sexta-feira, 6 de junho de 2008

evento na UERJ

CONVITE PARA O DEBATE SOBRE A CONVENÇÃO INTERAMERICANA CONTRA O RACISMO, TODA FORMA DE DISCRIMINAÇÃO E INTOLERÂNCIA.



O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UERJ), a Criola e o CEJIL (Centro pela Justiça e Direito Internacional) convidam as organizações do movimento negro que lutam contra o racismo e a discriminação racial, assim como estudantes e professores interessados no tema, a participarem de um diálogo sobre o PROJETO DA CONVENÇÃO INTERAMERICANA CONTRA O RACISMO E TODA A FORMA DE DISCRIMINAÇÃO E INTOLERÂNCIA, que será realizado no próximo dia 11 de junho entre 10:00 e 12:00 horas na manhã na sala 12.122, Bloco F, 12º andar da UERJ, que está localizada na Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã.

Este evento é conseqüência e continuidade da reunião realizada na PUC-Rio, no dia 06 de maio, organizada pelo núcleo de Direitos Humanos da PUC e pelo CEJIL. O objetivo do encontro foi debater sobre o processo de elaboração da Convenção Interamericana Contra o Racismo e Toda Forma de Discriminação e Intolerância. Neste momento, o foco principal da próxima reunião será a proteção dos direitos dos afrodescendentes.

Como afirmado naquela reunião, este novo instrumento internacional pode vir a proporcionar uma resposta qualificada e diferenciada às violações sofridas por grupos específicos que historicamente são discriminados em nossas sociedades. Nesse sentido, acompanhar e incidir neste processo é muito importante para garantir a ampliação e o respeito dos direitos dos afrodescendentes, refletindo sobre o texto do projeto, e elaborando sugestões referentes aos conceitos de racismo, discriminação e intolerância e ainda, sobre os aspectos propositivos que tal instrumento deve contemplar.

Portanto a realização desse evento pretende atualizá-lo nesse processo compartilhando informação sobre seu histórico, principais obstáculos políticos e perspectivas.

Esperamos por você!

NEAB-UERJ


Criola


CEJIL

Nenhum comentário: