terça-feira, 17 de junho de 2008

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Texto retirado sem autorização da revista CONSTRUIRNOTÍCIAS N° 29 ANOS 5 2006 Julho/agosto.

LILITO, UM AMOR DE CARACOL.
Sandra Diniz Costa
1
Lilito era um caracol, daqueles que moram nos jardins e que são chamados de caramujos. Era um caracol muito bonito. Dava até para rimar... Lilito...Bonito. Bonito ele era, mas tinha um problema: talvez por causa do peso da casa nas costas, Lilito fazia tudo devagar...Bem devagarzinho...Andava devagar...Pensava devagar...Dormia devagar...Vivia devagar. Bem devagarzinho...
2
Ele não sabia pular como grilo, nem voar rápido como a joaninha. Na hora de brincar de esconde-esconde, até ele contar até dez, todos os bichinhos já estavam cansados de esperar. Demorava demais. Mas o pior mesmo era na escola. Como a sua casa ia junto com ele para todos os lugares, Lilito só não chegava atrasado porque morava bem pertinho, no jardim da escola. Mas o resto...
3
A professora era Dona Aranha, muito inteligente. Tinha curso de especialização de teias, feitos nos Estados Unidos, o mestrado em armadilhas, na Europa. Além disso, era ótima em Matemática e Portuguesa. Uma boa professora. Mas enquanto os colegas já estavam na multiplicação, Lilito começa a entender a adição...Seus colegas já liam e escreviam, Lilito ainda nem sabia a diferença entre “b” e “d”! Escrevia dola, quando era bola, e bebo quando era dedo!
4
Dona Aranha não podia mais esperar, pois atrasaria a turma, Lilito foi ficando para trás... Para trás... Demorava a ler, demorava a copiar, demorava a entender! O que fazer com Lilito, um caracol tão devagar quanto bonito?
5
Desesperada, Dona Aranha conversou com a diretora, e Lilico foi mandado para outra sala... Ficou com as lesmas e as tartarugas...Mas aquela sala era chamada por todos os meninos da escola de “a sala dos pamonhas!” Sala dos pamonhas! Sala das melecas! Sala dos burros! Essa era a triste fama daquela classe, e nenhuma professora queria trabalhar com eles... Trabalhar com aquela classe dava fama ruim para as professoras! Isso era o que elas pensavam.
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Até que um dia, chegou àquela escola uma professora diferente. D-I-F-E-R-E-N-T-E? Diferente como? Diferente por quê?
7
Bem... Diferente por varias razões. Primeiro, porque era uma minhoca. E minhoca não tem cara de professora. Diferente, porque trazia no rosto um sorriso do tamanho do mundo. Maior que o mundo: um sorriso do tamanho do coração dela!Ela se chamava Dona Lúcia e era a própria luz de alegria, brilhando naquela escola.E ela acreditava que toda criança pode aprender. É só ensinar do jeito certo. E o difícil é descobrir esse jeito! Dona Lucia fez questão de dar aulas para a sala dos pamonhas!
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Quando chegou lá, viu que todos desanimados, como de sono, só pensavam na merenda. Eles mesmos não acreditavam que podiam aprender! Sabem o que fez Dona Lúcia fez? Foi logo contando uma história! Histórias acendem olhinhos no mundo inteiro. E lá também! Os bichos ficaram fascinados, porque ela fazia gestos, imitava vozes, cantava! Que beleza!
9
Era uma história de gente que queria encontrar um tesouro. Ele estava escondido num lugar cheio de armadilhas, quando terminou a história, Dona Lúcia disse:
- E vocês? Gostariam de encontrar um tesouro também?
- Mas é claro que nós queremos! Responderam todos.
-Pois nós vamos procuramos um tesouro: O tesouro é ler e escrever.
-Mas nós somos burros e pamonhas!
-Nós não conseguimos aprender!
-Foi fácil para os heróis a busca de tesouro?
-Não, foi muito difícil!
-E eles desistiram?
-Não!eles continuaram procurando.
-E conseguiram, não foi? Pois nós - Vocês e eu – Vamos conseguir também! Eu garanto a vocês.
-Nós vamos conseguir!
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E começou a batalha: Dona Lúcia foi estudar, foi fazer cursos, foi pesquisar...E descobriu uma verdade maravilhosa: seus alunos não eram pamonhas, eles eram apenas lentos! Aprendiam mais devagar, cada um no seu próprio ritmo! E ela lhes contou o que havia descoberto:
-Tudo na natureza tem seu ritmo, isto é, sua maneira de ser...Existem as águias, que voam alto e longe, acima das montanhas... E os caracóis, devagar, na sua vidinha... Quem é mais importante? Pergunte a Deus... E ele vai responder que, para ele, os dois são iguais, recebem o mesmo amor. Têm papéis diferentes na vida, só isso. Existem árvores enorme, que vivem centenas de anos...E grama, pequena e macia. As duas tão lindas! Existem um sol iluminado tantos planetas.... E os vaga-lumes pequeninos, iluminando um pedacinho de mato. Existe o elefante e o rato, as onças e as formigas, e as jibóias e as minhocas... Todos no seu ritmo, no seu papel diante da vida! Por isso, apartir de hoje, nesta sala, ninguém vai comparar consigo mesmo... Cada dia, cada um vai perguntar:
- Eu melhorei? Em que? Estou hoje melhor do que ontem?
Isso é importante!Se levar mais tempo, não tem importância. Cada um faz seu tempo. Combinado?
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E assim foi. Levou muito tempo. Mas todos aprenderam. Uns mais depressa. Lilito é claro foi o último. Mas todos aprenderam. E nunca esqueceram Dona Lucia.
12
Os anos se passaram... Lilito foi aprendendo... Crescendo... E, quando ficou adulto, sabem que profissão escolheu? Lilito foi ser pesquisador... Ele foi estudar mais sobre educação e sobre o ritmo de cada um. Porque, no relógio da vida, a gente é que faz o tempo.



Situações que devem ser tratados em separado pelo educador e apesar dos teóricos que não lidam com as situações diárias tende a tentar ensinar como devem trabalhar fatos que fogem a regra, tais como;
- 30/35 alunos convivendo em uma sala, turma de 3° série ou 2° ciclo (média de idade 8 a 10 anos, com um aluno portador de necessidade especial, sem apoio de sala de aula). Dentro deste universo a o aluno que quer impor sua opinião, neste perfil a o que gosta de fazer piadas, demonstrar insatisfação ou irritabilidade em sala de aula. Ao mesmo tempo a o que quer estudar e demonstra a seus amigos o quanto é inteligente e eles burros, que possui mérito e eles nada, quando não coloca seus recursos ou influência familiar como poder ou moeda de troca, demonstra e utiliza o corpo como poder de negociação com os colegas em sala de aula, dois grupos compostos com um general agressivo e autoritário, soldado obediente, o estou aqui até me aborrecerem competindo pelo espaço, a o tímido, 15% da sala é de desinteressados, o surtado, o espaçoso, o psicólogo, a patricinha, o gago, o bar do fundo de sala ou a conversa está mais interessante, não te vejo a muito, não deu para entender no recreio, veja a revista, o meu celular e o estatuto diz que eu tenho o direito e acabou, procure o seu, se tiver há,há,há, , no campo dos nerds, a o calmo,o solitário, o politicamente correto, sou mais inteligente e nasci para pisar em você, o louco, influenciável, carente ou acessível ao contato humano, dependente, com chave liga desliga, o amostra grátis( ajudo todo mundo) e paga( quanto para fazer o trabalho dos outros) e alguns conseguem agregar mais de uma personalidade. A o que traz os problemas de casa para a escola, ou que minha mãe diz, vou falar com a direção ou conselho tutelar se contrariado, não, o nerd calmo, ou se interessa se está certo ou errado sou “dimemor”, O QUE DEMONSTRA QUE SÃO INDIVIDUOS COM VONTADES, EM FORMAÇÃO E PASSIVEIS DE OPINIÕES E CONCEPÇÕES DE VIDA DIFERENTE.
Partindo do texto e destas considerações trabalhando, em sala de aula e tendo a presença de alunos com estes perfis, considerando que a escola não permite a aplicação de punição ao aluno no caso de indisciplina, mesmo grave como falta de respeito ou agressão verbal ou física ao colega, funcionários e professores, destruição de patrimônio. Possui aprovação automática, o professor desta turma em questão leciona em duas unidades diariamente de segunda a sexta (corrige e prepara as atividades aos finais de semana), dispõe de poucos recursos para participar de eventos externos com qualidade, os livros e materiais didáticos de seu uso, mesmo aqueles oferecidos pelo governo tem necessidade de algum recursos ou tempo para adquirir.
-Como dirigir o foco da discurssão e utilizar falas como; sabemos que isso para você é interessante, mais poderia deixar para mais tarde, não seria encarado como um passa fora e atrair a rebeldia da turma?
- Tendo vários grupos com perfil diferente dentro de sala, um com grande dificuldade de aprendizagem; outro agitador que estão sempre arrumando briga; e outro esperto, porém não tão inteligente; outros faladores focados na atualidade e o grupo dos nerds, avançado. O dever, as matérias devem ser difíceis ou fáceis, utilizo atividades que contemplem parte do grupo ou me dirijo ou sigo os parâmetros, como tenho poço tempo para aplicar toda a disciplina no bimestre, o que eu faço quando cinco alunos exigem mais atenção(não posso ficar depois da aula pois leciono em outro lugar), e quando a interrupção termino a matéria em outro dia ou passo para outra.
Apartir destes universo como você se comportaria dentro desta sala?
Quanto ao com necessidades especiais, escolher os com necessides medias sem apoio dentro de sala de aula, observações, estes alunos são de localidade de risco social eminente e atende ao juizado de infanci na atenção ao criança sem responsavel legal constituido.

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