sexta-feira, 4 de julho de 2008

O Ministério do Turismo está selecionando projetos

O Ministério do Turismo está selecionando projetos até 18/;07/2008, no valor de R$ 100.000,00 a 150.000,00, podem apresentar propostas ONG's -
instituições sem fins lucrativos e entidades da administração pública direta e indireta dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

O apoio financeiro ser refere ao temas descritos a abaixo. Destaco os projetos que visam à melhoria da produção artesanal e fomento à organização comunitária. Essa é uma ótima oportunidade para beneficiar e melhorar a qualidade de vida dos artesãos, das comunidades quilombolas e fomentar a organização de associações culturais capazes de agregar valor ao turismo na região.

O edital, cuja cópia segue anexa, determina que terão prioridade as propostas que contemplem:

a) áreas de influência dos 65 destinos-indutores; todavia _não serão excluídas_ propostas que não sejam dessa área de influência;

b) enfrentamento da exploração sexual infanto-juvenil;

c) execução em consórcio municipal/estadual;

d) execução em parceria duas ou mais ONG's;

e) áreas de Parques Nacionais e/ou de entorno de áreas de preservação;

f) maior número de pessoas que trabalhem direta e indiretamente em
atividades turísticas;

g) maiores fluxos de turistas na área beneficiada pelo projeto;

h) plano estratégico para o desenvolvimento do turismo de base
comunitária nos territórios;

i) formalização de associações para desempenhar a atividade;

j) tempo de organização da atividade turística de base comunitária.

A proposta, em no máximo 20 páginas, deverá ser enviada ao Ministério do
Turismo, via internet ao e-mail cpe@turismo. gov.br
, bem como via postal (impressa, assinada e
registrada) ao endereço:

*Edital MTur/DCPAT/CGPE - TBC*

*Ministério do Turismo*

*Esplanada dos Ministérios, Bloco "U", 3º andar, sala 329*

*CEP: 70.065-900*

*Brasília/DF. *

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Linhas Temáticas

*Linha temática 1: Apoio à produção associada ao turismo* (*)

Poderão ser apoiados projetos que visem à melhoria de produção,
preferencialmente de grupos organizados e/ou cooperados, de práticas
artesanais, cujos atributos naturais e/ou culturais são identificados
com o destino turístico e com a comunidade local, capaz de agregar valor
ao produto turístico. Serão apoiadas ações ligadas à melhoria da
produção como desenvolvimento de produtos, melhoria da qualidade e do
design, comercializaçã o e gestão de negócios, desenvolvimento de
embalagens e rótulos. Além disso, serão apoiados planos de negócios e de
viabilidade socioeconômica.

Obs.: (*) Qualquer produção artesanal, industrial ou agropecuária que
detenha atributos naturais e/ou culturais de uma determinada localidade
ou região capazes de agregar valor ao produto turístico.

*Linha temática 2: Apoio à qualificação profissional*

Poderão ser apoiados projetos que visem o desenvolvimento de
conhecimentos, capacidades e atitudes necessárias ao atendimento da
demanda turística, preferencialmente de grupos organizados de forma
associada, visando à sustentabilidade dos grupos e dos destinos
turísticos. Serão apoiadas ações de aperfeiçoamento profissional e
empresarial, como cursos de hospitalidade, gestão e para melhoria da
oferta de serviços (alimentação, hospedagem, lazer, entre outros), com
foco nos princípios da economia solidária.

*Linha temática 3: Apoio ao planejamento estratégico e organização
comunitária*

Poderão ser apoiados projetos que visem ao planejamento do uso
sustentável do território turístico pela comunidade local,
preferencialmente organizada de forma associada, bem como a mobilização
e organização desta para a gestão da atividade turística e para a
formação de redes. Serão apoiadas ações ligadas à mobilização e
organização de grupos/comunidades, à elaboração de Planos de
Desenvolvimento Estratégico, à gestão de atividades ligadas ao turismo,
com foco na articulação com iniciativas privadas e com instituições
públicas, principalmente locais, ao intercâmbio entre iniciativas de
TBC, à formação de redes entre os grupos comunitários e entre as
comunidades turísticas e ao intercâmbio de experiências entre as
iniciativas de TBC.

*Linha temática 4: Apoio à promoção e à comercializaçã o*

Poderão ser apoiados projetos que visem à promoção e comercializaçã o do
destino turístico e/ou dos seus produtos e serviços associados, compondo
uma estratégia de promoção comercial. Serão apoiadas ações ligadas à
elaboração de instrumentos de promoção comercial (folders, catálogos,
mostruários eletrônicos, material promocional para o ponto de venda), à
participação em eventos/seminá rios e ao desenvolvimento de roteiros
turísticos de cunho comunitário/solidá rio com operadores especializados.

*Linha temática 5: Apoio às ações de fomento às práticas de economia
solidária*

Transversal às demais linhas, o fomento às práticas de economia
solidária envolve diretamente a formação de empreendimentos econômicos
solidários, desde sua mobilização até sua inserção no mercado. Serão
apoiadas ações de organização produtiva, apoio ao
associativismo/ cooperativismo, melhoria da produção, gestão e
comercializaçã o, apoio à formalização dos grupos e sua inserção no
mercado.

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