quarta-feira, 30 de julho de 2008

SMAS RJ E O JOVEM APRENDIZ

JOVEM APRENDIZ

O projeto insere no mundo do trabalho jovens de 14 a 17 anos e 11 meses abrigados nos Centros de Acolhimento da Prefeitura do Rio, visando mantê-los nas escola e fortalecendo o trabalho de inserção social desses meninos e meninas. Em funcionamento na cidade do Rio há 9 anos, o projeto conta com a parceria de instituições municipais, que oferecem estágios laborativos nas mais variadas áreas como, como, telefonista, operador de fotocópia, expedição, encadernação e atendimento ao público.

Os órgãos que contribuem para reverter a realidade desses jovens marcada pelo abandono e carências afetiva e material são a Imprensa da Cidade, Instituto Pereira Passos (IPP), Procuradoria Geral do Município (PGM) e a Previ-Rio.

Os jovens beneficiados trabalham no IPP, PGM, Imprensa da Cidade e Previ-Rio. Todos eles recebem salário mensal, que varia de R$130 a R$280, além de vale-transporte e uniforme para uma carga horária de trabalho de 4 horas diárias. Para participar do projeto é imprescindível que o jovem freqüente a escola.

Além de oferecer trabalho educativo remunerado, o projeto Jovem Aprendiz funciona como uma retaguarda para a “Porta de Saída” do beneficiado, através da reinserção familiar e valorização da auto-estima.

Nenhum comentário: