terça-feira, 27 de maio de 2008

Vale a pena participar povão

Em 1998 a Meta Consultoria, Empresa Júnior de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, estava iniciando uma fase de amadurecimento, buscava ganhar visibilidade e credibilidade frente ao mercado, aos graduandos e a Universidade. Neste contexto, os membros Marcos André e André Erthal idealizaram um evento cujo objetivo era estreitar laços com o meio acadêmico e mostrar o profissionalismo e a competência da empresa. Surge então o Interação.

Desde sua primeira edição em 1998 que o Interação busca trazer atividades que possam contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional dos graduandos, trazendo até estes o que há de mais atual em termos de tecnologias, práticas e conceitos em engenharia. Os renomados profissionais que vêm ao evento ministrar estas atividades são selecionados rigorosamente, sempre com o intuito de assegurar a satisfação dos participantes.

Com exceção de 1999, o Interação vem sendo realizado anualmente pela Meta Consultoria. No ano 2000, o evento ganhou um aspecto socialmente responsável e as inscrições passaram a ser efetuadas mediante a doação de quilos de alimentos não-perecíveis. Estes alimentos são entregues a instituições de caridade, levando alegria para crianças e idosos. Hoje, temos o orgulho de já ter doado aproximadamente 6.500 kg de alimentos.

A cada ano que passou o Interação evoluiu em algum aspecto, sua programação se tornou mais rica e diversificada, sua divulgação mais abrangente e sua estrutura mais ampla. Atualmente, o evento é reconhecido por alunos de engenharia e de outros cursos, não só na UFF como em outras universidades.

Todo esse crescimento e evolução só foi possível graças aos excelentes profissionais que já passaram pelo evento, as empresas e intituições que o patrocinaram e apoiaram, a Escola de Engenharia que sempre acreditou na iniciativa e principalmente aos dedicados e competentes membros e ex-membros que se empenharam para fazer do Interação mais do que um evento, um conceito.

14h - Workshop 1
Tema: Comunicação Eficaz em Público – Fale sem Medo

A dificuldade de comunicação pode acarretar empecilhos no desenvolvimento profissional, porém quando as técnicas de oratória passam a ser conhecidas e aplicadas, a comunicação se torna eficaz, viabilizando o sucesso pessoal e profissional daqueles que a utilizam.
Palestrante: Cláudia de Oliveira Mourão

Consultora em Comunicação Humana, Fonoaudióloga e Diretora da Comunicação e Expressão Consultoria Especializada.

14h - Workshop 2
Tema: Perspectivas da Indústria Petrolífera no Brasil

A palestra abordará um dos assuntos mais recorrentes na atualidade, destacando o histórico do setor petrolífero no país e apresentando os desafios e oportunidades do setor nos próximos anos.
Palestrante: Daniel Barreto

Engenheiro de Produção pela Universidade Federal Fluminense. Atuou nas áreas de Marketing e Vendas de consultorias, gerenciando clientes como BR, Ipiranga, Shell, Chevron e Repsol. Atualmente, trabalha na área Corporativa do segmento Downstream da Petrobras.

18h - Palestra
Tema: A vida é uma obra de arte, construa a sua - Como planejar sua carreira e direcionar decisões de forma a conquistar o sucesso profissional.
Palestrante: Marco Aurélio Ferreira Viana

Economista formado pela UFRJ, Consultor, Estrategista e Humanista, Marco Aurélio Ferreira Viana já proferiu cerca de 2200 palestras no Brasil e mais de 50 palestras internacionais. Ganhou diversos prêmios nas áreas de Planejamento Estratégico, RH e Administração e, hoje, é considerado um dos palestrantes mais importantes do país.

topo

10/06 - Terça-Feira

14h - Mini-Curso 1
Tema: Marketing de Guerrilha: O Mundo das Mídias Mirabolantes

O mini-curso visa apresentar aos participantes os conceitos das ações não convencionais de marketing, adequando a teoria básica aos cases de sucesso no mercado.
Palestrante: Rafael Liporace

Graduado em Comunicação Social pela ESPM, com especialização em Marketing Estratégico pela UFF. Atua como sócio-diretor da Biruta Mídias Mirabolantes e como professor de diversos cursos ligados ao marketing em diversas universidades.

14h - Workshop 2
Tema: Mercedes-Benz: Gestão de Resíduos Industriais

Esta palestra apresentará os conceitos de um sistema de gestão ambiental, muito utilizado na maioria das empresas de grande porte do mundo. Será destacado o gerenciamento dos resíduos industriais e dos impactos ambientais, bem como os aspectos administrativos deste tipo de gestão.
Palestrante: Fábio Morelli Vieira

MBA em Perícia Ambiental. Em 2006, foi responsável pela implantação do Sistema de Gestão Ambiental em uma fábrica da Mercedes-Benz na China e hoje atua como Analista Ambiental na mesma empresa em Juiz de Fora (MG).

18h - Case 1
Tema: H.Stern - Estratégias de Inovação e Logística no Mercado de Alto Luxo

A palestra abordará o histórico, a consolidação e as inovações da H.Stern desde a sua criação, em 1945. Além disso, abordará diversos assuntos referentes ao uso da logística na empresa e como a H.Stern expande o conceito de criação e serviços em outras áreas de atuação.
Palestrante: Christian Hallot

Graduado em Engenharia, entrou na H.Stern em 1978 como Relações Públicas, atuando posteriormente como supervisor comercial da marca nos EUA e México. Hoje, atua como assessor da diretoria e relações corporativas, sendo o embaixador da marca no Brasil.

19:30h - Case 2
Tema: Globosat - Logística Show The Police

O case abordará toda rede logística envolvida na organização do show do The Police, realizado no Maracanã e produzido pela Globosat.
Palestrante: Luiz Augusto Brandão Morais

Graduado em Engenharia Eletrônica, concluindo MBA em Gestão Executiva de Negócios. Atua como Chefe de Operações de Eventos e desde 2004 é o responsável pelos maiores eventos transmitidos pela Globosat, tais como a Copa do Mundo 2006 e o Pan 2007.

topo

11/06 – Quarta-feira

14h - Workshop 1
Tema: Desenvolvimento Regional

O workshop abordará as principais tendências do Desenvolvimento Regional, todo o planejamento por trás das grandes iniciativas, os impactos econômicos, os benefícios e oportunidades que são geradas em cada região.
Palestrante: Nelma Souza Tavares

Formada em Ciências Econômicas com pós-graduação em Gestão Estratégica. Possui vasta experiência gerencial na região oeste onde atuou em várias agências da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, atualmente é superintendente da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL na região Centro Leste Fluminense.

15h - Workshop 2
Tema: As Oportunidades que Podem Mudar Seu Futuro Profissional

A palestra abordará as diferentes oportunidades de programas de intercâmbio, demonstrando como estes são importantes frente às exigências dos processos seletivos do mercado.
Palestrante: Maria José Paiva

Formada na área de Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursos na área de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Atua como Supervisora Regional na Central de Intercâmbio do Rio de Janeiro.

18h - Palestra 1
Tema: Grandes Construções: Desafiando os Limites da Engenharia

As construções modernas se rendem cada vez mais às inovações tecnológicas. O improviso dá lugar a projetos bem pensados que visam o conforto, a beleza, a segurança, e por que não, a preservação do meio ambiente.
Palestrante: Bruno Contarini

Engenheiro formado pela UFRJ, responsável por algumas das principais construções do país, algumas delas em parceria com o arquiteto Oscar Niemeyer, destacando-se a Ponte Rio-Niterói, o Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão) e o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, além da Universidade de Constantine, na Argélia.

topo

12/06 – Quinta-feira

14h - Workshop 1
Tema: Pensamento Empreendedor

O segredo do sucesso – A palestra abordará a importância do comportamento empreendedor como uma condição essencial para todo o profissional que deseja excelência em sua carreira.
Palestrante: André Parreiras

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela IES (2008), com MBA em Gestão pela Qualidade Total pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atua há mais de 5 anos como consultor de Gestão de Negócios e há mais de 15 anos com negociações em vendas corporativas.

14h - Mini-Curso 1
Tema: Inovação Tecnológica e Profissões do Futuro

A palestra abordará estas duas vertentes. Primeiro o participante conhecerá os resultados da pesquisa inovadora realizada pelo Sistema FIRJAN
"Perspectivas Estruturais no Mercado de Trabalho na Indústria Brasileira - 2015" que retrata a formação necessária para o profissional do futuro, fornecendo ao graduando um referencial estratégico para investimentos em sua formação profissional. Depois o participante terá a oportunidade de conhecer o conceito de Inovação Tecnológica, através da apresentação de cases de empresas fluminenses que após a implantação de novas tecnologias despontaram no mercado.
Palestrante1: Fabiano Muniz Gallindo

Mestre em Engenharia de Produção (2003) e especialista em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como Analista de Projetos Institucionais na FIRJAN.
Palestrante2: Daniela Longobucco

Formada em Comunicação Social com pós-graduação em Marketing pela ESPM. Trabalhou como redatora e repórter na Rádio FM O Dia e Jornal O Dia. Atuou como Assessora de Imprensa de grandes marcas e entidades como Biblioteca Nacional e Jockey Clube. Especializou-se em mídia digital. Desde julho de 2007, coordena o site Portal Empresarial (www.portalempresarial.com.br) do sistema FIRJAN.

18h - Palestra 1
Tema: Tecnologia da Informação

A palestra abordará a visão estratégica das empresas ao optarem por mão-de-obra especializada em tecnologia IP, reduzindo custos operacionais, melhorando o nível de serviço e garantindo vantagens na compra e revenda de equipamentos.
Palestrante: Francesco Pollola

Engenheiro de Redes, sócio-diretor da empresa Tracenet IT Solutions e instrutor dos cursos oficiais Cisco Systems no SENAC Rio.

19:30h - Case 1
Tema: Petrobras – Publicidade e Promoções

A palestra abordará as atividades de comunicação integrada da Petrobras que objetivam potencializar o retorno do investimento da empresa aos patrocínios realizados, lançamento de produtos, promoções de vendas e valorização da imagem corporativa.
Palestrante: Diego Pila

Graduado em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista, com MBA em Comunicação Empresarial pela ESPM e em Gestão Estratégica de Marketing pela FGV. Atua como Coordenador de Promoções e Merchandising da Petrobras, em âmbito nacional.

topo

13/06 – Sexta-feira

14h - Workshop 1
Tema: Logística e Supply Chain - Jogo da Cerveja

Este jogo empresarial, criado por John Sterman, no MIT, simula o comportamento de uma cadeia de suprimentos. Utilizado por muitos cursos e universidades, o Jogo da Cerveja apresenta de maneira interativa as dificuldades e soluções encontradas em uma rede logística.
Palestrante: Vanessa Kelly Saavedra Frederico

Mestranda em Engenharia de Produção/COPPE-UFRJ, Engenheira Elétrica/UFRJ, especialização em Logística Empresarial pelo CEL/COPPEAD. É coordenadora do Instituto Visagio, departamento de Treinamento Executivo e Inteligência de Mercado da Consultoria Visagio.

14h - Workshop 2
Tema: Gerenciamento de Stress

O workshop abordará os conceitos técnicos sobre o stress e seu efeito em nosso organismo. Além disso, através de inúmeras dinâmicas, serão apresentadas técnicas para facilitar o gerenciamento do stress e diminuir sua influência nas atividades do nosso dia-a-dia.
Palestrante: Letícia Alminhana

Psicóloga especializada em Psicologia Transpessoal e Biopsicologia. Atua em pesquisas nas seguintes áreas: psicodiagnóstico, diagnóstico diferencial, psicologia hospitalar, entre outras.

17:30h - Palestra 1
Tema: Autodesenvolvimento e Superação

A palestra, ministrada por uma das psicólogas mais conceituadas do país, abordará temas relacionados aos segredos do crescimento pessoal e profissional, como inteligência emocional, liderança e inteligência intra-psíquica.
Palestrante: Sandra Betti

Graduada em Psicologia pela PUC-SP, mestre em Psicologia Social, especializada em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Harvard University (EUA) e em Estratégia de RH pela University of Michigan Business School (EUA). Sandra Betti atua como consultora e é sócia-diretora da MBA Empresarial, sendo especialista em Team Building e Avaliação de Potencial.

topo

Um comentário:

Unknown disse...

Parabens pelo blog, conselheira tutelar