem que viver dentro de favela, falar mal de professor que luta diariamente sozinho sem o devido apoio, pois especialistas, analistas e consultores se unem, lançam idéias e especulam que vai dar certo e não aceitam palavras ao contrario mesmo se estão prejudicando, pois não se trata dos próprios filhos. E querem falar de poder de professor, e o de desejar algo que vem prejudicando milhares de alunos sem ir as escolas ganhar o respeito dos alunos e seus responsáveis e principalmente dos professores, pois não existe respeito e confiança entre o que fala mal e o que é difamado.
Para minha alegria, ofereço minhas monções de louvor a quem no Conselho Nacional de Educação ofereceu a idéia de disponibilizar as inscrições das provas do Exame de Suplência do ensino médio e fundamental apenas por Internet, pois, ao pobre que aguardava com grande esperança estas provas para poder ter o seu diploma e concorrer a vagas melhores no mundo do trabalho, tornou quase impossível está porta, mais disponibilizam o ensino superior a distancia (se reter nas series iniciais e impedir que termine o ensino médio, como se beneficiar?), como existe especialistas, consultores e analistas bons eles poderão responder, como um País com a nosso realidade vai dar oportunidade a aqueles que não tem acesso a Internet, Lan House é paga e a maioria dos adultos desconhece, pior pagar e não ter rede, antes pelos correios até no ultimo dia tinha filas enormes, e lamentável ver como tratam a nossa educação no Brasil Só para alguns. Depois vem os eventos, congressos e aparições na mídia dizendo que estão tentando.

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