Porque será que o Rio de Janeiro e o carnaval, samba que nasceu aonde??
Gostaria de enteder a questão da dinamica, favela, asfalto e socialização entre as pessoas??
Por Redação Yahoo! Brasil / Forbes
Desde que Fred Astaire e Ginger Rogers surgiram em 1933 no filme Flying Down to Rio, que o Rio de Janeiro fascina todo o mundo. O imaginário popular da cidade está repleto de imagens de jovens sonhadores a dançar pela noite adentro, tendo como pano de fundo umas imponentes montanhas e a escuridão do mar.
Esta concepção colocou o Rio no topo da lista da revista Forbes das cidades mais felizes do mundo. Famosa pelo seu Carnaval (em 2010 a festa começa no dia 13 de Fevereiro), a segunda maior metrópole da América do Sul conquistou o primeiro lugar entre 50 cidades pesquisadas.
Galeria de fotos (em inglês). Ver yahoo
# Fotografia: As Cidades Mais Felizes do Mundo
# Locais De Sonho Para Viver Na Europa
# As Cidades Americanas Com Mais Diversão
# As Cidades Com O Maior Poder De Compra Do Mundo
# As Cidades Mais Stressantes da América
# As Capitais Mundiais do Futuro
Segundo a pesquisa, "Ao Brasil associa-se a boa disposição, a boa vida e o Carnaval. De fato, o Carnaval é muito importante: é a imagem clássica que as pessoas têm do Rio e é uma imagem de felicidade".
Em segundo lugar na lista surge uma cidade dos antípodas: Sydney, na Austrália. Conhecida pelo clima ameno, hospitalidade e a sua emblemática ópera, Sydney ficou bem posicionada devido à sua associação a uma marca popular: Austrália.
"É o destino que todo o mundo gostava de visitar. Todas as pessoas pensam que conhecem a Austrália porque viram o Crocodile Dundee. O filme passa a imagem de um país no qual todas as pessoas se juntam para desfrutarem de churrascos".
Nas cinco primeiras posições encontram-se ainda Barcelona (3ª), que a Forbes classifica como "a clássica cidade do Mediterrâneo"; Amesterdão (4ª) porque os mais jovens "sabem que é permitido fumar erva nos bares"; e Melbourne (5ª), na Austrália, que está na lista simplesmente devido ao fato de ser uma cidade australiana.
A Busca da Felicidade
É difícil quantificar a felicidade, e a pesquisa, mais do que uma indicação sobre onde é que as populações locais são mais felizes, é um reflexo da ideia que as pessoas têm sobre a felicidade.
O historiador francês Fernand Braudel escreveu que "A felicidade, seja nos negócios ou na vida privada, deixa muitos poucos sinais na história". Mas a percepção de felicidade deixa fortes sinais nas contas de cidades que dependem das convenções, turismo e entrada constante de novos talentos.
Os resultados refletem a reputação de longa data das cidades mediterrânicas e da América Latina como sendo locais de festa constante.
Além disso, a pesquisa da Forbes observa que as cidades desta lista seriam provavelmente as mesmas se este estudo tivesse sido realizado em 1890, à exceção de Sydney e Melbourne, já que a Austrália era uma colônia prisional, mas agora aparece como que um milagre em termos de desenvolvimento de uma marca.
Existem outros locais no mundo que não têm o toque metropolitano das cidades desta lista, mas que são frequentemente associados à noção de felicidade. "Quem tiver a sorte de visitar o mágico reino do Butão, nos Himalais, saberá que não há concorrência possível: é impossível existir um lugar mais feliz," afirma Patricia Schultz, autora do livro "1000 Lugares para Conhecer Antes de Você Morrer" ("1000 Places to See Before You Die"). "Esta pequena nação budista com uma beleza incrivelmente estonteante segue uma filosofia singular: Felicidade Nacional Bruta. Algo que é visível nos rostos dos seus habitantes, com sorrisos sinceros.
Confira a lista das cidades mais felizes do mundo da Forbes:
1. Rio de Janeiro, Brasil
2. Sydney, Austrália
3. Barcelona, Espanha
4. Amsterdã, Holanda
5. Melbourne, Austrália
6. Madrid, Espanha
7. São Francisco, Estados Unidos
8. Roma, Itália
9. Paris, França
10. Buenos Aires, Argentina
Nenhum comentário:
Postar um comentário