sábado, 4 de junho de 2011

Presunção de inocência é destaque na TV

Extraído de: Tribunal de Justiça de Minas Gerais - 10 horas atrás
Presunção de inocência é destaque na TV


Comentario: isso serve segunda a mentalidade de juizes e gestores da justiça para negros e pobres?... continua

Os desafios para se provar a inocência de um acusado estão em debate na próxima edição do Justiça em Questão . Ela vai apresentar a realidade do trabalho de advogados e defensores públicos quanto ao princípio da presunção de inocência, assegurado pela Constituição Federal. O JQ vai ao ar neste final de semana, mas o telespectador já pode conferir aqui o que vai ser notícia.

Para reforçar a discussão sobre o tema, o Justiça em Questão recebeu o desembargador Doorgal Gustavo Borges de Andrada, da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Ele foi entrevistado em estúdio pelo apresentador Marcelo Almeida e faz uma análise aprofundada sobre o que as reportagens destacam.

Na primeira delas, o jornalista apresenta a história de três dos advogados mais populares, na área criminal, em Minas Gerais. Juntos, eles fazem um balanço sobre a atividade, apontando as principais mudanças ocorridas ao longo do tempo no trabalho junto aos clientes e Judiciário.

Já a repórter Lígia Tolentino acompanha outro setor da Justiça, responsável por atender boa parte da população brasileira. Em pauta, os desafios da Defensoria Pública Estadual, que enfrenta hoje uma defasagem de profissionais para atender um número considerável de pessoas, buscando sempre um trabalho de qualidade.

Em outro momento, a jornalista conta como um homem conseguiu provar a inocência depois de ser preso por engano e passar horas em uma carceragem na Grande Belo Horizonte. Sem ter passagens pela polícia, ele foi detido injustamente e até mesmo com um mandado de prisão. A reportagem explica os motivos da confusão e o desfecho dessa história.

Também é destaque nesta edição uma realidade contraditória nas estatísticas. Enquanto o número de advogados cresce em todo o país, ainda há milhares de presos sem o auxílio de um defensor. O Justiça em Questão ouviu dois especialistas, ligados ao Conselho Nacional de Justiça e ao setor penitenciário, e que analisaram e apontaram as tendências para este quadro.

O JQ especial sobre como provar a inocência, que ainda aborda os custos da defesa nos tribunais superiores, vai ao ar neste sábado (04) e domingo (05) em três opções de canais. No primeiro dia, o telespectador pode acompanhar o programa a partir das 13h na TV Comunitária, canais 6 (NET) ou 13 (Oi TV), e também pela TV Horizonte. Sintonizada em rede aberta de televisão, no canal 19 UHF, a emissora exibe o Justiça em Questão às 21h.

O sinal das duas emissoras é disponibilizado para a região metropolitana de Belo Horizonte e em outras cidades do estado. Já a TV Justiça transmite o programa no domingo, às 16h30, oferecendo quatro possibilidades de sintonia, nos canais 6 (Oi TV), 7 (NET), 117 (SKY) ou 120 (Via Embratel).

Confira também o espaço virtual do Justiça em Questão na página especial do programa no Portal TJMG e também no canal do JQ no site Youtube, onde o acervo de edições está disponível na íntegra, 24 horas por dia.

Tribunal de Justiça de Minas Gerais - Ascom

Nenhum comentário: