quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Divulgando. coletania

O Programa Senac Gratuidade (PSG) significa qualificação profissional gratuita e de qualidade para quem quer conquistar um lugar no mercado de trabalho. São vários cursos destinados a pessoas de baixa renda, em diferentes áreas de conhecimento.

Resultado de um protocolo firmado entre o Senac e o Governo Federal, ratificado pelo Decreto 6633, de 5 de novembro de 2008, o Programa Senac de Gratuidade significa educação profissional de qualidade para que milhares de pessoas possam planejar seus estudos e ter mais oportunidade de trabalho e emprego.

http://www.rj.senac.br/hotsitepsg/

Para se inscrever, consulte a LISTA DE CURSOS DO PROGRAMA, os turnos e os locais onde serão oferecidos em uma das UNIDADES abaixo, onde você também deverá preencher e entregar a ficha com as informações pessoais. A entrega da auto declaração de renda será feita após o processo seletivo.

Rio de Janeiro - RJ:

Senac Bonsucesso:
Rua Dona Isabel, 700

Senac Botafogo:
Rua Bambina, 107

Senac Campo Grande:
Rua Barcelos Domingos, 58

Senac Copacabana:
Rua Pompeu Loureiro, 45

Senac Irajá:
Rua Emiliano Felipe, 173

Senac Madureira:
Rua Ewbanck da Câmara, 91
Senac Marapendi:
Avenida das Américas, 3959 – Cobertura – Barra

Senac Marechal Floriano:
Av. Marechal Floriano, 6 - Centro

Senac Riachuelo:
Rua 24 de maio, 543 - Riachuelo

Posto Escola:
Avenida Brasil, 6.355
Bonsucesso

Interior - RJ:

Senac Angra dos Reis:
Rua Dr. Carlos Amaral Brasil,50
Jardim Balneário

Senac Barra do Piraí:
Rua José Alves Pimenta, s/nº
Matadouro

Senac Barra Mansa:
Rua Luiz Ponce, 103
Centro

Senac Cabo Frio:
Avenida Teixeira e Souza, 31
Centro

Senac Campos:
Rua Cora de Alvarenga, 151
Parque Leopoldina

Senac Duque de Caxias:
Av. Brigadeiro Lima e Silva, 764
25 de Agosto

Senac Itaipava:
Estr. União Indústria, 10.000
Itaipava - Petrópolis

Senac Itaperuna:
Avenida Presidente Dutra, 527
Cidade Nova

Senac Itaguaí:
Rua Elvira Ciuffo Cicarino, 1.011
Vila Margarida

Senac Macaé II:
Rua Vereador Abreu Lima, 45
Centro

Senac Miguel Pereira:
Rua Francisco Machado, s/nº
Centro

Senac Miracema:
Praça João Antônio Hassel, 91
Centro
Senac Niterói:
Rua Almirante Teffé, 680
Centro

Senac Nova Iguaçu I:
Rua Luis de Lima, s/nº
Centro

Senac Nova Iguaçu II:
Rua Cel Franscisco Soares, 71
1º andar - Centro

Senac Nova Friburgo:
Avenida Alberto Braune, 135 Loja 7
Galeria Suiça - Centro

Senac Paraíba do Sul:
Avenida Barão de Piabanha, 107
Centro

Senac Petrópolis:
Rua 16 de Março, 155 Sobreloja
Centro

Senac Resende:
Rua Sarkis José Sarkis, 80
Jardim Jalisco

Senac Rio das Ostras:
Rua Rio de Janeiro, s/nº
Extensão do Bosque

Senac São Gonçalo:
Rua Oliveira Botelho, 1.351
Neves

Senac Santo Antônio de Pádua:
Rua Anacleto de Alvim Padilha, 243 Santo Antônio de Pádua

Senac Teresópolis:
Rua Alice Quintela Maurici Regadas, 66 - Sobreloja - Várzea

Senac Três Rios:
Rua 15 de Novembro, 600
Centro

Senac Volta Redonda:
Rua Governador Luiz Monteiro Portela, 251
Volta Redonda


Briga entre Gugu e jogador de futebol vai para Justiça
Qua, 18 Ago, 08h25
O apresentador Augusto Liberato, o Gugu, e o jogador Emerson, do Fluminense, se enfrentam na Justiça por causa de uma obra em um duto de gás que causou a morte de duas crianças em 2007, na cobertura do condomínio Barra Beach, na orla da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. O atleta, que comprou o imóvel do apresentador, ingressou ontem com uma ação contra Gugu pelo reembolso de multas e processos pela obra que tapou a ventilação de gás do prédio, em 2002.
Em agosto de 2007, durante o banho, as crianças Kawai, de 12 anos, e Keilua Baisotti, de 5, morreram intoxicadas. O valor da indenização exigida pelo jogador pode chegar a R$ 3 milhões. "Meu cliente comprou o imóvel à boa-fé e não imaginava que o apartamento apresentasse riscos. Sete perícias comprovaram que o duto foi fechado no período em que Gugu era responsável pelo apartamento", disse o advogado de jogador, Márcio Salabert.
O atleta não chegou a morar no imóvel. A cobertura foi alugada pelo padrasto das meninas, que moravam na Itália e passavam férias no Rio. Ontem, os representantes da Promoart, empresa do apresentador, anunciaram que vão acionar judicialmente a Sfera Engenharia - contratada para a reforma -, o condomínio Barra Beach e o jogador de futebol. Segundo a Promoart, o atleta realizou as obras após ter adquirido o imóvel. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
PROCURA-SE UM DONO PARA O BAIXO PARNAIBA

Um dia a mais ou a menos, tanto faz, alguém perguntou o porquê do Fórum Carajás bater tanto na Suzano Papel e Celulose e bater tão pouco nos plantadores de soja do Baixo Parnaiba. Para quem chegara havia pouco tempo na região, a pergunta castigava o ouvinte com sofreguidão e curiosidade. Entretanto, o que se via no ambiente contrastava com a conversa.

A audiência pública do empreendimento de eucalipto da Suzano em Timon, centro-leste maranhense, reverberava um caráter de evento corporativo, onde os funcionários da empresa suplantavam a sociedade civil. Alguém injuriava a secretaria de meio ambiente do estado do Maranhão que, pelo visto, em nada mobilizara as comunidades. A presença das comunidades inverteria para que lado a audiência? A negligência da secretaria de meio ambiente do Maranhão só escancara aquilo que todos sabem: as audiências públicas cumprem tabela na liberação de licenças ambientais.

A Suzano negocia áreas no Maranhão, Piaui e Tocantins com todo tipo de gente e conta com apoio de tudo que é tipo de governo. Ela emite sinais que quer se tornar a maior produtora de madeira da região meio-norte do Brasil e para isso áreas grandes são as prediletas. Áreas grandes rimam com propriedade privada, não é mesmo?

Nem todas as áreas grandes no Maranhão se encontram sob o tacão de um dito proprietário, como as terras do pólo Coceira, do Pau Serrado, da Vertentes e do Buriti, município de Santa Quitéria, Baixo Parnaiba maranhense. Procura-se um "dono", então, para dar vazão a ambição por essas grandes áreas. Quem são esses "donos" que surgem de uma hora para outra alegando a posse ou a propriedade de uma área? Em Anapurus, um desses donos vendeu sua área para a Suzano, simplesmente, porque lhe agastava o fato das pessoas que moram próximas a Chapada do Campestre coletarem bacuri.

O senhor Gilmar, plantador de soja do Baixo Parnaíba, ronda essas áreas sem-dono ou mesmo as que a Suzano diz que é dona porque sabe de cor e salteadp que elas apresentam algumas peculiaridades como no caso do Pólo Coceira, onde a análise da cadeia dominial pelo Incra aponta que dos mais de seis mil hectares a documentação da Suzano só atende o requisito de propriedade em três mil. O próprio Gilmar ofertou seus serviços para que as comunidades do Pólo Coceira regularizassem as áreas em disputa com a Suzano no Iterma (instituto de Terras do Maranhão), desde que ele ficasse com um outro tanto, mas as comunidades objetaram.

A audiência em Timon, no final de maio de 2010, figura dentro do projeto da Suzano Papel e Celulose que abarca milhares de hectares do Baixo Parnaiba maranhense e da região dos Cocais. A regularização das áreas pretendidas pelas comunidades de Santa Quitéria e de outros municípios forçaria um novo planejamento por parte da empresa.

Mayron Régis

Conanda fará censo sobre crianças e adolescentes que vivem na rua
maio 3, 2009 por Ana
São Paulo – O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) começará a fazer em setembro um levantamento sobre o número de meninos e meninas que vivem nas ruas em todo o país. “Esse censo é necessário para se produzir políticas públicas mais eficazes. Essa será a primeira vez que teremos uma contagem feita simultaneamente pelos estados”, afirmou o coordenador-geral do Conanda, Benedito Rodrigues dos Santos.
Só em São Paulo, estima-se que 5 mil crianças e adolescentes vivam na rua. Segundo Santos, o censo também ajudará a determinar a quantidade de abrigos necessária nas cidades, como será o programa de orientação sociofamiliar, e quem deve ser incluído no Bolsa Família. Além disso, os dados serão utilizados para buscar meios de se levar as crianças de volta para casa.
“Há formas de levar as crianças para casa. Há municípios que têm experiências que deram certo. Se há vontade política, há mobilização da própria sociedade e o estabelecimento de programas simultâneos”, destacou o secretário-geral, que participou nesta semana de seminário em São Paulo realizado com o objetivo de discutir as políticas públicas necessárias para melhorar as condições de vida dessa parcela da população e formas de cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Rodrigues disse que é importante observar a diferença entre crianças na rua e crianças de rua. No primeiro caso, elas vão para as ruas para trabalhar, com o objetivo de ajudar a família, voltando para casa à noite. “Muitas dessas crianças estão estudando, não perderam o vínculo afetivo com a família.” No segundo, as crianças ficam na rua e não querem voltar para casa, devido, principalmente, à violência doméstica.
No encontro, promovido pela Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude (ABPM), crianças e adolescentes que vivem na rua em situação de risco e que estão sendo assistidos por educadores do Conselho Tutelar mostraram que estão longe de ter os direitos estabelecidos no ECA cumpridos.
O secretário-geral do Conanda destacou que o trabalho dos educadores é extremamente importante para retirar esses meninos e meninas das ruas, o que não deve ser feito à força e sim aos poucos, por meio de convencimento. “Quando ela [a criança] está convencida a sair da rua é que conseguimos os melhores efeitos. Mas é preciso ter um abrigo temporário para que ela fique até que possa voltar para casa”. Ele destacou que também é preciso desenvolver um trabalho com a família, para que antes de o menor voltar para casa sejam restabelecidos os vínculos.
Durante a mesa-redonda A Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, meninos e meninas relataram dificuldades que enfrentam no dia-a-dia, como o medo das pessoas, que muitas vezes evitam passar perto deles, a falta de respeito dos policiais e guardas municipais. Eles disseram ainda que falta acesso à educação, ao lazer e à saúde. Outro problema citado é que muitas vezes as crianças e adolescentes não são ouvidos, e, quanto têm oportunidade de expressar sua vontade, ela não é respeitada.
O presidente da ABPM, Eduardo Rezende Melo, enfatizou que é preciso implantar programas sociais que garantam o primeiro atendimento para essas crianças e jovens em todos os municípios. Segundo ele, esse tipo de assistência não existe em todas as cidades, mesmo naquelas onde há inúmeras pessoas nessa situação. “Nesse acaso o atendimento é feito pelo Conselho Tutelar ou pela polícia de uma forma impositiva com respostas ineficientes, porque os jovens acabam rejeitando esses encaminhamentos, que geram postura de limpeza social absolutamente inadequada.”
Na avaliação de Melo, as políticas públicas atuais são ineficientes para tratar o problema. Para ele, os principais erros são a falta de planejamento, de coordenação entre os vários atores, e a atuação inadequada no que se refere ao respeito dos direitos das crianças e adolescentes. “ Há uma questão muito forte de inadequação também da Justiça, que muitas vezes não está preparada para lidar com esses menores, ou por não conhecer as políticas ou por achar, na angústia de protegê-los, que respostas mais imediatas seriam necessárias e, dessa forma, acabam atropelando o processo.”
O estudante Jhonatan Freire, de 18 anos, que é também membro do Conselho Consultivo de Adolescentes e Jovens da ABMP no Rio de Janeiro, contou que aos 7 anos descobriu que era filho adotivo. Ele disse que ficou revoltado e passou a ter crises nervosas muito fortes. Com isso, a família, sem condições para lidar com o problema, acabou encaminhando o menino para vários abrigos. “Eu era agressivo e quebrava tudo onde estivesse. Quebrei várias instituições por onde passei e até agredi as pessoas. Nem as escolas me aceitavam mais.”
O estudante não chegou a viver na rua, mas, muitas vezes, fugiu dos abrigos e passou noites nas ruas, o que, para ele, significava liberdade, porque não recebia o “não”. A vida de Jhonatan começou a mudar depois que o estudante começou a fazer um curso em uma das instituições por que passou. “Fiz o curso de administração e tive de mostrar para as pessoas que eu queria mudar, que eu queria participar e incentivar as pessoas a participar dos movimentos sociais.”
Depois disso, o estudante foi estagiário por um ano no Conselho Tutelar e hoje também faz estágio no Ministério Público. Ele disse que, com o curso de administração, aprendeu muito sobre direitos e deveres e cidadania. Para Jhonatan, a atenção e preocupação da família, principalmente do pai adotivo, que o inscreveu no curso, foram decisivas para a mudança de vida.
“Eu devo tudo ao meu pai. Ele não é meu pai de sangue, mas é meu pai em amor. Se eu estou aqui é graças a ele, porque tantas pessoas quiseram desistir de mim e ele teve força e mostrou que a família é fundamental na mudança.”
FONTE: AGÊNCIA BRASIL
Sangria de recursos
Irregularidades encontradas pelo TCU em contratos do Dnit somam R$ 1 bilhão
Publicada em 14/08/2010 às 18h00m

Roberto Maltchik e Fábio Fabrini

BRASÍLIA - Alvo da cobiça de políticos aliados do governo e de opositores, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) se perpetua como um ninho de irregularidades em contratos e licitações públicas. Levantamento do GLOBO em 399 relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU), aprovados desde janeiro de 2009, mostra ocorrências de sobrepreço e superfaturamento, entre outros problemas, que somam R$ 1,02 bilhão. A cada dez acórdãos em que a autarquia é citada, mesmo como referência para discussão de situações alheias, um sinaliza sangria dos cofres públicos. É como se o TCU detectasse a cada duas semanas uma irregularidade em obra do Dnit.

A cifra engloba pagamento por serviços não executados, jogos de planilha e licitações viciadas ou fraudulentas em pelo menos 43 trechos rodoviários e um ferroviário. Além da verba que foi pelo ralo, e o TCU tenta recuperar, a soma inclui o que só não foi pago porque ficou na peneira do órgão de controle externo; como destaque, quatro projetos nas BRs 101 e 285, além do Anel Rodoviário de Belo Horizonte.

Sob a tutela do PR desde o início do governo Lula, o Dnit é a versão repaginada do antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), extinto nos anos FH por causa do passivo de corrupção. Segundo um ex-ministro dos Transportes, a estratégia para evitar escândalos no atual governo foi manter homens de confiança do Planalto na diretoria em Brasília. Mas, nos estados, a vigilância é menor.

No Ceará, o superintendente do Dnit, Guedes Ceará, indicado pelo PR do ex-governador Lúcio Alcântara, foi preso dia 5 com mais 21 pessoas, entre elas empresários do setor de construção, por envolvimento em esquema que desviou R$ 5,5 milhões de obras públicas.

Só em 2009, o TCU levou ao Congresso uma lista de 14 obras com indiciação de bloqueio orçamentário para este ano, o equivalente a 32% do total de empreendimentos fiscalizados. Outros seis tinham irregularidades graves, mas que não ensejavam paralisação.

Em nota, órgão diz cumprir 'rigoroso planejamento técnico'
O Dnit informou, em nota, que executa atualmente 1.045 contratos de obras e serviços, no valor de R$ 40 bilhões. "Consequentemente, (isso) enseja maior número de auditagens pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que assim cumpre sua obrigação constitucional", justificou, afirmando que apoia tanto o trabalho de fiscalização do tribunal quanto o da Controladoria Geral da União (CGU).

O Dnit alegou que, "se foram 300" os acórdãos do TCU com indícios de irregularidades desde o ano passado, a Lei Orçamentária 2009 tem "apenas quatro" recomendações de paralisação de obras. O órgão negou descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, e argumentou que segue metodologia definida pelos ministérios do Planejamento e dos Transportes.

A nota diz que as verbas são empenhadas parcialmente, conforme a necessidade das obras. Os empreendimentos em execução estariam no Plano Plurianual (PPA), executados de acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Leia a íntegra da reportagem na edição digital de O GLOBO



Quando o senador Cristóvão Buarque propôs que todo político eleito tivesse que colocar os filhos para estudar em escolas públicas ele estava nos fornecendo a mais brilhante iniciativa para moralizar a gestão dos serviços públicos essenciais. Poderíamos avançar e estender essa obrigatoriedade a saúde, transporte e segurança pública. Seria um excelente estímulo para nossos gestores e legisladores olharem com a merecida atenção o planejamento de setores que afetam direta e significativamente a qualidade de vida dos cidadãos. Eu lembrei desse projeto de imediato, assim que li a notícia de que o Sr. Sérgio Cabral se internou hoje para operar uma ruptura no menisco, cirurgia que deve acontecer ainda esta noite.

Fiquei imaginando como seria: assessores ligando para chamar o SAMU/192, que não teria nenhuma ambulância disponível. Então ele seria levado para a UPA mais próxima do Palácio Guanabara. Na triagem aquela dúvida se ele seria atendido ali ou deveria se dirigir a outra. A srª. Adriana Ancelmo e uma dúzia de assessores nesse lindo dia chuvoso e frio, aguardando do lado de fora do prédio. Depois de esperar e passar pelas inúmeras triagens (elas servem para zerar o tempo que o paciente está esperando e começar uma nova contagem), um "ortopedista" solidário diria em seu ouvido baixinho: "Excelência, eu tenho os equipamentos para bater uma chapa, mas não tem ninguém aqui no momento que saiba ler o resultado. Não seria melhor procurar outra unidade?" (Eu não inventei isso, já disseram para minha filha).

Ele sai mancando e o grupo decide buscar outro hospital. As opções são poucas já que o atendimento é de emergência: IASERJ, Souza Aguiar e Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia. Depois de um tranqüilo passeio de ônibus pela cidade maravilhosa, ele e a esposa completamente descansados e confiantes conseguiriam atendimento em uma das unidades mencionadas (minha experiência supõe que seria o Souza Aguiar, que nas gestões anteriores, com todos os problemas que acumulava nunca deixou de atender. E tinha ortopedista!).

Depois de um procedimento básico de triagem, a primeira-dama ia perceber que enquanto preenchia a ficha do paciente havia se perdido do seu conjuge. Uma breve maratona perguntando a atendentes pouco humoradas e ela logo descobriria em que corredor ele estava estacionado, aguardando sua vaga de internação. Mas não havia com que se preocupar, a Saúde está cada dia melhor, resultado dos esforços incanssáveis de seu esposo e equipe. No meio da noite um leito vaga e o governador é levado para lá de pronto ( no meio da noite ninguém tem alta, leito vagando só com óbito). Depois de acomodado a primeira-dama é aconselhada a voltar para casa, jantar e descansar. Afinal, o médico deve passar lá pelas 11:30 para dar uma olhada nos casos da enfermaria, e ela deve falar com a assistente social antes da visita para conseguir um cartão que permite acompanhar o paciente. Então, TCHAU!

O resto da história a maioria de nós conhece e talvez já tenha experimentado pelo menos uma vez na vida. Talvez em um mês ele conseguisse fazer os exame e agendar uma vaga no centro cirúrgico, e se nada de errado acontecesse ele seria operado com sucesso (um sucesso devidamente proporcional às condições de trabalho dos cirurgiões).

Parece engraçado? Talvez até é seja, mas só um pouquinho… Tenho uma enorme certeza de que ,se isso acontecesse, todos nós cidadãos fluminenses seríamos beneficiados. Quem sabe sofrendo na pele os efeitos do descaso da gestão dos serviços essenciais, e não tendo como fugir da cruel realidade a que submetem seus eleitores, nossos políticos agiriam com mais compromisso ético (no mínimo). Ou então ficariam tão apavorados que deixariam de vez a vida pública! O único problema dessa nobre proposta é que dificilmente seria aprovada. Afinal, para ela valer é preciso o voto deles, políticos, que depois de eleitos parecem esquecer seu papel de representante de seus eleitores. E enquanto puderem ser tratados no Copa D'Or, indo de carro oficial , levando comitiva de assessores e seguranças a todo lugar, garantindo a melhor educação particular aos seus filhos, tudo continuará parecendo que vai muito bem mesmo. Cada vez melhor... mas, onde?

Mônica d'Oliveira
Jornalista

Acompanhe Nau Capitania - Aventuras e desventuras tupiniquins
http://naucapitania.wordpress.com



resposta a comentario
Após denúncia de falta de médicos, atendimento na UPA da Tijuca é normal
Laura Machado | Ciência e Saúde | 25/08/2009 17h55

A equipe de reportagem do SRZD esteve, nesta terça-feira, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Tijuca. O site recebeu, na noite desta segunda, denúncia de falta de médicos na unidade. Alguns pacientes aguardavam atendimento desde às 10 horas da manhã, e só à noite conseguiram tratamento. Já nesta terça, o atendimento estava normal. Por volta das 15h30 havia oito pessoas na fila aguardando a consulta. A espera era de cerca de 10 minutos.

Para algumas especialidades, a equipe do SRZD constatou que não existia fila de espera. Havia dois pediatras trabalhando e as crianças não precisavam aguardar pelo atendimento. Os casos suspeitos de gripe suína eram encaminhados aos profissionais que usavam máscaras.

Sobre o caso da paciente Camila Cristine Donato, que esteve ontem na UPA em função de falta de ar, e denunciou ao SRZD ter recebido o medicamento dipirona para o tratamento, mesmo que, segundo afirmou, tenha dito ao profissional que a atendeu que era sensível ao remédio, o coordenador geral das UPAs, Ricardo Bruno, respondeu, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, que não há no boletim de atendimento da paciente nenhuma referência de relato dela ser alérgica à substância. Bruno esclareceu ainda que a paciente, cujo diagnóstico foi dado como resfriado, recebeu dipirona endovenosa (injeção na veia) antes de deixar a unidade o que, se ela fosse

Lona que virou UPA: Moradores afirmam que obras estão paradas

Sem consultar a opinião dos moradores, foi construída no Bairro Botafogo - em Nova Iguaçu – uma lona cultural que nunca funcionou. No local existia uma praça poliesportiva que era um espaço de convivência entre os moradores.

Devido a algumas ocorrências de violência, a partir de agosto de 2009, com apoio da ComCausa, alguns moradores tomaram a atitude de ocupar a Lona e torná-la útil.


No inicio deste ano, sem que a sociedade fosse consultada, a Lona Cultural é demolida e no seu lugar éconstruída uma UPA - Unidade de Pronto Atendimento.

Agora, moradores afirmam que apesar de ter sido quase toda construída “da noite para o dia”, as obras estão paradas, e estes temem que a história da “Lona Cultural” se repita.


A ComCausa solicitará informações aos órgãos responsáveis e dará publicidade a questão.

| Acompanhe em comcausa.org.br/lonabaixada

Publicado no jornal ComCausa 48 | Opine sobre este assunto.

| TOPO_^


--------------------------------------------------------------------------------



Lona Cultural vira UPA!!!

Construída há anos no Bairro Botafogo - em Nova Iguaçu, no local aonde existia uma praça poliesportiva, a Lona Cultural nunca foi inaugurada e se tornou um fardo para os moradores, pois passou trazer perigo e insegurança para a região.

Devido a algumas ocorrências de violência e relatos de atividades suspeitas no local, alguns moradores tomaram a atitude de ocupar a Lona e torná-la útil de alguma forma.

Sendo assim, é de grande importância destacar as atitudes de moradores como Rogério Soares e Itamar, comerciantes locais, que foram fundamentais para que a Lona até então abandonada, deixasse de ser um risco para os moradores. Foi deles a iniciativa de recuperar e trancar os portões da Lona, que estavam abertos, e de limpá-la interna e externamente. Eles também colocaram iluminação e cortaram a grama ao redor da Lona, além de recolher o lixo que era jogado próximo ao local.

Pouco tempo depois destas atitudes era visível a mudança do local, de um ambiente sujo e perigoso, passou a novamente receber crianças que voltaram a brincar próximas às árvores que cercavam o local, além de uma companhia de teatro que passou a centrar suas atividades dentro desse espaço e um grupo de grafiteiros que fez um belíssimo trabalho nas paredes ao redor da Lona, o que deu outra aparência ao local, uma aparência muito mais “leve” e “jovem” por assim dizer.
Após essa grande demonstração de cidadania, a ComCausa ,que havia estado no local em agosto de 2009 e denunciado o descaso do poder público em relação a Lona, passou a divulgar a atitude dos moradores por entender que ações como estas merecem destaque e também passou a realizar algumas atividades próximas a Lona. Foi assim, na base da cidadania que conseguimos atrair a atenção do Jornal “O Globo” que esteve no local junto com a ComCausa e fez uma longa matéria sobre a Lona e o exemplo de cidadania dos moradores.

Sem qualquer consulta
aos moradores, a Lona é colocada abaixo

“Não é preciso falar de minha surpresa, como morador do bairro, ao me deparar com um container colocado ao lado da Lona em meados de fevereiro deste ano e que permaneceu ali por alguns dias sem nenhuma explicação. Quando nós da ComCausa buscamos nos informar junto ao poder público fomos comunicados que a Lona seria posta abaixo e no local seria construída uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Inicialmente mantivemos uma atitude de descrença, pois ao longo dos anos foi prometida uma infinidade de melhorias na Lona e nada de concreto realmente havia acontecido até o momento” – afirma Igor Fernandez, presidente da ComCausa – “Em poucos dias a Lona já havia sido demolida e as estruturas para a construção da UPA já se encontravam em seu lugar, e a antiga Lona está prestes de ser inaugurada como UPA”.

A lona foi construída há anos, sem consultar a opinião dos moradores, no Bairro Botafogo - em Nova Iguaçu - no local aonde existia uma praça poliesportiva.
Novamente, sem que a sociedade fosse consultada, a Lona Cultural é demolida e no seu lugar é construída uma UPA - Unidade de Pronto Atendimento.

A nova unidade de Saúde está na mesma estrada que o Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse – aproximadamente 2 km) e de vários postos de saúde.


Olhar sobre a questão
se deve a iniciativa da sociedade

“Nós da ComCausa acreditamos que tudo isso se deve ao exemplo incrível de responsabilidade social dado pelos moradores e que se não fosse por eles a Lona ainda estaria no local como estava antes, suja, perigosa, sem iluminação e virando abrigo para as mais variadas atitudes de violência. Há um enorme pesar sobre a demolição, ali foram depositados milhões de reais dos contribuintes, além de muita esperança em ter atividades culturais em bairros afastados do centro da cidade. Mas é preciso olhar para a UPA com algum crédito, pois se ela funcionar corretamente irá beneficiar milhares de pessoas que realmente necessitam de seus atendimentos. Também irá trazer uma alta rotatividade de pessoas para um local que era escuro e sem movimento quase todas as noites, o que aumenta o sentimento de segurança por parte dos moradores” – diz Igor.

A ComCausa continuará a acompanhar as obras e o futuro funcionamento da nova UPA, além de buscarmos saber qual será a contrapartida que a população ganhará no setor de cultura, uma vez que a Lona foi apenas um grande “elefante branco” (como os moradores do bairro e adjacências a chamavam).

Um Direito Humano não substitutiu nem é mais importante que o outro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vamos parar de hipocrisia. O Cara é autoridade maior do Estado. se você tivesse condições não iria para um hospital desses?! Nada mais justo para o Governador do Estado né. Fala sério.