quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Alunos de Niterói vão registrar queixa de racismo durante a Bienal do Livro


                              Por: Soraya Batista 08/09/2011

Alunos do Colégio Estadual Guilherme Briggs, em Santa Rosa, fazem denúncia de racismo que teriam sofrido durante visita à feira, no Rio Centro, na última segunda-feira

Alunos do Colégio Estadual Guilherme Briggs, em Santa Rosa, disseram que vão encaminhar nesta quinta-feira à Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), denúncia de racismo que teriam sofrido durante a Bienal do Livro, no Rio Centro, na segunda-feira. O suposto autor das ofensas seria um promotor de vendas de uma das editoras expositoras.
De acordo com o advogado José Carlos de Araújo, um grupo de alunas teria ido pegar senha para uma sessão de autógrafos. Porém o promotor, segundo ele, teria se negado a dar a senha, chamando as estudantes de “pretas do cabelo duro”, e afirmando que não gostava de mulheres negras.
“A diretora [da escola] só soube do ocorrido quando estava saindo com os alunos e voltou para reclamar com os responsáveis pelo estande, mas o autor das ofensas não estava mais lá”, disse o advogado.
O caso foi registrado na tarde da terça-feira na 77ª DP (Icaraí) e encaminhado para a 42ª DP (Recreio). A editora não se pronunciou sobre o incidente.

Nenhum comentário: