sábado, 9 de julho de 2011

Poderiam me avisar se tem conhecimento desse fato?

Se ler para as crianças é uma coisa tão importante, fazer com que vejam que seu perfil é uma coisa legal, pergunto a quem se diz pelo direitos a diversidades e quer implantar nesse País formas de dar vidas a personagens o que se pretende? Pois fiquei estarrecida por ver um projeto começar de forma a denegrir a pessoa negra, ou dar a visão as crianças negras de como elas são vistas pelo universo que quer implantar nelas o gosto por uma leitura.
Se ler é um prazer porque os dois livros que aparecem pessoas, um tem total ausência de negros. Lobisomem AAAUUUUU e o jogo de parlendas tem paginas, com mais de um personagens, de três a seis personagens e sem essas paginas terem presença negra e pasmem.
Negros só em um quadro bem pequeno pag 7, quase invisível, uma negra cozinheira de lenha e chinelo pag 9, outra no morro e em condições pejorativas pag 10. conhecer a diversidade ou mundo dos outros é isso?
Descartei os dois livros, pois quero que meus sobrinhos vejam coisas legais com seus perfis, e coloco que negros não são utilizados apenas para encartar letreiros de pedintes para instituição, precisamos mudar nossa visão e pensamento e isso só acontece quando lembrarmos que temos juizes, empresários, executivos prefeitos... Com cor bem escurinha, pois isso é Brasil e a diversidade que pregam em seus debates só existirá quando pessoas em cargos de decisão aceitarem essa realidade e absorverem isso, demonstrando principalmente em livros, ou ilustração com diversidades reais, que em tese não é só para incentivar, mais fomentar o Habito da leitura, mas isso só existirá quando pessoas em cargos de decisão começarem a respeita o perfil negro nas ilustrações.
Em números sabem quantos somos? www.itau.com.br/lerfazcrercer

Nenhum comentário: