segunda-feira, 30 de junho de 2008

Quilificação profissional na Area Naval

Definida comissão tripartite para elaborar Plano Setorial de Qualificação Naval
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou na Câmara de Vereadores do Rio Grande, uma audiência pública visando à elaboração de um Plano Setorial de Qualificação Naval (Planseq Naval) para a região sul do Estado. O evento contou com a participação de trabalhadores, empresários, autoridades, deputados, vereadores, entidades e representações sindicais de trabalhadores e patrões, entre outros, que lotaram o plenário do Legislativo rio-grandino. A participação confirmou a necessidade que Rio Grande e região têm de qualificação de mão-de-obra para que as vagas geradas pelos novos empreendimentos, como os do Pólo Naval, sejam aproveitadas por trabalhadores locais.

Na audiência, foi formada a comissão tripartite paritária de concertação que vai elaborar o projeto final do Planseq Naval para Rio Grande e região. A comissão ficou formada por representações de trabalhadores, empresários e governos. Os trabalhadores são representados pela CUT, Força Sindical e Sindicatos dos Vigilantes e dos Trabalhadores da Construção Civil do Rio Grande. A classe patronal tem como representantes membros do Sindicato Nacional da Indústria Naval, Associação Brasileira de Empresas de Montagem Industrial, Quip S/A, Sinduscon/RG e Ocergs. O setor governamental está representado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, governo do Estado, o secretário de Cidadania e Assistência Social do Rio Grande, Leonardo Salum, e o Prominp/Petrobras.

A primeira reunião deve acontecer no início de julho, mas, na próxima semana, já haverá reunião prévia dos atores locais (região sul) para adiantar propostas. Conforme Marcelo Gonçalves, coordenador de Planejamento e Projetos do Planseq no MTE e também da audiência pública de concertação do Plano Setorial de Qualificação Naval, a partir de demandas já apresentadas por diversos setores e autoridades ao MTE, essa comissão vai definir o Planseq Naval e apresentar o projeto para o Ministério. Depois, o MTE providenciará a seleção das entidades que irão executar os cursos. A idéia inicial, com base nas demandas anteriormente apresentadas, é promover cursos nas áreas Naval, de Construção Civil e Metalmecânica, sendo que cada curso terá 200 horas de duração. Marcelo Gonçalves informou que a intenção é começar a qualificação entre outubro e novembro, pois se as entidades executoras não forem contratadas neste ano, os recursos podem ser perdidos. O MTE pretende investir pelo menos R$ 1 milhão, de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para realização do plano e também poderá ter parcerias com entidades e empresas interessadas nessa qualificação. Na avaliação do deputado Sandro Boka, que se mobilizou pela realização dessa audiência, o evento foi muito produtivo e a comissão tripartite está bastante qualificada, considerando as representações dos trabalhadores e patronal que a compõem. "Acredito que vai se conseguir um planejamento concreto e da forma mais rápida possível devido à experiência de seus integrantes. Esperamos que agora seja feita qualificação de forma responsável, oportunizando aos trabalhadores mais do que um diploma: conhecimento para que realmente possam ocupar as vagas de trabalho", destacou. (Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS/Carmem Ziebell)

Nenhum comentário: