Novos índices Brasileiros como consumo, direitos de ir e vir, e culturas de locais distintos nos fazem questionar como a diversidade Brasileira vai tratar os outros, pois vejo pessoas que se dizem humanas à frente de cargos não reconhecer o outro ser humano. Por um 2015 humano.
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Brasil contrata xchineses
Brasileiros dos congresso ja retiram vagas de empregos de brasileiros e dão aos chineses nos portos...
Em protesto, portuários ocupam navio chinês em Santos
Estadão
Os sindicatos dos portuários de Santos promoveram a ocupação do navio chinês Zhen Hua 10 na madrugada desta segunda-feira. O navio transportava equipamentos que serão utilizados na operação do novo terminal da Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport) no Porto de Santos. "Os estivadores decidiram brecar a circulação de mão de obra chinesa que iria descarregar as peças para o porto", disse à Agência Estado o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves.
A ação faz parte dos protestos dos portuários contra a Medida Provisória 595, a MP dos Portos. O presidente da Força, deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT), o Paulinho, afirmou que inicialmente a ocupação do navio não fazia parte das mobilizações, mas tornou-se um ato de protesto quando os portuários perceberam que chineses estavam trabalhando para descarregar os equipamentos da Embraport.
"Eles vieram trazer os equipamentos e já trouxeram também a mão de obra, mas os chineses não têm autorização para trabalhar no Brasil. É uma indicativa da Embraport de não contratar trabalhadores do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo). Um primeiro passo para deixar os trabalhadores de fora", afirmou Paulinho. O Ogmo realiza o cadastramento e a fiscalização dos trabalhadores portuários. De acordo com o deputado, os sindicatos já pediram ao Ministério do Trabalho a verificação dos vistos dos chineses.
Começou nesta segunda-feira a mobilização nacional dos trabalhadores na tentativa de reverter alguns pontos da MP, como as novas regras para contratação de mão de obra avulsa - o que passa pela utilização do banco de cadastro da Ogmo. Acontece nesta terça-feira (19) em Brasília um encontro nacional dos portuários para preparar uma agenda de mobilizações em todo o País.
Nesta segunda, os trabalhadores do Porto de Santos aprovaram a realização de uma paralisação de seis horas na próxima sexta-feira. "Um dos problemas é esse (dos trabalhadores), mas há outros", afirmou Paulinho. "O novo sistema criado pela MP é um sistema que não paga imposto porque não tem licitação, não tem outorga, não tem de devolver patrimônio à União", criticou.
Como forma de pressão para liberarem o navio ocupado, os sindicatos pedem uma negociação com a Embraport para estabelecer um compromisso de contratação da mão de obra avulsa quando o terminal começar a operar. Por meio de nota, a Embraport informou que está reunida com as entidades representantes dos trabalhadores para negociação e que "mantém diálogo constante e cumpre rigorosamente a legislação vigente". A empresa solicitou a liberação do navio na manhã desta segunda e aguarda a saída dos sindicalistas para continuar com o desembarque dos equipamentos que serão usados no terminal de Santos.
Trabalhadores dos nove sindicatos ligados ao Porto de Santos realizaram nesta segunda uma panfletagem na cidade. "Nossa intenção é esclarecer a sociedade sobre a precarização do trabalho nos portos e perdas para as cidades portuárias devido a MP dos Portos", publicou o presidente da Força em seu site.
Em Brasília nesta semana, trabalhadores dos portos e representantes de sindicatos de todo o País devem definir mais paralisações e aguardar uma negociação com o governo.
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2 comentários:
A questão principal é: "Será que a mão-de-obra dos trabalhadores portuários, no porto de Santos, é especificada e qualificada para realizar este tipo de operação muito delicada e a qual involve milhões de reais? Normalmente o que é visto são trabalhadores (estivadores) que sem experiência para realizar este tipo de tarefa apenas demonstram vontade de terminar o trabalho de forma acelerada para conseguirem ganhar suas produções o mais rápido possível, sendo que este tipo de operação de descarga envolve alta uqalificação de profissionais pois exige que a operação seja feita durante momentos específicos de maré (altura da mesma) e no momento da descarga o equipamento em questão (portainers) estejam igualados com a altura do cais para serem descarregados por meio de linha férrea, sem haver qualquer chace de erros. No momento da movimentação desses equipamentos, se houver algum desnível, os mesmos poderão simplesmente cair...a pergunta é: "Nossos Estivadores estão devidamente treinados e qualificados para exercerem tal operação?
A maioria das movimentações de equipamentos de alto valor normalmente é feita pela própria tripulação das embarcações, já foi demonstrado várias vezes a falta de treinamento dos estivadores para tais funções e o que é pior, eles (estivadores) não exigem do próprio sistema (OGMO) novos treinamentos para maiores qualificações, sendo assim, cansei de ouvir a seguinte frase: "Se quebrar o Seguro paga!". Isso não pode ser admissível, o seguro existe para caso de acidentes e não para sempre ser acionado por negligência ou inexperiência da mão-de-obra em questão.
Para finalizar, saibam que a empresa ZPMC (fabricante dos portainers e transtainers) traz a bordo sua própria equipe de engenheiros para descarga dos equipamentos, montagem após descarga e testes antes dos mesmos iniciarem suas atividades e mais, a ZPMC tem sua própria frota de navios para transporte desses equipamentos especiais.
Nota 1: Todos navios da ZPMC são navios de carga líquida que foram submetidos a mudanças estruturais e aceitas por suas Sociedades Classificadoras pois necessitam de muita movimentação de lastro (aguas internas na embarcação) para que os mesmos fiquem estabilizados durante as operações de carga e descarga dos equipamentos em questão e mais, a ZPMC é especializada na construção de guindastes mas optou por também terem estaleiros para elaboração de tais embarcações, sendo assim, não descordo da necessidade de contratação de mão-de-obra local porém, repito, será que nossa mão-de-obra é suficientemente capaz de realizar tal tipo de operação?
Nota 2: E os outros Terminais já existentes que possuem os mesmos equipamentos em questão, na época a qual os equipamentos chegaram foi utilizado nossa mão-de-obra ou foi utilizado mão-de-obra especificada para descarga dos mesmos?
Atenciosamente.
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