quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Global Compact Em ordem com os seus Princípios

Em ordem com os seus Princípios de Desenvolvimento Sustentável, a Energias do Brasil aderiu ao Global Compact (Pacto Global, em português), iniciativa pessoal do Secretário Geral das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, que desafia a comunidade empresarial, em todo o mundo, a apoiar e executar dez princípios nas áreas dos direitos humanos, práticas laborais e meio ambiente.

O Global Compact ou Pacto Global foi criado em janeiro de 1999, na esteira do Fórum Econômico de Davos. A meta da iniciativa, que possui caráter voluntário, é mobilizar o empresariado em torno do conceito de cidadania, tornando-o parte ativa do processo de globalização.

Centenas de empresas participam hoje do programa, em estruturas nacionais ou regionais, apoiando a implementação dos nove princípios propostos, promovendo o desenvolvimento de projetos nas três grandes áreas citadas e incentivando a adesão de outras companhias à iniciativa, como forma de construir uma economia global mais sustentável.

Com a adesão ao Global Compact, a Energias do Brasil afirmou em 2007 e, agora, em junho de 2008 a sua intenção de prosseguir no caminho da sustentabilidade e compromete-se a apoiar os seus princípios, não apenas agindo de acordo com eles, mas também propagando a sua aplicação. Esse compromisso foi reafirmado neste ano, com a entrega, por parte da empresa, do COP - Communication on Progress, documento que ratifica a adesão ao desafio. O COP está disponível no site do Pacto Global e também no final desta página.

Dez Princípios
Direitos Humanos


Princípio 1: Apoiar e respeitar a proteção aos direitos humanos, proclamada internacionalmente, na sua esfera de influência

Princípio 2: Garantir a não cumplicidade com abusos aos direitos humanos



Emprego


Princípio 3: Apoiar a liberdade de associação e o efetivo reconhecimento do acordo coletivo

Princípio 4: Eliminação de todas as formas de trabalho forçado

Princípio 5: Abolição efetiva do trabalho infantil

Princípio 6: Eliminar a discriminação relativa ao emprego e ocupação







Princípio 7: Apoiar o princípio da precaução, no que diz respeito aos desafios ambientais

Princípio 8: Ter iniciativas para promover uma maior responsabilidade ambiental

Princípio 9: Encorajar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias limpas





Luta contra a Corrupção

Nenhum comentário: