sábado, 28 de maio de 2011

Desenhistas Técnicos da Construção Civil e Arquitetura

Almanaque de Profissões


Desenhistas Técnicos da Construção Civil e Arquitetura

Onde poderá atuar
Em construtoras e empresas que desenvolvem atividades de captação, purificação e distribuição de água, na administração pública e em serviços de utilidade pública, como, por exemplo, produção e distribuição de eletricidade, gás e água.
Que tipo de atividades irá desempenhar
Por meio da utilização de software específico para desenho (CAD), os desenhistas técnicos da construção civil e arquitetura fazem o detalhamento de plantas de fundações e estruturas, assim como de plantas para construção de estradas, pontes e outras estruturas de grande porte. Elaboram também plantas de leiaute de interiores para edificações comerciais e residenciais. Esses profissionais preparam, até mesmo, esquemas de instalações hidrossanitárias e elétricas. Para realizar o detalhamento das plantas, desenvolvem atividades tais como elaborar perspectivas, conferir cotas e informações descritivas, efetuar alterações necessárias, quando solicitadas. Esses profissionais podem, inclusive, trabalhar na organização dos arquivos técnicos.
O que as empresas esperam de você
Que procure manter-se informado a respeito de novas tecnologias, pois, para se destacar na carreira e apresentar um bom rendimento nas atividades executadas, é necessário mostrar-se interessado pelo que faz e estar sempre atualizado sobre novas técnicas, visando melhorar a qualidade da produção.
Que tenha habilidade manual, para produzir desenhos técnicos com precisão.
Que busque aplicar princípios de qualidade total nos trabalhos executados.
Que tenha familiaridade com a informática e saiba utilizar softwares como CAD.
Qual a remuneração média inicial oferecida no mercado de trabalho*
R$ 853,69
Como deve se preparar
Para ser um desenhista técnico da construção civil e arquitetura é necessário, pelo menos, concluir o ensino fundamental. Porém, mesmo com o ensino fundamental, é necessário fazer cursos básicos de formação profissional com carga horária de 200 a 400 horas/aula. No entanto, vale ressaltar que as empresas estão preferindo contratar profissionais com o ensino médio concluído. Tendo o ensino médio, você poderá fazer um curso técnico e, com isso, poderá ampliar o seu horizonte profissional.
Conhecimentos enfatizados
Duranteos cursos deverão ser enfatizadas técnicas de desenho de construção civil, leitura e interpretação de projetos, além de técnicas de criação e aulas de computação, principalmente em programas como CAD.
*fonte:RAIS/MTE 2002

Nenhum comentário: