sexta-feira, 28 de março de 2008

aprendiz e são martim

MUNDO DO TRABALHO
O projeto Mundo do Trabalho tem como finalidade principal a preparação para a inserção do jovem do mercado formal de trabalho, além da geração de renda, a melhoria na qualidade de vida, formação técnica e profissional, a garantia dos estudos, dos direitos do jovem, desenvolvimento pessoal e social, além de participar do processo de promoção familiar. Tem por fim executar o programa de "Aprendizagem Profissional" (conforme a Lei Nº 10.097, Lei do Aprendiz, de 19 de dezembro de 2.000**), ou seja, é uma proposta de formação técnica e profissional metódica, desenvolvida através de atividades teóricas e práticas, objetivando a qualificação dos jovens, na faixa etária entre 15 (quinze) anos e 06 (seis) meses a 18 (dezoito) anos, dentro dos princípios da proteção integral do adolescente, no mercado de trabalho, estimulando seu constante aprendizado e autonomia. As inscrições para participar do processo seletivo do Curso é a partir de 14 anos, pois o processo seletivo leva um tempo.
Além disso, estimulamos os participantes a continuarem se capacitando, alcançando níveis mais altos de escolaridade. A experiência no dia-a-dia do trabalho formal é uma excelente oportunidade de desenvolver potenciais, além de ajudar na construção da reflexão crítica e do exercício da cidadania.
O Projeto tem duas etapas:
A primeira é um curso de preparação, onde são desenvolvidas diversas oficinas sociopedagógicas com os adolescentes, como: Oficina das Relações, Promoção Humana e Profissional, Gerenciando a Carreira, Gestões Administrativas Básicas e Noções de Informática. Este é um período de vivências, reflexões e construção coletiva de saberes, com o objetivo de promover a síntese entre o pensar, o sentir e o agir.
Após o curso, os adolescentes passam por uma aprendizagem prática nos projetos da instituição até chegar à segunda etapa, quando é o momento de entrar de fato no mercado de trabalho. Através de parcerias, os adolescentes ingressam nas empresas conveniadas, tais como Petrobras, Eletrobrás, BNDES, Light, Fiocruz, Coca-Cola e outras de fundamental importância para o sucesso do trabalho, tendo todos direitos trabalhistas assegurados pela São Martinho. O desenvolvimento dos adolescentes em cada convênio é acompanhado sistematicamente pela equipe de profissionais do Mundo do Trabalho.
NÚMERO DE ATENDIMENTOS DO MUNDO DO TRABALHO
2006:
Primeira etapa - Curso de Preparação para o Mundo do Trabalho
Número de adolescentes atendidos............... .. 561
Segunda etapa - Inserção no Mundo do Trabalho
Número de adolescentes atendidos ............... 694
Total de adolescentes atendidos no programa .................... 1.255
2005:Primeira etapa - Curso de Preparação para o Mundo do Trabalho
número de adolescentes atendidos............... ..517
Segunda etapa - Inserção no Mundo do Trabalho
Número de adolescentes atendidos
Total de adolescentes atendidos no programa....................1.491
Telefones e Endereços de contato do Mundo do Trabalho:
Coordenação do Curso: Verônica Xavier
Endereço do Curso


* Coordenação Geral do Projeto Mundo do Trabalho: Regina Moreira




Informações sobre "A Lei do Aprendiz"




O Projeto Mundo do Trabalho se estrutura em conformidade com a lei do Aprendiz, Lei Nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, artigo 428 , em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de quatorze e menor de dezoito anos (a lei na verdade vai até a menoridade de 24 anos, mas o projeto contempla jovens até 18 anos), inscritos em programa de aprendizagem, formação técnica e profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa informação.
A lei do Aprendiz foi decretada e sancionada no dia 29 de dezembro de 2000 pelo então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.
A regulamentação da Lei do Aprendiz se deu em 23 de setembro de 2005, através do Decreto 5.598, que regulamenta a contratação de aprendizes e dá outras providências, assinada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi publicada em 1º de Dezembro de 2005 no Diário Oficial da União.
Com a regulamentação dessa lei aconteceu uma série de mudanças na relação entre a empresa e o adolescente contratado. A empresa, além de contratar, é responsável, junto com a instituição e o Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), a elaborar uma proposta de trabalho e acompanhar todas as atividades previstas no programa durante todo o seu desenvolvimento. Antes, a empresa apenas contratava e cabia à instituição (no caso a São Martinho), todo o acompanhamento do processo de atividades do adolescente contratado. Com esta nova lei, a empresa também é responsável pelo acompanhamento e para que o estágio traga reais benefícios para o adolescente.
Para saber mais sobre a Lei do Aprendiz, baixe o arquivo em pdf. através do Site da Lei do Aprendiz
* Inscrições para o Mundo do Trabalho, favor ligar de segunda a sexta, das 8 às 17h no número (21) 2224.0730, no Curso Preparatório.
* Visitas aos projetos, favor ligar de segunda a sexta, das 8 às 17 horas e agendar com o NRI. Telefone: (0xx21) 2156.7726, com Leonardo ou Sabrina. Dia de Visitas: Somente quartas-feiras.
Endereço da Inserção: Rua do Riachuelo, nº 7 - Lapa - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20030-010 - Tel: (0xx21) 2156.6500, das 8 às 17h (Segunda a sexta)

Endereço do Curso Preparatório: Rua Joaquim Murtinho, 624 - Santa Teresa - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20.241.320 - Tel: (0xx21) 2224.0730, das 8 às 17h (Segunda a sexta)

Nenhum comentário: