segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Programas de capacitação, oferecer uma oportunidade a quem ?

Limpando chão e banheiro, servindo café ou atrás de um balcão de bar, ser babá de criança no exterior se especializam e desenvolvem competência como liderança, trabalho em grupos, gerenciam um grupo de pessoas dentro de uma área, projeto ou realização de eventos de grande e pequeno porte;
Para ser um dos escolhidos em intercâmbios e estágios no exterior tem que ter nas preferências primárias ensino superior, se levamos em conta que para acessar o visto muitos Países de destino pedem uma garantia de volta e família com recursos e influente é garantia de volta.
Será que os limpadores de chão no Brasil vão precisar de ensino superior, já que a realidade que muitos destes que fantasiam o Brasil, na forma que aprenderam e em geral acessam cargos de recursos humanos ou prestam consultorias como se a realidade brasileira de educação fossem a mesma deles. (já existem rh que exige 1° grau completo julgando que aquele que acessa a vaga vá permanecer, pois se trata de uma pessoa muito necessitada, quem estuda quer crescer). Será que quando conseguem a vaga nestes locais pessoas que antes não tinham o costume de arrumar o próprio quarto (quem fazia era a empregada) não aprendem o termo humildade de oferecer uma oportunidade a quem não sabe com a finalidade de oferecer possibilidades futura.
- Não, minha empresa quer pressa e eu tenho que mostrar serviço. Daí um o fato que leva a crer que é escolhido quem tem recursos em caixa, nos intercâmbios não a exigência que a empresa tem pressa.
Poucos aplicam o tema formação de pessoas solidárias e participativas, (É só verificar nos benefícios que favoreceriam o crescimento como profissional que em grandes e medias e agora fazem parte do universo das pequenas e micros empresas que em geral só e oferecido a elite da casa aos pequenos, cesta básica ou vale saúde), pois onde está a verdadeira preocupação com o social, desenvolvimento, eficiência, ensino e aprendizagem, qual empresas RH, que quer ver os seus funcionários que limpam suas privadas galgarem ou lutarem por vagas chefias. Uma curiosidade, na construção civil e atividades metalúrgicas os negros estão retidos nas atividades de limpeza, manutenção, recuperação, no comercio concentrados em supermercados em atividades de serviços diretos em vendas em lojas se concentram em atividades que oferecem pouca oportunidade de crescer com disponibilidade total a empresa o que os impede de concorrer a cargo efetivo publico ou mesmo voltar a sala de aula ao contrario de atividades que dispõem de horário e incentivo.
Qual será o verdadeiro papel do RH e protetores de direitos a acesso igualitário a todos, na finalidade de garantir a eficácia na disseminação de conhecimento, valorizando pessoas, como colocar em pratica sem expor tão claros os preconceitos que separam a direção da limpeza?
Programas de capacitação, aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional em crise com o compromisso com as novas gerações, com a qualidade, a renovação, o respeito as pessoas, a educação a harmonia, a generosidade e o querer trabalhar.

Nenhum comentário: