segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

CEO

Chief executive officer
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Chief Executive Officer (Diretor-Executivo ou Diretor-Geral em português), mais conhecido como CEO, é um termo anglo-saxão (anglo-saxónico) para designar a pessoa com a mais alta responsabilidade ou autoridade em uma organização. Apesar de ser teoricamente possível haver mais de um CEO em uma empresa, geralmente o posto é ocupado por somente um indivíduo, temendo-se que tal compromisso crie confusão dentro da organização sobre quem tem o poder de decisão. Todos os outros executivos prestam contas ao CEO.

Com a crescente globalização da economia e dos negócios, o termo vem sendo empregado também em países não anglo-saxões. Em Portugal o termo é utilizado informalmente sobretudo em empresas de grande dimensão, apesar da designação oficial do cargo ser outra, tal como Administrador-Delegado ou Presidente da Comissão Executiva.



Em corporações mais fechadas, é normal que o CEO seja igualmente o Presidente do Conselho de Administração. Por vezes, quando uma pessoa possui ambos os títulos - Presidente do Conselho de Administração e CEO - há uma outra pessoa com o título de Executivo-Chefe de Operações (COO).

No sistema jurídico português e nas organizações econômicas, considerando a forma tripartida das sociedades comerciais - Conselho Fiscal, Conselho de Administração e Assembleia Geral - o CEO corresponde ao PCA, Presidente do Conselho de Administração. CEO é a sigla que Glen Goodwell criou com base nas seguintes iniciais: Considerar, Enriquecer e Otimizar. Tem a ver com escutar e considerar as opiniões dos clientes, enriquecer os produtos ou serviços que você oferece e otimizar a experiência do cliente.

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