segunda-feira, 4 de julho de 2011

SINDICATO ACIONARÁ BANCOS POR ARROCHO DE SALÁRIO DE NEGROS

Por: Redação - Fonte: Afropress - 29/6/2011
Brasília - O Sindicato dos Bancários de Brasília, que é filiado a Central Única dos Trabalhadores (CUT), vai acionar judicialmente os principais bancos brasileiros por discriminação no mercado de trabalho. A informação é do diretor sindical e responsável nas negociações junto aos bancos, Eduardo Araújo de Souza. “Nós vamos tomar medidas judiciais em Brasília e esperamos que se ampliem para o Brasil”, afirmou à Afropress.

O anúncio acontece um dia depois do presidente da poderosa Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Murilo Portugal, abrir um Fórum sobre Diversidade, em S. Paulo, destacando como medida mais importante para a inclusão negra no mercado de trabalho, a abertura de um site na Internet com um cadastro para o qual negros interessados podem enviar currículum.

“Só arrecadar curriculum não muda nada nas relações internas de discriminação. O problema da discriminação continua”, reagiu Souza.

O site, lançado no final do mês de maio com o cadastro, foi objeto de convênio entre a Febraban e a SEPPIR (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Presidência da República. Afropress tentou ouvir o secretário executivo da SEPPIR, Mário Theodoro Lisboa, que participou de uma das mesas do Fórum sobre o que pensa da iniciativa, agora transformada em objeto de propaganda e marketing, porém, sua assessoria não retornou à ligação.

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA >> http://www.afropress.com/noticiasLer.asp?id=2703

Nenhum comentário: