quinta-feira, 1 de maio de 2008

Projeto

PROJETO

INCLUSÃO AO ADOLESCENTE



AUTOR: Edna Lucia Constantino da conceição

COLABORADORES: Jovens, adolescentes, responsáveis legais e eventuais, pessoas ligadas a atividades sociais, educacionais, culturais e econômicas ou situações que resultem em necessidade de intervenções.

Artigos retirados da mídia que sempre identificados respeitando o direito a anonimato e resposta.

FORMA DE ATUAÇÃO: BLOG (questionadora.blogspot), ORKT(Edna Lucia Constantino) E IMAIL(ednalucia2005@yahoo.com.br, edna.questiona@gmail.com), participando de eventos, expondo textos com questionamento de situações de;

-Exclusão, omissão e negligência cometidas por entidades ou instituições publicas e privadas que se colocam na posição de proteção a direitos.

-Informativos de fatos que promovam a inclusão do adolescente de forma geral.

DO FATO: Adolescentes que estão expostos a;

-Empreendedores sociais com visão de ou lucros ou vantagens na área social, tem como marketing ser o que mudou a área, e mesmo com dificuldade de atender a todos, restringe o aparecimento ou entrada de outros na área de atuação o que prejudicam o atendimento direcionado com qualidade ao usuário necessitado de intervenções hoje, agora, aplicam cursos já presentes em calendário, conteúdo ou cumprindo determinação sem levar em conta a clientela com maior necessidade de intervenção devido a dificuldades em organizar atividades ou mesmo capacidade ou vontade de entrosamento com o publico alvo fora dos padrões que não aquele pré-determinado.

-Acesso de adolescentes com baixa escolaridade a trabalho e aprendizado que devido a dificuldade de acesso a emprego ou simplesmente ao contrato especial de trabalho CLT Art 402 ao 441 , menor ou jovem aprendiz, busca em atividades ilícitas ou mesmo degradante formas de obter recursos.

-Apesar do avanço na área de educação, não pode ser colocado como respaldo na questão da exigência e regras de acesso que restringem parte significativa da população adolescentes com baixa escolaridade do contrato, pois se há o aumento de assaltos seja a pedestre ou casa e carros (são crimes praticados por indivíduos que podem atuar sozinhos, não necessita de experiência e oferece menos riscos, na preferência por adolescentes e jovens depois do trafico, as meninas tem como preferência a prostituição consentida, pois há dados de casos acontecidos fora das comunidades, porém se levamos em consideração dados do ministério da Saúde, estatísticas de adolescentes grávidas ou com atividades sexual ativa. Podemos perceber que o que não se aceita ou se omite pode acarretar problemas que o governador do Estado do Rio de Janeiro Sergio Cabral coloca como mulheres de favelas que fabricam bandidos, porem que ajuda uma adolescente que tem filho e ninguém para sustentar, pois, a avó já da o arroz e feijão, e necessariamente para ser vista por uma entidade de direito tem que ter algo que possam expor na mídia e ganhar notoriedade.

JUSTIFICATIVA PARA A AÇÃO; Promessa feita a adolescentes, eu os ajudo e eles melhoram ou me dão um retorno, acho legal mostrar que nem sempre quem tem um canudo tem a experiência, afinal, 2° grau e educadora de porta de favela (fui Conselheira tutelar por descuido, não cursei a faculdade por opção), porém consigo elaborar projetos e trabalhos sem problema, fato que me incentivou a lutar pela inserção do adolescente com baixa escolaridade no mercado de trabalho. Se o trabalho da ong META SOCIAL, que tem como atuação a inclusão de deficientes e vem fazendo um grande trabalho mesmo sendo uma clientela com algum comprometimento, e o MTE que vem elaborando portarias como a 615/616/618 de dezembro de 2007 que exclui mais ainda o adolescente do mercado de trabalho sem olhar as conseqüências, tendo a visão ou que esse é um País como China ou Cuba que possuem um sistema educacional relativamente bom e de acesso com qualidade a todos que estatisticamente ofereceria uma condição de competividade a quem possuir uma necessidade emergente ou que não ouve aumento da violência e mortes com a participação de adolescentes e jovens devido a exclusão a qualificação do adolescente com preferencialmente a que já cometeu ou esteve envolvido em algum delito ou já possuem alguma aptidão comprovada por provas de seleção o que exclui a maioria e impõem ao mercado a necessidade de importar trabalhadores especializado muitas vezes de fora do Brasil.

OBJETIVO DA INTERVENÇÃO: Sensibilizar o publico em geral (todos inseridos em atividades relacionada no cumprimento da lei menor aprendiz e sociedade vitima do reflexo da exclusão deste adolescente) que, incluindo este adolescente a situação econômica atual, sendo que o contrato impõe a obrigatoriedade de está estudando e observando que o mesmo estará participando de outro espaço ( mudando de idéias e concepção de vida). Formando possíveis profissionais, hoje escassos no mercado de trabalho, diminuindo a migração operária e violência, pois será oferecida outra opção de aprendizado ou profissão ao adolescente.

RECURSOS UTILIZADOS: Mídias, Internet e participação de eventos em locais próximos com entrega de matérias impressos e questionamentos quanto a forma como é oferecida a qualificação e o acesso a profissionalização do adolescente sem escolaridade.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Mídias geral e participar de eventos no País e no exterior questionando a inclusão social como é oferecida.

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