quarta-feira, 7 de julho de 2010

Ensino na rede pública no Rio de Janeiro vai de mal a pior

Ensino na rede pública no Rio de Janeiro vai de mal a pior, segundo o MEC

Publicada em 06/07/10 09:48



O ensino público de 5ª a 8ª série no município do Rio de Janeiro vem piorando ano a ano. É o que mostra o último relatório do Ministério da Educação (MEC), divulgado nesta segunda-feira, dia 5. Pela pesquisa, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), na cidade que já foi capital do país, caiu de 4,2, em 2007, para 3,5, em 2009. Os números referentes ao ano de 2010 não foram revelados.

O número obtido em 2009 é, inclusive, menor que o registrado para todo o Estado nas mesmas séries (3,8 em 2007 e 2009). No país, a média de 3,5 fora atingida no primeiro Ideb, em 2005, passando para 3,7 dois anos depois e atingindo 4,0 na última avaliação. O ensino na rede estadual na cidade ficou estagnada no período, com média 2,5 em todos os anos.

Ensino médio

Para o ensino médio, o MEC não divulgou dados segmentados por cidade. O Estado, porém, ficou em 19º lugar nesse nível de ensino, com 3,3 pontos, empatado com Amazonas, Bahia e Pernambuco. Tal como corre com as outras séries do ensino básico, a rede pública no Estado tem as piores médias entre os Estados do Sudeste e do Sul, os mais ricos do país.

O desempenho do Rio ficou tão abaixo do esperado que, ao lado de Espírito Santo, Piauí, Rondônia e Sergipe, o Estado não atingiu sua meta para o ensino médio.

A nota seis é média de país desenvolvido

O cálculo do Ideb, que é medido numa escala de zero a dez, baseia-se na frequência escolar e nas médias de desempenho em avaliações nacionais de português e matemática. A meta 6 equivale ao registrado em países desenvolvidos, como Espanha, Estados Unidos e Reino Unido.



Fonte: Agência Petroleira de Notícias

Nenhum comentário: