quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Empresas de onibus

-- Escolha a Seção -- Crônica Tânia Mara Cara Fetranspor Editorial José Carlos Reis Lavouras Artigo Lélis Marcos Teixeira Sistema de Transporte BRT RioCard Pesquisa de Satisfação Tecnologia nos Transportes A era dos Jetsons bate à porta Projeto de Transporte Jogos Panamericanos e transporte na cidade Rodoviário de Talento Um boa-praça a serviço do transporte Mercado de Transporte Rio: a capital dos transatlânticos Veículo Versátil Um negócio da China Responsabilidade Social Jovem aprendiz Crônica Admirável Exemplo Série Histórica Viação Mauá Produtos e Serviços Terminal Expediente Anuncie Pedido de Assinatura Sua Opinião
Jovem Aprendiz: da obrigatoriedade legal à responsabilidade social Responsabilidade Social





Tiago Thomaz: "vou dar tudo de mim"


O Programa Jovem Aprendiz já é uma realidade dentro do setor de transporte por ônibus do Estado do Rio de Janeiro. Desde que a contratação de aprendizes foi regulamentada pelo Governo Federal, através do Decreto 5598, de 1º de dezembro de 2005, o setor vem se movimentando no sentido de cumprir a Lei, que propicia também agir com Responsabilidade Social. Com a assinatura do Decreto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as empresas ficam obrigadas a contratarem jovens com idade entre 14 e 24 anos, para integrarem seus quadros funcionais, por período de até dois anos. Porém, é necessário que estes jovens tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental e ainda estejam matriculados em escolas técnicas ou em instituições que ministrem cursos de aprendizagem, como SEST SENAT. Esta parceria de trabalho entre o SEST SENAT, oferecendo os cursos de aprendizagem e preparando os jovens para os estágios dentro das empresas, e as próprias operadoras, que permitem aos futuros profissionais vivenciarem o dia-a-dia de trabalho nas garagens de ônibus, tem, não apenas facilitado a participação do setor no Programa, mas contribuído para uma imagem positiva junto aos governos e à comunidade.

Desde agosto de 2006, as unidades do SEST SENAT de Deodoro e São Gonçalo já ofereceram mais de mil vagas para atenderem às empresas do sistema, com cursos nas áreas de Mecânica, Administração, Elétrica e Operação de Tráfego. Só nos dois primeiros meses de 2007, 350 jovens aprendizes foram formados pelas unidades de Deodoro e São Gonçalo do SEST/SENAT e já estão estagiando nas empresas. O jovem Tiago Thomaz, por exemplo, após três meses participando do curso de auxiliar de operação de tráfego, começou a estagiar na Auto Viação Vera Cruz, em Belford Roxo. “Vou dar tudo de mim, me dedicar, me esforçar ao máximo para tentar crescer aqui dentro”, revela Tiago. Para o presidente da Fetranspor, Lélis Teixeira, o papel social que o empresariado vem desempenhando hoje o redime de uma dívida histórica com a sociedade. “O grande desafio que temos é o de permitir o encontro do desenvolvimento social com o desenvolvimento econômico. Oferecendo ao jovem a possibilidade de formação e do primeiro emprego, estaremos definindo seu futuro e permitindo a ele uma vida plena de cidadão”, destaca.

O Sistema Fetranspor começou a se organizar, mobilizando sindicatos e empresas, no sentido de cumprir o que pede a Lei. Num primeiro momento, empresários e representantes das transportadoras e de instituições ligadas ao setor se reuniram, participaram de palestras com o Gestor de Políticas Públicas, José Roberto Moniz de Aragão, e a Delegada Regional do Trabalho, do Rio de Janeiro, Lívia Arueira, para entender a fundo as principais regras para a contratação dos jovens, como jornada de trabalho, duração do contrato, remuneração, benefícios e recrutamento.

Posteriormente, já com o Programa sendo realizado pelo setor, mais um desafio foi proposto: a Campanha “A Paz pelo Trabalho”, iniciativa da Delegacia Regional do Trabalho no Rio de Janeiro e das federações de empregadores do Estado, inclusive Fetranspor, com o objetivo de promover a inclusão de jovens em situação de risco social. Em encontro que contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, na sede da Firjan, dia 1º de dezembro passado, a Fetranspor e outras federações do Estado assinaram carta de intenções aderindo ao Movimento Fluminense de Resgate Social pelo Trabalho e à Campanha. Com esse gesto, o empresariado do Rio de Janeiro se propõe a ampliar a participação voluntária das empresas na oferta de vagas para jovens de baixa renda, em situação de risco social, através da capacitação e chances para o primeiro emprego. Com isso, beneficiará essa camada da população, as próprias empresas e contribuirá para a redução da violência e a revitalização do Estado do Rio de Janeiro, além de garantir o sucesso do Programa Jovem Aprendiz.

Para quem ainda tem alguma dúvida sobre como fazer e o que é necessário para contratar jovens aprendizes e desta maneira, não apenas cumprir a Lei, mas contribuir com o desenvolvimento social, o Ministério do Trabalho e Emprego publicou o Manual de Aprendizagem. Em forma de perguntas e respostas, o Manual traz orientações, esclarece dúvidas e informa todas as regras do Programa, as Leis que as regem, bem como o Decreto 5598. O download do Manual pode ser feito a partir do site www.mte.gov.br/aprendizagem/.

No Estado do Rio, mais três unidades do SEST SENAT iniciarão novas turmas do Programa Jovem Aprendiz a partir de março de 2007. São elas: Capit 53 – Barra Mansa – Tel.: (24)3322 1389, Pate 58 – Três Rios – tel.: (24) 2255 4707, e Pate 59 – Nova Friburgo – tel.: (22) 2527 0028.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como eu posso fazer minha inscrição para ser um jovem aprendiz? Que datas de 2008 irão ser as inscrições?
Tenho que ter quantos anos?