quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

mais Petrobras

Novos caminhos
22/11/2007 - 09:20
Programa Petrobras Jovem Aprendiz amplia horizontes
Objetivo é dar oportunidade a jovens de baixa renda de entrar no mercado de trabalho e chance de descobrir os próprios talentos

Regina Mamede

Rio de Janeiro - Jovens são o público-alvo de um programa da Petrobras desenvolvido nos municípios da área de abrangência da Bacia de Campos (RJ). Como pré-requisitos, os interessados devem ter entre 15 e 18 anos incompletos, não possuir qualquer vínculo empregatício, ser membro de família com renda per capita de até meio salário mínimo e estarem devidamente matriculados na rede pública de ensino regular.

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz prevê três etapas distintas para a qualificação. Na primeira, em parceira com Organizações Não Governamentais (ONG), os jovens são orientados sobre diferentes questões como a importância da ética, sigilo profissional e aprendem a elaborar relatórios, currículos e outros documentos. Instalador industrial, eletricista, assistente administrativo e auxiliar de rede de computadores são algumas das opções de formação prática oferecidas pelo Senai. Por fim, os jovens passam pela etapa da vivência profissional, concluindo o curso de aprendizagem, em até nove meses, na Petrobras ou em outras 60 empresas parceiras do referido programa.

As etapas foram concebidas para promover o reconhecimento do jovem como protagonista e sujeito do processo, dando a ele a oportunidade de entrar no mercado de trabalho e a chance de descobrir os próprios talentos. "Também é importante ressaltar que o programa, ao trabalhar pela inclusão social, também aumenta a integração das empresas com a comunidade local", enfatiza a coordenadora da Área de Responsabilidade Social da Petrobras da Bacia de Campos, Rosidéa Viana da Silva.

No esforço para ampliar o horizonte desses jovens, o Sebrae nos municípios de Campos e Macaé, também parceiro do programa, ministra o curso Aprender a Empreender, que inclui conceitos básicos nas áreas de administração, finanças e marketing. O objetivo é estimular o empreendedorismo.

"Nas comunidades carentes, os jovens não costumam ver possibilidades de trabalho além do emprego. Sem horizonte, nem passa pela cabeça deles a idéia que podem vir a ser empresários. No curso, reforçamos o conceito que é possível escolher outro caminho", diz o gerente regional do Sebrae do Norte Fluminense, Gilberto Soares.

Oportunidade de trabalho

Francilene Pinto da Silva adota um tom entusiasmado para expressar sua percepção sobre o Programa Petrobras Jovem Aprendiz. "É uma entrada triunfal para os jovens". Aos 18 anos, filha de um pescador e de uma doméstica, ela se mostra bem consciente das dificuldades que enfrentaria no mercado de trabalho. "Sempre tive o sonho de ter um bom trabalho, mas não sabia o que fazer. Por meio do Programa Petrobras Jovem Aprendiz e dos cursos do Senai e Sebrae aprendi muitas coisas que antes achava que eram impossíveis para mim.".

Como assistente administrativo da Petrobras, a garota coloca na prática o que foi ensinado ao longo de todo o processo de treinamento e se sente estimulada a seguir adiante. "O mais importante é que aprendi a enxergar minhas qualidades e agora sei como colocá-las em prática", diz confiante.

O Programa Jovem Aprendiz teve início em junho de 2006 e já atende 650 jovens dos municípios de Campos dos Goytacazes (270), Macaé (220), Rio das Ostras (80), São Francisco de Itabapoana (40) e São João da Barra (40). Todos os participantes têm carteira assinada e recebem um salário mínimo. Devido aos resultados positivos, a Petrobras trabalha com a meta de ampliar o programa já no próximo ano para outros municípios da Bacia de Campos.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7494 e 2107-9359/9362
Licença
Os textos e as fotografias veiculadas pela Agência Sebrae de Notícias podem ser reproduzidas gratuitamente mediante a citação da agência e do crédito do fotógrafo. Para mais informações, os jornalistas devem telefonar para (61) 3348-7494 ou (61) 2107.9359, no horário das 10h às 19h.

Nenhum comentário: