sábado, 28 de maio de 2011

Desenhistas Técnicos da Construção Civil e Arquitetura

Almanaque de Profissões


Desenhistas Técnicos da Construção Civil e Arquitetura

Onde poderá atuar
Em construtoras e empresas que desenvolvem atividades de captação, purificação e distribuição de água, na administração pública e em serviços de utilidade pública, como, por exemplo, produção e distribuição de eletricidade, gás e água.
Que tipo de atividades irá desempenhar
Por meio da utilização de software específico para desenho (CAD), os desenhistas técnicos da construção civil e arquitetura fazem o detalhamento de plantas de fundações e estruturas, assim como de plantas para construção de estradas, pontes e outras estruturas de grande porte. Elaboram também plantas de leiaute de interiores para edificações comerciais e residenciais. Esses profissionais preparam, até mesmo, esquemas de instalações hidrossanitárias e elétricas. Para realizar o detalhamento das plantas, desenvolvem atividades tais como elaborar perspectivas, conferir cotas e informações descritivas, efetuar alterações necessárias, quando solicitadas. Esses profissionais podem, inclusive, trabalhar na organização dos arquivos técnicos.
O que as empresas esperam de você
Que procure manter-se informado a respeito de novas tecnologias, pois, para se destacar na carreira e apresentar um bom rendimento nas atividades executadas, é necessário mostrar-se interessado pelo que faz e estar sempre atualizado sobre novas técnicas, visando melhorar a qualidade da produção.
Que tenha habilidade manual, para produzir desenhos técnicos com precisão.
Que busque aplicar princípios de qualidade total nos trabalhos executados.
Que tenha familiaridade com a informática e saiba utilizar softwares como CAD.
Qual a remuneração média inicial oferecida no mercado de trabalho*
R$ 853,69
Como deve se preparar
Para ser um desenhista técnico da construção civil e arquitetura é necessário, pelo menos, concluir o ensino fundamental. Porém, mesmo com o ensino fundamental, é necessário fazer cursos básicos de formação profissional com carga horária de 200 a 400 horas/aula. No entanto, vale ressaltar que as empresas estão preferindo contratar profissionais com o ensino médio concluído. Tendo o ensino médio, você poderá fazer um curso técnico e, com isso, poderá ampliar o seu horizonte profissional.
Conhecimentos enfatizados
Duranteos cursos deverão ser enfatizadas técnicas de desenho de construção civil, leitura e interpretação de projetos, além de técnicas de criação e aulas de computação, principalmente em programas como CAD.
*fonte:RAIS/MTE 2002

Almanaque de Profissões

Almanaque de Profissões
Resultado da busca:

Metalurgia
Os metais e as ligas metálicas estão presentes em todos os setores da nossa vida – na moradia, nos transportes, no lazer, na transmissão de energia, na comunicação etc. Em breves palavras, poderíamos dizer que os profissionais dessa área de atuação participam do processo relativo ao beneficiamento de minérios e sua transformação em metais e ligas metálicas para utilização na produção de máquinas, estruturas metálicas ou peças para atender ao setor industrial. Saiba como se preparar para se tornar um profissional dessa área de atuação.
Ensino Fundamental
Não foi encontrada nenhuma ocorrência por Metalurgia .
Ensino Médio
Técnicos em Metalurgia (Estruturas Metálicas)
Técnicos em Siderurgia
Ensino Superior
Não foi encontrada nenhuma ocorrência por Metalurgia .

Educação Profissional

Empresas investem em cursos técnicos
Educação Profissional

As indústrias catarinenses têm ampliado os investimentos na formação profissional de seus colaboradores e de pessoas das comunidades vizinhas onde atua. A iniciativa conta com a parceria do Senai-SC, que somente este ano, abriu seis novos cursos técnicos de nível médio. As companhias asseguram a melhoria do desempenho da força de trabalho e promovem a responsabilidade social, além de prevenir os impactos da carência atual e futura de profissionais qualificados, que aumenta com a economia aquecida.

Uma das parcerias consolidadas é com a Tractebel Energia, em Capivari de Baixo, na capacitação técnica de operadores de usinas termelétricas. "Não se encontra esse profissional pronto no mercado de trabalho e tivemos que estudar alternativas para contratar e qualificar os operadores", explica o engenheiro Artur Roberto Frota Ellwanger, gerente de geração térmica do Complexo Jorge Lacerda e idealizador e primeiro coordenador na empresa do projeto do curso técnico de Processos de Geração de Energia.

Antes de iniciar a parceria com o Senai, a Tractebel criou um programa interno de qualificação, contudo, a necessidade era de um profissional mais qualificado, em nível técnico – programa de dois anos, dirigido a pessoas que concluíram ou estejam cursando o ensino médio. "Além disso, a empresa também se preocupa com a questão social e percebemos que é uma forma de proporcionar um benefício à comunidade", afirma Ellwanger.

Adriano Medeiros Marcelino trabalhava numa pequena empresa em Tubarão quando se candidatou a uma vaga em um curso técnico. "Eu fazia serviços gerais numa confecção de administração familiar. Hoje eu atuo na Tractebel Energia, multinacional que investe no desenvolvimento, na qualidade de vida e estimula hábitos saudáveis dos colaboradores", destaca Adriano, assegurando que "o emprego estava muito além dos meus sonhos: uma realização muito grande poder trabalhar na maior empresa aqui da região".


O fato de apoiar e financiar a formação de profissionais que depois podem atuar na concorrência não preocupa a Tractebel. Vários ex-alunos estão trabalhando em empresas de outros grupos do setor elétrico. "Observamos com bons olhos, pois estamos cumprindo com os objetivos do curso. O propósito não é apenas formar operadores para a Tractebel, mas também contribuir com as pessoas das comunidades onde estamos inseridos".

Dos cursos técnicos iniciados em 2011, os de celulose e papel, eletrotécnica e mecânica são ministrados em parceria com a Celulose Irani, de Vargem Bonita. O diretor de administração, finanças e relações com investidores da Irani, Odivan Carlos Cargnin, destaca que a empresa ganha com a qualificação de seu quadro e com a ação social de apoio à comunidade. "Estamos abrindo vagas por que há uma necessidade constante de promover o desenvolvimento da comunidade e mantê-la motivada". A fábrica está instalada em Campina da Alegria, localidade cujos habitantes, em sua grande maioria, são funcionários da empresa. Cargnin ressalta que a Irani promove ações de responsabilidade social em todas as comunidades onde possui plantas fabris.

Schirlei Knihs Freitas, gerente de recursos humanos da Zen, de Brusque, aponta "a motivação dos colaboradores" como outro benefício que as empresas alcançam com iniciativas do gênero. A Zen mantém parceria no curso técnico em Mecânica, que atende 32 funcionários. Mas o melhor desempenho da força de trabalho obviamente não vem apenas da motivação extra que as pessoas ganham ao serem selecionadas para um curso técnico pago pelo empregador.

A especificidade dessa formação, que une teoria à prática, acaba se refletindo nas atividades diárias dos colaboradores, explica Miguel Ângelo Bocalon, sócio e diretor da Sysmo, empresa que apoia o curso técnico em Informática do Senai de São Miguel do Oeste. A Sysmo paga parte das mensalidades dos participantes, inclusive das pessoas da comunidade, coloca seus profissionais para atuar como docentes e abre suas portas para aulas práticas.

A melhoria do padrão de vida foi a grande conquista de Ademir Cruz dos Santos depois de fazer um curso técnico. Funcionário de uma empresa terceirizada, que realizava a limpeza e conservação da Usina Termelétrica de Alegrete, no Rio Grande do Sul, da Tractebel Energia, Ademir não via muitas perspectivas em sua cidade. Por isso, quando passou na seleção para o curso, sua vida começou a mudar. Não sem sacrifícios.

Mesmo com uma filha pequena, ele pediu demissão e se mudou com a família para a região de Tubarão, em Santa Catarina. Viveu os primeiros meses com o seguro-desemprego e depois foi contratado por algumas das empresas que prestam serviços ao Complexo Termelétrico Jorge Lacerda. E teve que pedir demissão novamente para realizar o estágio. As dificuldades são coisas do passado; agora Ademir é operador da Usina de Charqueadas, também no Rio Grande do Sul. "A Tractebel sempre foi o sonho, uma empresa que eu almejava alcançar. Não foi fácil, mas hoje eu estou aqui. Fui contratado."
Foto: Adriano, da Tractebel Energia

Governo holandês vai banir turistas de lojas de maconha Reuters Por Greg Roumeliotis e Gilbert Kreijger

AMSTERDÃ (Reuters) - O governo da Holanda disse na sexta-feira que vai começar a proibir turistas de comprar maconha em "lojas de café" e que vai impor restrições aos clientes holandeses até o fim deste ano.

A Holanda é conhecida por ter uma das mais liberais políticas sobre drogas na Europa e isso fez das suas lojas de maconha uma atração turística muito popular, particularmente em Amsterdã.

Com apoio do partido de extrema-direita e anti-imigração do político Geert Wilders, o governo de coalizão que chegou ao poder no ano passado anunciou planos para reduzir o turismo das drogas como parte de um programa nacional para promover saúde e combater o crime.

"Para combater os problemas e a criminalidade associados com as lojas de café e o tráfico de drogas, a política de 'portas abertas' destas lojas vai terminar", disseram em carta ao Parlamento do país o ministros da Justiça e da Saúde na sexta-feira.

Sob as novas regras, apenas moradores da Holanda poderão se registrar como membros das lojas de maconha.

Os clientes holandeses terão que se cadastrar por um ano e cada loja deverá ter, no máximo, 1.500 membros, disse um porta-voz do Ministério da Justiça.

A medida vai começar a vigorar nas províncias sulistas de Limburg, Noord Brabant e Zeeland até o fim do ano e no resto do país no ano que vem, acrescentou o porta-voz.

(Reportagem de Greg Roumeliotis e Gilbert Kreijger)

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Enem ainda está dando Isenção de taxa 27/05/2011

Enem ainda está dando Isenção de taxa, aos que não terminaram o ensino Medio aproveitem.

um "pacote" de prêmios e editais abertos à inscrições: repassando

Divulgamos um "pacote" de prêmios e editais abertos à inscrições:

- Itaú Cultural – Rumos Artes Visuais 2011-2013, inscrições até 29 de
maio de 2011.
Link:
http://www.itaucultural.org.br/cadastros/precadastro/pdf/Edital_ArtesVisuais.pdf

- Prémio Fernão Mendes Pinto, inscrições até 30 de maio de 2011.
Link: http://www.aulp.org/items/PremioAULP-FMP2011.PDF

- Programação Cultural do Banco do Brasil, inscrições até 31 de maio
de 2011.
Link: http://www.bb.com.br/portalbb/home21,128,128,0,1,1,1.bb

- Prêmio Itaú-Unicef, inscrições até 31 de maio.
Link: http://www.premioitauunicef.org.br/paginas/index.aspx

- Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural, inscrições até 10 de junho
de 2011.
Link: http://www.ccinscricaodeprojetos.com.br/

- Festival Guarnicê de Cinema, inscrições até 10 de junho.
Link: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=10473

- Fundo Internacional para a Diversidade Cultural, inscrições até 15
de junho.
Link:
http://www.cultura.gov.br/site/2010/04/12/fundo-internacional-para-a-diversidade-cultural/

- Fundação Telefônica, inscrições até 30 de junho de 2011.
Link:
http://www.fundacaotelefonica.org.br/Arte-e-Tecnologia/Projetos-Culturais-Envio-Projetos.aspx

- Itaú Cultural – Rumos Educação, Cultura e Artes 2011-2013,
inscrições até 30 de junho de 2011.
Link:
http://www.itaucultural.org.br/cadastros/precadastro/pdf/Edital_Educacao.pdf

- 24º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, inscrições até 08 de
julho de 2011.
Link: http://portal.iphan.gov.br/portal/baixaFcdAnexo.do?id=1747

- Prêmio Vivaleitura 2011, inscrições até 20 de julho de 2011.
Link: http://www.premiovivaleitura.org.br/

- Cine Congo 2011, inscrições até 25 de julho de 2011.
Link: http://www.cinecongo.blogspot.com/

- Itaú Cultural – Rumos Jornalismo Cultural 2011-2012, inscrições até
15 de julho de 2011.
Link:
http://www.itaucultural.org.br/cadastros/inscRumos2011/include/pdf/Edital_Jornalismo.pdf

Procuradores defendem o fim do foro privilegiado*

Na avaliação feita pela AMARRIBO do cumprimento por parte do Brasil da
Convenção Anti corrupção da Organização dos Estados Americanos, constou uma
recomendação para que o país eliminasse do seu arsenal jurídico o foro
privilegiado.

Esse instrumento é responsável pelo elevado grau de impunidade que impera no
país. Senadores, deputados federais e ministros, só podem ser processados
pelo STF, e governadores junto ao Superior Tribunal de Justiça. Prefeitos e
deputados estaduais, só podem ser processados criminalmente pelos Tribunais
de Justiça dos Estados. Como esses tribunais não são equipados, e não foram
criados para conduzir investigações, esses processos ficam paralisados por
anos, e acabam caindo na prescrição. Essa é sempre a estratégia dos
políticos que são pegos em atos de corrupção.

Segundo levantamento feito pela AMB, apenas 4,6% das ações penais
instauradas diretamente, em razão do foro privilegiado, perante o Supremo
Tribunal Federal desde 1998 foram julgadas. No caso do Superior Tribunal de
Justiça apenas 2,2%. Dos 130 processos recebidos pelo Supremo Tribunal
Federal apenas seis foram concluídos, com a absolvisão dos réus, e treze
prescreveram antes de ir a julgamento. Das 483 ações recebidas pelo Superior
Tribunal de Justiça, apenas 16 foram julgadas, com 5 condenações e 11
absolvições, e 71 ações prescreveram antes do julgamento. Esses são
processos contra parlamentares, ministros e governadores, que têm direito ao
foro privilegiado.

É importante notar que cada vez mais vozes qualificadas se posicionam contra
esse instrumento, que é uma aberração do ponto de vista jurídico. É como se
houvesse uma casta superior de cidadãos, que não prestam contas à justiça.
Ao criar esse instrumento o arcabouço jurídico do país transformou os orgãos
de justiça colegiados em tribunais de exceção, pois eles foram criados para
julgar apelações e não para fazer investigações. E como não fazem
investigações, não podem julgar. Está criado o ambiente para a impunidade.

Ainda que alguns orgãos tenham tentado se equipar para conduzir
investigações, isso apenas mitiga um pouco essa distorção do princípio da
igualdade perante a lei, pois foi criada para proteger políticos corruptos.

Os quatro candidatos ao cargo de procurador geral da República, Ela Wiecko,
Antonio Fonseca, Rodrigo Janot, bem como o atual incumbente do cargo,
Roberto Gurgel são contra o instituto do foro privilegiado. Os quatro vão
concorrer em uma votação interna do Ministério Público Federal para criar
uma lista tríplice que será submetida à Presidenta Dilma Roussef, que
nomeará o próximo procurador geral para um mandato de 2 anos. Normalmente os
presidentes escolhem o mais votado deles para a nomeação.

Somente o Congresso Nacional pode mudar essa lei, e por isso é necessário
pressão da sociedade para que isso aconteça, como no caso do ficha limpa. É
importante que mais vozes de autoridades como o procurador geral da
República se manifestem para que a sociedade brasileira se veja livre de
mais esse instrumento indecente de impunidade de corruptos.

Fernanda - Amarribo

--
marie murakami
uma velhinha indignada

Isso é Brazil solidario com diversidade e respeito

Moradores do Morro da Providência ameaçados de remoção pela Prefeitura
http://www.youtube.com/watch?v=AnhS1xRUFEc


Isso È Brasil que não mostram lá fora cheio de preconceito com negros e pobres

Repassado, doação

ATENÇÃO COMPANHEIROS E/OU AMIGOS,

ASSUMI A PRESIDÊNCIA DE UMA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E SÓ TEMOS O IMÓVEL, SENDO QUE PARA ATENDER

OS MORADORES E REALIZAR AS REUNIÕES COM OS DIRETORES PRECISAMOS DE ALGUNS MOBILIÁRIOS, QUE PODERIAM SER DE SEGUNDA MÃO, E MATERIAIS DE ESCRITÓRIO, CONTO COM A COLABORAÇÃO DE VOCÊS.

LISTA DO QUE PRECISAMOS:

CADEIRAS
MESAS
PRATELEIRAS
BEBEDOURO
COMPUTADOR
IMPRESSORA
PAPEL OFÍCIO
CANETAS



ME AJUDEM POR FAVOR, DESDE JÁ AGRADEÇO MEU TELEFONE É 96448577 - 26260991.




ROSANGELA NELI DE CASTRO BARBOSA
PRESIDENTA DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES
DA VILA TIJUCA FLUMINENSE ( BONFIM ).



CNPJ 09140649/0001-82
SEDE : RUA BONFIM Nº 825 - FONSECA - NITERÓI - CEP 24140010

Educação básica ????

Governo anuncia novas creches e quadras e faz entrega de bicicletas Quinta-feira, 26 de maio de 2011 - 14:25 A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, participaram nesta quinta-feira, 26, em Brasília, da solenidade de doação 30 mil de bicicletas e capacetes escolares do programa Caminho da Escola a 81 municípios de todo o país. Na mesma solenidade foi firmado compromisso para a construção de 454 quadras esportivas cobertas e de 138 de unidades de educação infantil em mais de 300 municípios por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). As obras contarão com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Dilma salientou a importância das unidades de educação infantil para o desenvolvimento das crianças que utilizam a rede pública de ensino. “Com a construção de creches e pré-escolas, estamos abrigando e oferecendo educação a crianças até cinco anos”, afirmou. “Dar atenção especializada e educação nesse período essencial para o desenvolvimento cognitivo pode fazer uma diferença fundamental para o resto da vida.”

Para a presidenta, a rede de educação infantil garante às mães o direito de trabalhar e a possibilidade de aumentar a renda da família, com a segurança de saber que os filhos estão protegidos.

Recursos do PAC 2 serão aplicados na assistência financeira, em caráter suplementar, a estados, Distrito Federal e municípios. Serão atendidos os que firmaram o termo de adesão ao plano de metas Compromisso todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR) para construção de creches e escolas de educação infantil, aquisição de equipamentos e mobiliário para a rede física escolar e para a construção de quadras esportivas.

Até o fim do ano, o Proinfância deve construir 1,5 mil quadras esportivas. Até 2014, a meta do programa é construir 6 mil quadras e reformar 4 mil.

Transporte — Quanto à entrega das bicicletas, o ministro Fernando Haddad destacou que o programa Caminho da Escola tem avançado em módulos. “No primeiro, tivemos o ônibus escolar; depois, em parceria com a Marinha, possibilitamos a compra de embarcações; agora é a vez da bicicleta”, disse. Haddad também ressaltou a preocupação com a segurança das crianças, que receberão capacetes, e a necessidade de se criar uma cultura de ciclismo no Brasil.

Estudos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) constatam número significativo de estudantes que percorrem a pé distâncias entre dois e 12 quilômetros de casa até a escola ou ponto de embarque do transporte escolar. Eles vivem em localidades que não apresentam condições de tráfego para veículos automotores. Nesses casos, o uso de bicicletas ajuda a reduzir o tempo e o esforço daqueles que percorrem pequenas e médias distâncias.

O FNDE promoveu pregão eletrônico para a aquisição também de capacetes específicos para ciclistas. O Caminho da Escola prevê a compra de 100 mil bicicletas e capacetes até o fim do ano.

A bicicleta ainda é um veículo pouco utilizado no transporte escolar. O MEC e o FNDE, em parceria com os municípios, vão desenvolver projeto-piloto para avaliar os diversos aspectos dessa modalidade de transporte. O projeto trará subsídios para a definição de critérios de atendimento aos beneficiários, modelo de gestão e indicação das situações em que a bicicleta possa efetivamente servir como meio capaz de facilitar o acesso e a permanência dos alunos na escola.

No atendimento aos interessados em participar do projeto-piloto, terão prioridade os municípios que registraram no Censo Escolar de 2010 até 5 mil matrículas na rede pública de educação básica.

Criado em 2007 para renovar e padronizar a frota de veículos e embarcações de transporte escolar, o Caminho da Escola tem como atribuição garantir a segurança e a qualidade do deslocamento de estudantes e contribuir para que eles tenham acesso e permaneçam na escola.

Assessoria de Comunicação Social

Educar carentes???

Como alguem de fora que a anos vem tratando as comunidades carentes e favelas como pessoas de baixo valor vai tratar, a ver a questão do lixo, que de alguma forma é responsabilidade dos que recebem salarios pagos com os impostos desses pobres que com mente de colonia não oferece os mesmos direitos que eles acham ser dos amigos da zona chamada sul, onde existem menos negros e pardos.

Começou curso de mediação de conflito para líderes comunitários

terça-feira, 24 de maio de 2011
Começou curso de mediação de conflito para líderes comunitários
CEN Brasil Comunicação


Até sexta (27), 40 líderes comunitários – moradores do bairro Beiru/Tancredo Neves – serão capacitados para atuar junto à comunidade como mediadores de conflito. Desses, 30 serão escolhidos para atuar como agentes comunitários.


Começou nesta segunda-feira (23) o curso de formação de agentes comunitários para 40 líderes da comunidade de Beiru/Tancredo Neves. O curso faz parte do Justiça Comunitária – projeto integrante do Programa de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e administrado na Bahia pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – e será ministrado até sexta-feira (27) por diversos profissionais que atuam com direitos humanos e mediação de conflitos.
Nas 60h/aula serão abordadas questões referentes à cidadania, direitos das pessoas com deficiência, das mulheres, das crianças e dos adolescentes, religiosidade, entre outros. Segundo o secretário, o Justiça Comunitária vem com o objetivo de prestar serviços diferenciados de cidadania. “A medicação de conflitos é uma ação importantíssima, principalmente por ser viabilizada por vocês que vivem na comunidade e conhecem a realidade do local. Não será ninguém de fora que virá para mediar os conflitos. É a própria comunidade, capaz que é, com sua inteligência e conhecedora de seus problemas, quem fará isso”, disse o secretário Almiro Sena para os participantes.


Mais de 150 mil pessoas moram em Beiru/Tancredo Neves. De acordo com o coordenador de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos da SJCDH, Marcos Rezende, depois da capacitação, serão escolhidas 30 pessoas para atuarem nas regiões do Beiru e do Arenoso (bairro vizinho ao Beiru). Ele explicou que esses agentes comunitários serão assistidos durante o processo da mediação por uma equipe do Justiça Comunitária – formada por uma advogada, uma assistente social e um psicólogo – de forma que eles também possam promover, na comunidade, a convivência sem violência.


Um dos selecionados para participar do curso, o estudante do Ensino Médio, Danilo Bittencourt, vê a possibilidade de se tornar um agente comunitário como uma forma de ajudar aos demais moradores. “Eu fui chamado pelo meu pai para vir a uma reunião do Pronasci e desde então tenho acompanhado as ações no Beiru. Participo porque quero ajudar o meu bairro. Quero ser um espelho aqui dentro e quero ajudar no que puder”, afirmou o estudante.


Território de Paz


O Território de Paz foi implantado em Beiru/Tancredo Neves com o objetivo de para reduzir a criminalidade através de políticas públicas de segurança articuladas a projetos sociais. No bairro, são 13 ações coordenadas pelas Secretarias Estaduais da Justiça, da Educação, de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, de Desenvolvimento Urbano, de Cultura e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. As ações também abrangem os moradores do Arenoso.


http://www.sjcdh.ba.gov.br/

Maioria dos miseráveis brasileiros é jovem, negra e nordestina

terça-feira, 3 de maio de 2011
Maioria dos miseráveis brasileiros é jovem, negra e nordestina

Y.Valentim
Carolina Pimentel


A maioria dos brasileiros que vivem em situação de extrema pobreza é negra ou parda, jovem e vive na Região Nordeste. É o que mostra um levantamento feito pelo governo federal, com base em dados preliminares do Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).


Com base nesses dados, o governo estipulou que famílias com renda igual ou inferior a R$ 70 por pessoa são consideradas extremamente pobres. O parâmetro será usado na elaboração do plano Brasil sem Miséria, a ser lançado em breve pelo governo federal.


Nessa situação de miséria encontram-se 16,2 milhões brasileiros, o equivalente a 8,5 % da população do país. Desse total, 70,8% são pardos ou pretos e 50,9% têm, no máximo, 19 anos de idade.


O mapa revela que 46,7% dos extremamente pobres vivem no campo, que responde por apenas 15,6% da população brasileira. De cada quatro moradores da zona rural, um encontra-se na miséria. As cidades, onde moram 84,4% da população total, concentram 53,3% dos miseráveis.


Na Região Nordeste estão quase 60% dos extremamente pobres (9,61 milhões de pessoas). Em seguida, vem o Sudeste, com 2,7 milhões. O Norte tem 2,65 milhões de miseráveis, enquanto o Sul registra 715 mil. O Centro-Oeste contabiliza 557 mil pessoas em situação de extrema pobreza.


Quanto ao sexo, a miséria atinge mulheres e homens da mesma forma: 50,5% contra 49,5% respectivamente. No entanto, na área urbana, a presença de mulheres que vivem em condições extremas de pobreza é maior, enquanto os homens são maioria no campo.


A análise dos dados revela também que, além da renda baixa, a parcela da população em extrema pobreza não tem acesso à serviços públicos, como água encanada, coleta de esgoto e energia elétrica. Estima-se, por exemplo, que mais de 300 mil casas não estão ligadas à rede de energia elétrica.


“Quanto menor é a renda das pessoas, maior é a proporção de pessoas que não têm acesso ao abastecimento de água potável. Quanto menor a renda, maior a proporção da população que não tem banheiro exclusivo no domicilio. Na área rural a situação é mais recorrente”, afirmou o presidente do IBGE, Eduardo Nunes.


A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, afirmou que o plano Brasil sem Miséria, que visa a acabar com a pobreza extrema no Brasil até 2014, será uma combinação de políticas de transferência de renda e de capacitação profissional com ampliação dos serviços ofertados pelo Estado.


“Não se trata de novos programas, mas um olhar para esse público. Não vamos fazer um chamamento, mas garantir que o Estado chegue a essa população”, disse a ministra, acrescentando que vários programas atuais serão mantidos, como o Bolsa Família.


O plano deve ser lançado em breve pela presidenta, Dilma Rousseff. Segundo a ministra, é possível erradicar a pobreza extrema nos próximos quatro anos. “É um esforço dos governos federal, estaduais e municipais. É uma força-tarefa”, disse. Tereza Campello explicou ainda que a renda familiar estipulada para definir a faixa de extrema pobreza será ajustada no decorrer dos anos.


Hoje, dos 16,2 milhões de extremamente pobres, 4,8 milhões de brasileiros não têm rendimento. O restante (11,4 milhões) tem renda que varia de R$ 1 a R$ 70.


Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-05-03/maioria-dos-miseraveis-brasileiros-e-jovem-negra-e-nordestina

A tragédia dos comuns

A tragédia dos comuns

João Francisco Neto

Em 1968, um pesquisador americano da Universidade da Califórnia, Garrett Hardin (1915-2003), publicou um artigo sob o título de “A Tragédia dos Comuns”. O texto faz uma criteriosa análise dos problemas que surgem sempre que usamos um bem comum. Na verdade, é um estudo sobre traços do comportamento humano, cujo resumo é o seguinte: a maioria das pessoas, sempre que puder beneficiar-se de um bem comum será incentivada a fazer o mínimo de esforço para preservá-lo, ao mesmo tempo em que será tentado a extrair o máximo de vantagem desse bem.

No texto do artigo, o exemplo utilizado é o das pastagens, pois era comum em diversos países europeus (e especialmente na Inglaterra), que as terras fossem exploradas de forma coletiva por um grupo de pessoas. Assim, nas mesmas terras todos plantavam, e também criavam gado, utilizando-se das pastagens comuns. O termo “comum”, do título original do artigo, provém da expressão inglesa “commons”, que era utilizada para designar as pastagens, as florestas e os campos compartilhados livremente por uma comunidade rural. Porém, esse sistema dava margem ao surgimento da super-exploração: frequentemente um pastor descobria que, se ele aumentasse o seu rebanho, somente ele teria mais lucro, ao passo que o custo disso seria suportado por todos. A tragédia sobreviria assim que todos passassem a agir da mesma forma. Quando todos os pastores aumentassem os seus rebanhos desproporcionalmente, a terra logo se esgotaria e, em pouco tempo, todos perderiam. Daí o sentido da tragédia.

Há um outro exemplo clássico e real, sempre incluído nos livros de Economia Política: no início da colonização americana, por volta do ano de 1621, desembarcou na região de Massachusetts um grupo de imigrantes peregrinos vindos da Europa, que formaram uma colônia chamada de Plymouth. De acordo com o contrato, as propriedades e as terras seriam administradas e cultivadas de forma comum por todos os colonos. Porém, em pouco tempo, ainda no final do segundo ano da chegada, a colônia afundou em miséria e penúria, fome e frio, pois sua produção não era suficiente nem para alimentar as famílias ali estabelecidas. Logo se concluiu que o sistema de exploração comum não funcionava, pois cada colono esperava que o outro trabalhasse mais que ele próprio. O sistema comunal foi então abolido, e cada um dos colonos passou a cuidar de suas próprias terras. A partir daí a colônia cresceu e prosperou, confirmando aquilo que o filósofo grego Aristóteles já havia concluído há muito tempo: quanto mais donos tiver a coisa, menor o cuidado. Em tudo.

Esse comportamento predatório se revela em várias outras oportunidades. Por exemplo, nos condomínios em que o consumo de água não é medido individualmente, a conta costuma ser bem mais alta do que quando se instala medidores que indicam o consumo de cada família. Questões ambientais também sofrem o mesmo impacto. Se a pesca é liberada, todos procurar retirar o máximo de peixe das águas, ainda que isso, ao final, vá prejudicar a todos.

Infelizmente, isso faz parte da natureza humana: a idéia de “se dar bem”, de levar vantagem em tudo, de obter sempre o máximo de lucro; tudo, logicamente, sem pensar nos outros. E como mudar isso? Como sugeriu Gustavo Cerbasi (Folha de S. Paulo, 21/6/2010), no mundo atual, dominado pelo consumo e pelos valores materiais, uma maneira de se evitar a formação de jovens gananciosos e egoístas seria que as escolas, desde cedo, transmitissem às crianças os valores da ética e da cidadania, ao lado das vantagens de uma vida coletiva e solidária. Não tenham dúvida: esses ensinamentos seriam bem mais importantes do que muita coisa inútil que hoje enche os cadernos, a cabeça e a paciência de nossos jovens e crianças.

João Francisco Neto

Agente Fiscal de Rendas, mestre e doutor em Direito Econômico e Financeiro pela Faculdade de Direito da USP

jfrancis@usp.br

ARTIGOS de JOÃO FRANCISCO NETO

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Procedimento para aquisição da certificação 2° grau ensino medio do ENEM

http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/


Após responder como outro inscrito a m pergunta que lhe da o direito de obter a certificação está nesses quadrados



Já conclui o Ensino Médio
Estou cursando e concluirei o Ensino Médio em 2011
Estou cursando e concluirei o Ensino Médio após 2011
X Não conclui e não estou cursando o Ensino Médio


Para Aparecer


Certificação do Ensino Médio A certificação de conclusão do Ensino Médio é destinada aos maiores de 18 anos e que ainda não concluíram seus estudos.

Irá utilizar sua nota no Enem para obter certificado de conclusão do Ensino Médio? responder *


Após responder Sim no quadrado ao lado aparecerá

Você cursa ou já cursou a Educação de Jovens e Adultos - EJA? responder*


Informe em qual instituição você deseja obter certificação:

UF: responder*

Instituição: responder *


Após concluir as inscrições


Boa Sorte

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Enen certificação 2° grau e isenção

Inscrição para Enem começa hoje e vai até 10 de junho

Por AE | Agência Estado – 5 horas atrásCompartilharretweetE-mailImprimirAs inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão abertas hoje, a partir das 10h, e seguirão até as 23h59 de 10 de junho, feitas exclusivamente pela internet. O valor da inscrição será de R$ 35. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou que o Enem será realizado neste ano em 22 e 23 de outubro. No ano que vem, haverá duas edições do exame - uma em 28 e 29 de abril e outra no segundo semestre de 2012, em data a ser definida.

Durante os dois dias de prova, os estudantes não poderão usar lápis, lapiseira nem borracha. O uso de relógio também será proibido - cada sala deverá contar com um marcador de tempo. Os estudantes terão os aparelhos de celular guardados em local lacrado ao entrarem nas 140 mil salas de aplicação do exame. O edital deste ano não prevê aos inscritos o direito a pedido de revisão ou de vista das provas. Devido à dimensão do exame, o Inep considera inviável considerar esses pedidos.


No ano passado, o Enem foi marcado por falhas de encadernação na prova amarela e pela troca de cabeçalho no cartão resposta, o que levou muitos estudantes a se confundirem no preenchimento do gabarito e solicitarem a correção invertida. Em 2009, a prova vazou, conforme revelou o Grupo O Estado de S. Paulo.


Após essas duas edições marcadas por uma série de problemas, o Inep recorreu a uma empresa de gestão de riscos, que receberá até R$ 5 milhões, e ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para evitar imprevistos. O Inep também instituiu um grupo de operações de logística para monitorar desde a impressão do exame até a aplicação da prova nas salas.
UEPA 2011 / PEDIDO DE ISENÇÃO
2010-05-08 21:13
Pedidos de isenção da taxa de inscrição encerram dia 21
Serão ofertadas 10 mil isenções, dos quais 7 mil para o Prosel e 4.500 são para o Prise (1ª etapa). As solicitações podem ser feitas até às 23h do dia 21 de maio. O resultado sai no dia 20 de agosto.




Estão abertas entre os dias 04 e 21 de maio, as solicitações para a taxa de isenção dos processos seletivos 2010 da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Serão ofertadas 10 mil isenções, dos quais 5.500 são integrais e 4.500 parciais.

Para o Processo Seletivo (Prosel) 2010, serão destinadas 7 mil isenções, sendo 4 mil integrais e 3 mil parciais. Os candidatos beneficiados pela isenção parcial deverão pagar o valor de R$30 (trinta reais) no ato da inscrição.

Para solicitar o pedido, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: cópia da identidade; comprovantes de renda do mês de abril de 2010, de todas as pessoas que residem na mesma casa e contribuem na renda familiar; em caso de trabalho informal, apresentar declaração, de próprio punho e legível, assinada pelo declarante; atestado que cursou ou está cursando desde a 1ª série do Ensino Médio em escola pública, ou como bolsista integral, em escola particular, com conclusão, neste ano; Histórico Escolar se concluiu todo o Ensino Médio em escola pública, ou como bolsista integral, em escola particular; o formulário para solicitação de isenção (disponível na internet) devidamente preenchido.

No caso do Programa Ingresso Seriado (Prisel) – subprograma XIV 1ª etapa, serão oferecidas 3 mil isenções, dos quais 1.500 são integrais e 1.500 parciais, para a última modalidade, o candidato deverá pagar o valor de R$17,50 (dezessete reais e cinqüenta centavos). Para participar, os candidatos deverão estar regularmente matriculados na 1ª série do Ensino Médio, em escola pública ou bolsista integral em escolar particular e comprovar não possuir condições financeiras para o pagamento da taxa. A documentação para o pedido do benefício será o mesmo solicitado pelo Prosel.

Toda a documentação deve ser entregue no período de 04 a 28 de maio, no horário de 8 às 14h, nos locais descritos no edital do processo.
/ vestibular e educação / EnemCELULAR RSS O Portal de Notícias da Globo

04/02/10 - 19h48 - Atualizado em 04/02/10 - 20h11

Inep indica nota mínima do Enem para obter certificado do ensino médio
Estudantes tiveram que alcançar no mínimo 400.
Nota do Enem substitui Encceja.

Do G1, em São Paulo
Tamanho da letra
A- A+


saiba mais
Sistema do Enem tem 793,9 mil inscritos no fim da primeira etapa Falha na correção afetou 915 redações do Enem, diz Ministério da Educação Fiz minha inscrição definitiva no sistema do Enem. E agora?
--------------------------------------------------------------------------------
Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o objetivo de obter o certificado de conclusão do segundo grau tiveram que alcançar nota mínima 400 para conseguir o diploma, estabeleceu o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).



Além de ser usado na seleção de ensino superior, o Enem substitui o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para estudantes com mais de 18 anos.



A nota mínima foi estabelecida considerando a nota de corte utilizada pelo Encceja até o ano passado, que era 100. De acordo com o Inep, foi realizada uma análise estatística, de modo a verificar a correspondência da nota 100 do Encceja com a nova escala no Enem 2009.

As secretarias de educação dos estados, municípios e do Distrito Federal, responsáveis pela emissão dos certificados, podem aproveitar as notas de uma ou mais áreas avaliadas no Enem 2009, de acordo com o interesse de certificação pleiteada pelo candidato. O estudante pode pleitear a certificação em cada uma das quatro áreas de conhecimento separadamente.



As secretarias têm autonomia para definir os procedimentos para certificação. O Inep informa também que Institutos Federais de Ensino também poderão emitir as certificações.



O que fazer
Os interessados em obter o certificado do ensino médio com base no Enem 2009 devem procurar esses órgãos e fazer a solicitação. Recebidas as manifestações dos estudantes, as secretarias terão prazo de 30 dias para solicitar ao Inep as notas dos candidatos. Dúvidas podem ser tiradas no endereço http://faleconosco.inep.gov.br/.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

E ainda querem falar que o Brasil melhora com a educação

Quando será a inscrição para o ENCCEJA 2011? Muitas pessoas estão fazendo essa perrgunta.

O que podemos informar é que a inscrição geralmente acontece no segundo semestre do ano. Provavelmente começaremos a ter notícias sobre as inscrições do ENCCEJA 2011 depois de julho de 2011.

Lembramos que ainda não aconteceram a s provas do ENCCEJA 2010, que inicialmente estava marcada para o fim do ano passado, mas foi adiada para março de 2011. Em 2009 houve adiamento da prova, que terminou não acontecendo.

Esperamos que desta vez o MEC/INEP realmente realize as provas, pois não é pequeno o número de pessoas que contam com a prova do ENCCEJA para dar prosseguimento aos seus estudos, ou até mesmo obter promoção no emprego atual ou buscar um emprego melhor.

As provas do Enem 2011

ATUALIZADO
Nesta semana o MEC confirmou que as provas do Enem 2011 deverão ocorrer nos dias 22 e 23 de outubro, as inscrições deverão ocorrer entre os meses de julho de agosto.

Em breve começarão as inscrições Enem 2011, o Exame Nacional do Ensino Médio. No começo o Enem servia de base apenas para medir o nível de conhecimento dos estudantes que terminavam o ensino médio, mas nos últimos anos fazer a Enem 2011 Inscrições é a porta de entrada para qualquer estudante, principalmente aqueles de baixa renda, conseguir ingressar na rede superior de ensino, seja através de uma universidade pública ou uma faculdade particular.

Nos últimos anos, as provas do Enem foram marcados por alguns erros que acabaram manchando a credibilidade do Exame, apesar disso o Exame ainda é o melhor caminho para o estudante adentrar num curso superior, se você pretende fazer o Enem 2011 Inscrições saiba que as inscrições, assim como a prova, ocorrerão no segundo semestre de 2011, até o momento não foi definida data exata pra o exame, mas assim que confirmado o período de Inscrições Enem 2011 as mesmas poderão ser feitas no site oficial do Enem, em enem.inep.gov.br.

Você que pretende realizar o Enem 2011 Inscrições fique atento ao período para realizar a sua. A inscrição para quem está terminando o ensino médio na rede pública é gratuita, não fique de fora, faça sua inscrição para o Enem 2011 e conquiste uma vaga gratuita no ensino superior, seja através do ProUni 2012 ou Sisu 2012.
Fonte
http://www.mundodanet.com/enem-2011-inscricoes/

Ongs Brasileiras

Wenn Sie hören, dass unsere NGO bei der Förderung der Aufnahme interessiert ist tatsächlich überprüfen, wie viele junge Menschen haben während der Lebensdauer dieser NGO verbessert. Wenn die Veranstalter nachweisen, verbessern ihre Lebensbedingungen in den deprimierenden Arbeit. Wenn Sie schon immer schlecht zu sprechen von dem Ort, ohne jemals gut Faktoren beantwortet werden, oder wenn wir nur sehen, mit ihren Profilen.

Ongs Brasileiras

If you hear that our NGO is interested in promoting inclusion actually check how many young people have improved life over the life of this NGO. If the organizers demonstrate improve their living conditions in the depressing work. If you always speak badly of the place answered without ever seeing good factors, or if we see only with their profiles.

Ongs Brasileiras

Si vous entendez que notre ONG est intéressée à promouvoir l'inclusion effectivement vérifier combien de jeunes ont amélioré la vie sur la vie de cette ONG. Si les organisateurs de démontrer améliorer leurs conditions de vie dans le travail abrutissant. Si vous parlez toujours du mal de l'endroit répond sans jamais voir les facteurs de bonne, ou si nous ne voyons que leurs profils.

BraZil que Não representam os Brasileiros

Brasileiro em país estranho, latino, no seu proprio país preconceituoso quanto a raça e origem social. brasileiro deveria em tese respeitar os brasileiros, mais preferem sentir-sem como colonia, assim o Feudo tem local certo para aplicação dos impostos pagos e vemos as periferias que pagam tanto ou mais impostos serem criminalizados pelo poder publico, que as pessoas em sua maioria exalta a origem estrangeira, não o ser descendente de indio Brasileiro, que daria a estes o direito de ser chamado Brasileiros legitimos.
Cuidado, pois esses que pensam ser Brasileiros por terem certidões brasileiras, mas não gostam do país, negros, pessoas da periferias e estão se aproximando dos que não são brasileiros só por não gostar de si. Não gostam de serem chamados de Brasileiros, só por isso se sentem bem como descendenctes de colonias que não se misturam. Não representam os Brasileiros.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Ainda assim, corajosos enfrentavam os poderosos exigindo justiça 18/05 um dia

por Pedro Argemiro



Durante mais de três anos, na década de 70, pouca gente ousou abrir a gaveta do Instituto Médico-Legal de Vitória, no Espírito Santo, onde se encontrava o corpo de uma menina de nove anos incompletos. E havia motivos para isso. Além de o corpo estar barbaramente seviciado e desfigurado com ácido, se interessar pelo caso significava comprar briga com as mais poderosas famílias do estado, cujos filhos estavam sendo acusados do hediondo crime. Pelo menos duas pessoas já tinham morrido em circunstâncias misteriosas por se envolverem com o assunto.

Ainda assim, corajosos enfrentavam os poderosos exigindo justiça, tanto que o corpo permanecia insepulto na fria gaveta, como se fosse a última trincheira da resistência. O nome da menina era Araceli Cabrera Crespo e seu martírio significou tanto que o dia 18 de maio – data em que ela desapareceu da escola onde estudava para nunca mais ser vista com vida – se transformou no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Por uma dessas cruéis ironias, Jardim dos Anjos era onde ficava um casarão, na Praia de Canto, usado por um grupo de viciados de Vitória (ES) para promover orgias regadas a LSD, cocaína e álcool, nas quais muitas vítimas eram crianças – anjos do sexo feminino. Entre a turma de toxicômanos, era conhecida a atração que Paulo Constanteen Helal, o Paulinho, e Dante de Brito Michelini, o Dantinho, líderes do grupo, sentiam por menininhas. Dizia-se, sempre a boca pequena, que eles drogavam e violentavam meninas e adolescentes no casarão e em apartamentos mantidos exclusivamente para festas de embalo. O comércio de drogas era, e é muito enraizado naquela cidade. O Bar Franciscano, da família Michelini, era apontado como um ponto conhecido de tráfico e consumo livres.

Suspeitas sobre a mãe da menina

Araceli vivia com o pai Gabriel Sanches Crespo, eletricista do Porto de Vitória, a mãe Lola, boliviana radicada no país, e o irmão Carlinhos, alguns anos mais velho que ela. Na casa modesta, localizada na Rua São Paulo, bairro de Fátima, era mantido o viralata Radar, xodó da menina, que o criava desde pequenino. Segundo o escritor José Louzeiro que acompanhou o caso de perto e o transformou no livro “Araceli, Meu Amor” – o nome Radar foi escolhido pela garota “para que o animal sempre a encontrasse”. Araceli estudava perto de casa, no Colégio São Pedro, na Praia do Suá, e mantinha urna rotina dificilmente quebrada. Ela saía da escola, no fim da tarde, e ia para um ponto de ônibus ali perto, quase na porta de um bar, onde invariavelmente brincava com um gato que vivia por ali.

No dia 18 de maio de 1973, uma sexta-feira, a rotina de Araceli foi alterada. Ela não apareceu em casa e o pai, num velho Fusca, saiu a procurá-la pelas casas de amigos e conhecidos, até chegar ao centro de Vitória. Nada. A menina não estava em lugar algum. Só restou a Gabriel comunicar a Lola que a filha estava desaparecida e que tinha deixado seu retrato em redações de jornais, na esperança de que fosse, realmente, somente um desaparecimento. No dia seguinte, quando foi ao colégio para conseguir mais informações, Gabriel ficou sabendo que a menina tinha saído mais cedo da escola. De acordo com a professora Marlene Stefanon, Araceli tinha “ido embora para casa por volta das quatro e meia da tarde, como a mãe mandou pedir num bilhete”.

Na véspera, Lola tivera uma reação aparentemente normal ao constatar a demora da filha em chegar em casa. Primeiro, ficou enervada; depois, preocupada. No sábado, tarde da noite, sofreu uma crise nervosa e precisou ser internada no Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia. Ainda no início do processo, acabariam pesando sobre ela fortes suspeitas e graves acusações. Lola foi apontada como viciada e traficante de cocaína, fornecedora da droga para pessoas influentes da cidade e até amante de Jorge Michelini, tio de Dantinho. E mais: ela era irmã de traficantes de Santa Cruz de La Sierra, para onde se mudou tão logo o caso ganhou dimensão, deixando para trás o marido Gabriel e o outro filho, Carlinhos. Não se sabe até onde Lola facilitou ou estimulou a cobiça dos assassinos em relação a Araceli.

Menina era usada no tráfico de drogas

A respeito de Dantinho e de Paulinho Helal, dizia-se que uma de suas diversões durante o dia era rondar os colégios da cidade em busca de possíveis vítimas, apostando na impunidade que o dinheiro dos pais podia comprar. Dante Barros Michelini era rico exportador de café (tão ligado a Dantinho que chegou a ser preso, acusado de tumultuar o inquérito para livrar o filho). Constanteen Helal, pai de Paulinho, era comerciante riquíssimo e poderoso membro da maçonaria capixaba. Seus negócios também incluíam imóveis, hotéis, fazendas e casas comerciais. Já o eletricista Gabriel, seu maior tesouro era a filha. No domingo, ele foi à delegacia dar queixa, onde lhe foi dito que tudo seria feito para encontrar Araceli. Na Santa Casa, ele contou a Lola o resultado de sua busca e falou da garantia dos policiais de que tudo acabaria bem. Lola pareceu não acreditar – e chorou. O escritor José Louzeiro não tem dúvida:

Lola foi, indiretamente, a causadora do hediondo crime de que sua filha foi vítima. “Na sexta-feira, a mando da mãe, Araceli tinha ido levar um envelope no edifício Apoio, no Centro de Vitória, ainda em construção, mas que já tinha uns três ou quatro apartamentos prontos, no 8º andar. A menina não sabia, mas o envelope continha drogas. Num dos apartamentos, Paulinho Helal, Dantinho e outros se drogavam. Ela chegou, foi agarrada e não saiu mais com vida”, conta o escritor.

O que aconteceu realmente com Araceli Cabrera Crespo talvez nunca se saiba. E talvez, seja bom mesmo não conhecer os detalhes, tamanha é a brutalidade que o exame de corpo delito deixa entrever. A menina foi estupidamente martirizada. Araceli foi espancada, estuprada, drogada e morta numa orgia de drogas e sexo. Sua vagina, seu peito e sua barriga tinham marcas de dentes. Seu queixo foi deslocado com um golpe. Finalmente, seu corpo – o rosto, principalmente – foi desfigurado com ácido.

Corrupção e cumplicidade da polícia

Seis dias depois do massacre da menina, um moleque caçava passarinhos num terreno baldio atrás do Hospital Infantil Menino Jesus, na Praia Comprida, perto do Centro da capital. Mas o que ele encontrou foi o corpo despido e desfigurado de Araceli. Começou, então, a ser tecida uma rede de cumplicidade e corrupção, que envolveu a polícia e o judiciário e impediu a apuração do crime e o julgamento dos acusados por uma sociedade silenciada pelo medo e oprimida pelo abuso de poder.

Dois meses após o aparecimento do corpo, num dia qualquer de julho de 1973, o superintendente de Polícia Civil do Espírito Santo, Gilberto Barros Faria, fez uma revelação bombástica. Ele afirmou que já sabia o nome dos criminosos, vários, e que a população de Vitória ficaria estarrecida quando fossem anunciados, no dia seguinte. Barros havia retirado cabelos de um pente usado por Araceli e do corpo encontrado e levado para exames em Brasília. confirmando que eram iguais. Por que a providência? Até então, havia dúvidas que era de Araceli o corpo que apareceu desfigurado no terreno baldio. Gabriel sabia que era o da filha – ele o reconheceu por um sinal de nascença, num dos dedos dos pés. Mas Lola disse o contrário. Assim que se recuperou, ela foi ao IML reconhecer o corpo e afirmou que não era de sua filha. Louzeiro recorda um outro fato a respeito disso, altamente elucidativo. Certo dia, Gabriel levou o cachorro Radar ao IML só para confirmar, ainda mais sua certeza. Não deu outra: mesmo com a gaveta fechada, animal agiu realmente como um radar, como Araceli premonizara, e foi direto à geladeira onde estava o corpo de sua dona.

O delegado muda de opinião

Porém, sem que explicasse o porquê (na noite anterior, ele tivera um encontro com Dante Michelini), Barros Faria mudou de opinião e, ao invés de estarrecer a população de Vitória, provocou riso e deboche por uma lado, e revolta, por outro. O assassino de Araceli, segundo ele, era um velho negro, demente, que perambulava pela Praia do Suá, perto da escola da menina. Começava a escalada de suborno, ou de medo. Coisa que não fazia parte do caráter de um sargento da Polícia Militar, lotado no serviço secreto, e de um vereador do MDB de Vitória. O primeiro, Homero Dias, acabaria pagando com a vida as investigações que fez. Certo de que estava mexendo em casa de marimbondos, o sargento Homero procurava se cercar de muito cuidado durante suas investigações. Tudo que apurava, ele comunicava a seu superior imediato, o capitão Manoel Araújo, também delegado de polícia, em quem confiava. A esposa, Elza, e ao sogro, João Dias, confidenciou certa vez: “Já tenho material para incriminar muita gente. Acho que o capitão Araújo já pode interrogar o filho de Constanteen Helal.”

Repentinamente, Homero foi afastado do caso pelo próprio capitão Araújo e recebeu ordens de perseguir o traficante José Paulo Barbosa. o Paulinho Boca Negra, na ilha do Príncipe. Na operação, Homero foi atingido nas costas e morreu. O próprio Boca Negra diria depois, na Penitenciária de Vitória, até ser calado para sempre, tempos após, com 27 facadas:

“Quem matou o sargento Homero foi o soldado da PM que estava com ele. Eu vi quando ele atirou.”

Evidências apontam para Helal e Dantinho

O vereador era Clério Vieira Falcão, falecido há cerca de seis anos, que travou incansável luta para botar na cadeia os assassinos de Araceli. Ele deflagrou uma campanha, que repercutiu em todo o país, exigindo a apuração do crime e a apuração dos culpados, que apontava: Dante de Brito Michelini, Paulo Constanteen Helal e a amante deste, Marisley Fernandes Muniz, viciada em drogas. O nome dela surgiu no caso graças à paciente investigação feita pelo perito Asdrúbal de Lima Cabral, o Dudu, que, com a ajuda de seu colega carioca Carlos Éboli, também muito contribuiu para que o caso não fosse esquecido. Louzeiro recorda, por exemplo, que certa ocasião Dudu seguiu a mãe de Araceli, Lola, até São Paulo. Ela tinha saído de Vitória vestida praticamente como uma mendiga e, num hotel da capital paulista, vestira roupas elegantes e embarcara num avião para a Bolívia. Motivo: comprar drogas para a gangue dos acusados, mesmo após a morte da filha.

Eleito deputado, Clério Falcão conseguiu formar uma CPI para apurar o caso, que obteve mais resultados que a própria polícia. Ouvida na CPI, Marisley Fernandes declarou que o casarão do Jardim dos Anjos era reduto de festas de filhos de milionários, onde se consumia grandes quantidades de cocaína e LSD.

Ela também disse, mas depois negou, que Paulinho Helal a tinha levado ao local onde estava o corpo de Araceli, num carro onde havia um frasco com um líquido amarelo e luvas. O objetivo dele, segundo a amante, era ver se precisava despejar mais ácido no cadáver para dificultar o reconhecimento. Também convocado a depor na CPI, o perito Carlos Éboli disse que os assassinos deram uma dose excessiva de LSD a Araceli.

O Caso Araceli também fez vítimas do lado dos acusados. Uma delas foi o jovem Fortunato Piccin, um viciado que perdia completamente a razão quando se drogava em excesso. Ele foi apontado pelo capitão Manoel Araújo como suspeito do crime e morreu depois de tomar um remédio trocado, na Santa Casa de Misericórdia de Vitória, da qual Constanteen Helal era provedor. Também há suspeitas de que o próprio Jorge Michelini, tio de Dantinho, tenha sido eliminado por ameaçar contar tudo que sabia. Numa madrugada, o carro que dirigia foi atingido pelo ônibus de uma empresa, cujos veículos só circulavam até meia-noite. Segundo Louzeiro, outros dois assassinados foram um mecânico que prestava serviços para Paulinho Helal e o porteiro do Edifício Apolo.

O corpo de Araceli, segundo as investigações, teria sido levado num Karmann-Ghia do Edifício Apolo para o Bar Franciscano, onde ficou dentro de uma geladeira. Posteriormente, o corpo teria sido conduzido à Santa Casa de Misericórdia, com a cumplicidade do funcionário do serviço de necrópsia Arnaldo Neres, que viraria depois dono de funerária. Finalmente, o cadáver da menina foi deixado no terreno baldio. Muita gente viu e soube do que estava acontecendo durante aqueles dias. Os carrascos de Araceli fizeram tudo quase abertamente, tal a certeza da impunidade. O inquérito policial não passou de uma farsa e o longo processo judicial não conseguiu transformar evidências em provas.

Ainda assim, em agosto de 1977, o juiz Hilton Sily (falecido em abril passado), determinou a prisão de Dante de Brito Michelini e Paulo Constanteen Helal, pelo assassinato de Araceli, e de Dante Barros Michelini, acusado de tumultuar o inquérito para livrar o filho. Em outubro do mesmo ano eles já estavam soltos e o juiz havia sido “promovido” a desembargador. Em 1980, Dantinho e Paulinho foram julgados e condenados, mas a sentença foi anulada. Em novo julgamento, realizado em 1991, os reús foram absolvidos.

O crime já prescreveu. Mas o Caso Araceli é uma ferida que nunca cicatrizou completamente. Mexer com o assunto em Vitória ainda desperta medo, revolta e incredulidade.

Fonte: Pedro Argemiro, revista Crimes Que Abalaram o Brasil

Adolescentes em risco social no Brasil

Lembrando que os adolescentes hoje atendidos pelo contrato aprendiz, perfil dos aplicadores como sistema S e Fundação Roberto Marinho ou CIEE em sua maioria tem familia e boa condições de vida e uma escolaridade que não os faz necessario, mas....

Fui ao evento no dia 17/05/2008 na AMATRA/RJ que tratava do trabalho precoce e exploração sexual e artísticas de criança e adolescentes. Apesar de ouvir apenas o tema e suas colocações no período da manhã, pelo que percebi, vai continuar a mesma realidade brasileira exposta ao mundo na questão de violações de direitos da crianças e adolescentes.
No meu pensamento o Juizado é uma peça importante na proteção do adolescente trabalhador e não basta só dá a alguns o direito ao acesso ao trabalho, baseado no fato que pode ser feito direto com o empresário e o aplicador de curso e se esse aplicador de curso não se sentir qualificado ou competente a receber as realidades Brasileiras, analfabetas ou semi, com filhos ou tutelado pelo Estado, situação de rua ou abrigo, teremos amigos viajando e recebendo salários bons com visibilidade e beijas pés, pois os adolescentes deixaram de serem inseridas no mercado de trabalho, criando oportunidade de mobilidade social e econômico para ele e futuramente seus filhos, mas esses mesmos adolescentes e futuramente seus filhos que julgam terem direitos dentro das leis serão sempre vistos como crianças em risco de violações de direitos, mas os com melhores condições de acesso e mobilidade social e econômico, não.
Isso se reflete na área artística. E só tentar colorir ou por diversidade nestas áreas de forma a todos terem acesso como atores que vamos começas o debate. Hoje vejo que há criminalização da cor, eles adoram Sofia Loren que começou como outros maravilhosos, bonitos segundo eles, mas crianças, ou como ongs que necessitam de recursos e sempre utilizam a fala neguinho, com aquela carinha catarrenta e pés descalços cinzas de sujeiras com o barraco a mostra que precisa de ajuda. Sendo que não incentivam uma melhor aproximação deste parceiro com a comunidade e mostram realidades boas alem da que arrecada dinheiro, e essa visão só para a cor escura serve.
Adorei a matéria em que os shoppings ignoraram os clientes, deve ser pelo fato que os adolescentes mesmo nas ruas trabalhando de forma ilícita tem buscado melhorias e melhores tratamentos como consumidor e esse consumo tem se revestido para as costureiras e material importado, ou trabalho não visto pelo TRT.
O que me faz pensar quantos adolescentes trabalhadores tem sido envolvido nisso? As classes mais invisíveis como D e E que possui o verdadeiro poder de compra, e não vão ao exterior comprar com o dinheiro real transformado em dólares. Voltando e não surtando. Esse adolescente já faz parte da economia e fora dela dentro da mente desses protetores é que tem se tornado um entrave na realidade de profissionais melhores qualificados e especializados, por estarem sem a proteção da lei, trabalham sem a necessidade de estudar, pois para os protetores viajantes são crianças. Por conta de disponibilidade e acesso a trabalhos menos prejudiciais, estão sempre em perigo os que dá pano para falas e levantamento de dados que um ano estão assim e no outro assim e não muda dentro a visão mundial, lembrando que nem todos não necessitam de trabalho, mas o mundo, mesmo em paises de primeiro mundo tem adolescentes trabalhadores, esses protetores não mostram isso.

As crianças que não tem idade de abrigo permanente, ou acima de 14 anos, que estão fora do perfil adotados, em geral de casas de passagens e rua e que não voltam para casa, não tem republicas, pois são crianças para serem contratados pelo contrato aprendiz, e são os principais prato dos que precisam de um motivo para viajar. Isso é Brasil.

Uma Divida paga

Parabéns a Sociedade Beneficente Sagrada Família, com uma sede em Fonseca, na Rua Tenente Osório N° 30, Fonseca Niterói, Rio de Janeiro Brasil, que enquanto educadora Social, via sempre que ao trazer estrangeiros ao Brasil, mostravam necessidades, mas também as coisas boas da comunidade da Vila Ipiranga, Niterói.

Sudeste do Brasil tem o maior número de estudantes no ensino fundamental

A Região Sudeste é a mais populosa do país e tem quase 12 milhões de alunos no ensino fundamental. A percepção dos estudantes sobre violência na escola já virou até tema de pesquisa do IBGE. A taxa de abandono é baixa, cerca de de 1,7%.


comentario
Quantos fora de sala ou que saem tranferidos e não vão a lugar nenhum.

sábado, 7 de maio de 2011

NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA repassando

Prezado (a)

A notícia abaixo indica que estão tirando sangue das crianças em Minas
por desconfiarem que não aprendizagem matemática possa ser por defeito
genético. Nos documentos anexo - esse caso demonstro Dossiê/Minas no
Recorte 10, pág. 18 e o Recurso significa que o MEC mandou advogado
defender tais coisas como qualificadoras do ensino público - , da minha
pesquisa provo que são as ações em matemática o que não se qualificam
para haver aprendizagem.

Mais informações no meu trabalho em: NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA,
http://www.ufpa.br/beiradorio/novo/index.php/leia-tambem/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica


Att. Prof. João Batista do Nascimento
UFPA/ICEN/ Fac. Matemática
http://lattes.cnpq.br/5423496151598527
www.cultura.ufpa.br/matematica/?pagina=jbn
jbn@ufpa.br,
joaobatistanascimento@yahoo.com.br
jbnascimento.matematica.ufpa@gmail.com

PS: Versão atualizada

=======================
SEM HABILIDADE COM NÚMEROS
Junia Oliveira, O Estado de Minas, 08/06/2010
Crianças e jovens com notas baixas em matemática e dificuldades
persistentes, não se limitando a perder média em algumas provas, merecem
atenção dos pais e alerta na escola. O problema pode não ser apenas o
desafio em assimilar a matéria. Eles podem sofrer de discalculia, um
transtorno crônico na aprendizagem da disciplina, que não pode ser
atribuído à falta de interesse do aluno, a uma educação deficiente nem
à escassez de estímulos. A doença ainda não foi completamente
desvendada pelos cientistas, mas a estimativa é de que, por causa dela, 6%
da população não tenha habilidade com os números.
Em Minas Gerais, um grupo de pesquisadores está colhendo mais
informações e traçando um perfil de crianças e adolescentes portadoras
da síndrome. O trabalho, iniciado em 2008, está sendo feito por
profissionais do Laboratório de Neuro-psicologia do Desenvolvimento da
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), em parceria com o
Laboratório de Genética Humana/Médica do Instituto de Ciências
Biológicas (ICB), com colaboração do Serviço Especial de Genética do
Hospital das Clínicas, todos da Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG), e do Centro de Tratamento e Reabilitação de Fissuras
Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare), da PUC Minas. No
estudo, crianças de 7 a 14 anos de escolas públicas e particulares de
Belo Horizonte e Mariana, na Região Central de Minas, são submetidas ao
teste de desempenho escolar. Aquelas que obtêm resultado abaixo de 25% no
subteste de matemática são convidadas para uma segunda etapa de
avaliação, em que passam por entrevista clínica, testes psicológicos e
de inteligência. Elas também têm o sangue coletado.
Até agora, 1,4 mil voluntários já passaram pela triagem. Desses, mais de
200 foram examinados na segunda fase. Segundo o coordenador do Laboratório
de Neuropsicologia, o médico Vitor Haase, a meta é que 500 crianças
sejam submetidas aos testes psicológicos. Haase afirma que, além de
médias insuficientes, uma defasagem de pelo menos dois anos no nível de
desempenho em relação à série no qual o estudante se encontra é um
forte indício do problema. “Nunca podemos falar em discalculia na 1ª ou
2ª série. é preciso fazer uma avaliação clínica e
neuropsicológica”, diz. Também acende alerta a dificuldade para decorar
a tabuada ou no conceito de números, como a noção de grandezas e
quantidades. O coordenador ressalta que a causa não pode ser primariamente
emocional, portanto, casos de dificuldade na aprendizagem que são
consequência de ambiente familiar desajustado ou de conflitos, por
exemplo, são descartados.
O diagnóstico também não é usado em pacientes com retardo mental.
Segundo o médico, uma situação recorrente nos pacientes é a síndrome
do transtorno não verbal de aprendizagem. Estão nesse perfil crianças
que têm uma inteligência normal, geralmente não muito alta, e que, no
início da vida, têm um atraso de desenvolvimento: demoram a firmar a
cabeça, a se sentar, a caminhar e a falar, o que é superado
posteriormente. “Muitas vezes, a família pensa que o menino tem
deficiência mental, mas não é o caso”, diz. Na idade pré-escolar,
falam bem e começam a apresentar um comportamento de agitação.
Normalmente, são diagnosticados como hiperativos, o que persiste até a
idade escolar. Na fase de alfabetização, podem ter um pouco de
dificuldade também. Haase relata que é na fase inicial do currículo
escolar que os problemas se agravam, principalmente na matemática, devido
a outros comportamentos que se tornam mais evidentes.
As crianças têm bom vocabulário, não trocam os sons quando falam, mas
têm dificuldade com interpretação de textos, com desenhos, coordenação
motora e espacial e, principalmente, um perfil bastante característico na
interação social. “São amistosas, mas um pouco ingênuas, pouco
perspicazes e com problemas para entender o que é adequado ou não numa
determinada situação. Não têm noção da maldade das pessoas também.
São indivíduos pouco intuitivos e aprendem pouco pela experiência. Esses
meninos não se entrosam muito em grupos e são mais tímidos. Esses são
aqueles com as formas mais puras e mais graves da discalculia”, relata. O
transtorno não verbal ocorre em 1% da população em idade escolar e, dos
que se consultam na UFMG, 10% são portadores.
GENÉTICA Uma terceira etapa da pesquisa será feita pela equipe do
laboratório de genética humana do ICB, que examinará parte do genoma dos
voluntários. Na conclusão dos trabalhos, os dois resultados serão
comparados. Os pesquisadores já sabem que as causas da discalculia são de
ordem genética, mas ainda é preciso identificar as áreas do genoma
associadas ao transtorno. A universidade disponibiliza o diagnóstico para
pessoas com dificuldade em matemática no serviço de psicologia aplicada.
Os interessados devem entrar numa lista de espera. O telefone para
marcação de consulta é o (31) 3409-5070 ou 6295.
Fonte :
http://wwo.uai.com.br/EM/html/sessao_18/2010/06/08/interna_noticia,id_sessao=18&id_noticia=141062/interna_noticia.shtml,
acesso jn/10
Consta em
http://www.exkola.com.br/scripts/noticia.php?id=34579041
http://blog.opovo.com.br/educacao/sem-habilidade-com-numeros/
http://isaude.net/z9h8, europsicologia e genética decrifram causas e
consequências da discalculia, Saúde Pública

==============
OUTROS FATOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL


PROVA DE MATEMÁTICA SIMULA CONTABILIDADE DO TRÁFICO DE DROGAS
www1.folha.uol.com.br/saber/878052-prova-de-matematica-simula-contabilidade-do-trafico-de-
drogas.shtml#anc2128375

O PROFESSOR QUE LEVOU O NARCOTRÁFICO, A COCAÍNA E O TRAFICO DE ARMAS
PARA DENTRO DA ESCOLA
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-professor-que-levou-o-narcotrafico-a-cocaina-e-o-trafico-de-armas-para-dentro-da-escola/

ESTUDANTES ACHAM “NORMAL” PROVA COM QUESTÕES SOBRE CRIME
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/estudantes+acham+normal+prova+com+questoes+sobre+crime/n1238085169010.html#2



===========
SIMILAR EM PORTUGAL


5,4 % DAS CRIANÇAS PORTUGUESAS TÊM DISLEXIA
Estudo pioneiro foi realizado pela UTAD
2010-01-19
Por Carla Sofia Flores

Foram avaliadas 1460 crianças do segundo ao quarto ano
de escolaridade
O primeiro estudo sobre a prevalência da dislexia em crianças portuguesas
revelou que 5,4 por cento desta faixa etária apresentam este distúrbio
patológico de aprendizagem nas áreas da leitura, escrita ou soletração.

Este estudo pioneiro foi realizado pela Universidade de Trás-os-Montes e
Alto Douro (UTAD), sob a coordenação científica de Ana Paula Vale e
será apresentado no próximo dia 21 de Janeiro, às 18h00, no auditório
do Instituto da Juventude de Vila Real.
Ana Paula Vale, investigadora do Departamento de Educação e Psicologia da
UTAD, explicou ao Ciência Hoje que “era necessário ter informação
sobre as crianças portuguesas com dislexia e agora podemos afirmar com um
grau de certeza confortável que 5,4 por cento é um número que
corresponde à realidade.” Trata-se de “uma percentagem equivalente a
outras já conhecidas de países com características semelhantes a
Portugal”, acrescentou a docente.

A investigadora destacou ainda a esperança de que este estudo traga
informação útil a vários níveis, referindo que “há questões que
devem ser respondidas nas escolas e não o são. Os professores devem ter
noção desta realidade e de que numa turma com 20 alunos, há
probabilidade de um deles ser disléxico, pelo que têm de saber lidar com
isso”.

Por se tratar de um estudo pioneiro em Portugal, foram adoptados critérios
muito específicos para classificar uma criança como tendo dislexia, de
forma a não incluir erroneamente neste grupo aquelas que não têm esta
patologia. “Em vez de usarmos apenas um ou dois critérios, utilizamos
três ou quatro mais restritos”, exemplificou Ana Paula Vale.

Amostra socialmente representativa poderia aumentar valores de dislexia

Neste âmbito, de Maio a Julho de 2008, foram avaliadas 1460 crianças do
segundo ao quarto ano de escolaridade, num conjunto de 81 turmas de 23
escolas localizadas nos concelhos de Vila Real e de Braga. Estas crianças
foram assim testadas, em salas sossegadas, com rastreios de leitura,
consciência fonológica e capacidades cognitivas gerais.

Os investigadores não recolheram informação suficiente para estabelecer
percentagens relativas a cada tipo de ambiente sociocultural, ainda que
saibam que foram abordados todos os estatutos sociais e que a maioria era
oriunda de meios com estatuto sociocultural intermédio.

Contudo, tendo em conta que os grupos sociais mais desfavorecidos
representam 49 por cento da população portuguesa e são associados a
prevalências mais elevadas de défices na aprendizagem da leitura, os
investigadores acreditam que numa amostra socialmente representativa as
taxas apresentadas sofreriam um aumento.

Esta investigação foi financiada pela Fundação para a Ciência e a
Tecnologia (FCT) e engloba-se num estudo mais amplo sobre dislexia
realizado por uma equipa de investigadores coordenada por Ana Paula Vale.
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=38852&op=all

O DIA 05 DE MAIO como o dia Nacional do Líder Comunitário

Eu,William de Oliveira Morador da Comunidade da Rocinha, Líder Comunitário Brasileiro, Presidente do Movimento Popular de Favelas, Vice Presidente do Fórum de Turismo da Rocinha, Vice Presidente da Federação das Comunidades de Jacarepagua, Barra, Recreio e Adjacências, Venho por meio desta informar com enorme alegria a todos os LIDERES COMUNITARIOS DE TODO O BRASIL, que no dia 27 Março de 2006 foi elaborado o decreto nº 11287 pelo Excelentíssimo Sr.

LUIZ INACIO LULA DA SILVA Ex. Presidente da Republica e do Ex.Ministro da Cultura Gilberto Gil, onde e reconhece nacionalmente

O DIA 05 DE MAIO como o dia Nacional do Líder Comunitário, para todos nos que somos lideres Comunitários e trabalhamos para manter a ordem publica, mediando conflitos em todas as áreas do Brasil, temos que comemorar e ver esta data como um grande avanço e reconhecimento a todos nos.

Que Deus possa nos dar forças para continuar lutando pelos menos favorecido, e por todos nos Brasileiros.

Um grande abraço a todos os Lideres Comunitários do Brasil e parabéns para todos nos.

Feliz dia do Líder Comunitário.

São os Votos de William de Oliveira.

Presidente Nacional e Estadual do Movimento Popular de Favelas.

Quero oferecer esta mensagem e Homenagem a todos os Lideres Comunitários que hoje não estão mais presentes entre nos.

Que Deus os tenha em boas mãos.

PAZ


Enviado pelo meu aparelho WilliamdaRocinha BlackBerry®

Presidente Nacional e Estadual do Movimento Popular de Favelas

Vice Presidente do Fórum de Turismo da Rocinha

Vice Presidente da Federação das Associações de Jacarepaguá, Barra, Recreio e Adjacências

Membro do Conselho Comunitário de Segurança Publica da ISP 23.

Email:williamdarocinha@gmail.com
021-9221-7669 / 9509-2253 Nextel - 21 7827-3402 ID 4*4682

Visite meu Blog
http://wwwwilliamdarocinha.blogspot.com/

CONVITE: EVENTO INDÍGENA- FÓRUM DE DEBATES

*FÓRUM DE DEBATES*

*TRIBUTO AO INDÍGENA BRASILEIRO: História, Cultura, Contribuições.*

PERÍODO: 16 E 17/05/2011
LOCAL: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
UERJ-AUDITÓRIO 11-BLOCO F- CAMPUS MARACANÃ.
REALIZAÇÃO: PROEPER;PRÓ-ÍNDIO;CESAC
INFORMAÇÕES: ANEXO
TEL: ARMINDHA FREIRE (21) 9512-2330

Curso a distância "Controle Social e Cidadania"

, promovido pela
Controladoria-Geral da União (CGU).
A CGU abrirá inscrições para 1.000 vagas no curso a distância
"Controle Social e Cidadania". O curso será gratuito e realizado
totalmente pela Internet, entre 2 de junho e 3 de julho. Ele é voltado
para todo cidadão interessado em saber mais sobre como acompanhar a
gestão pública, especialmente as lideranças locais, conselheiros, e
representantes sociais.
Para participar, basta ter acesso à internet, um endereço de e-mail e
conhecimentos básicos de navegação. Os participantes que obtiverem
aproveitamento mínimo de 70% receberão certificado. As inscrições
poderão ser feitas no endereço www.escolavirtual.cgu.gov.br no dia 6
maio.
Informações: ead.controlesocial@cgu.gov.br.

Vagner Leonardo Macedo dos Santos - Pesquisa em Maricultura
Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental de Macaé
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - NUPEM/UFRJ
Rua Rotary Club s/ nº. Bairro S. José do Barreto. Cx. Postal: 119331
MACAÉ - RJ - 27971-550
Fone-fax: (22) 27629313 e 27593431

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "papesca" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para papesca@googlegroups.com.

Festival globale Rio

Rio de Janeiro, 02 de maio de 2011

Festival globale Rio fecha nova parceria, é adiado para novembro e
inscrições são prorrogadas

Período de realização de festival internacional de cinema sobre
globalização muda para 18 a 26 de novembro. Inscrições encerram no dia
31 de julho

Uma recente parceria com o Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF)
ampliou a rede de associados do globale Rio e alterou a data de início
do festival. Estimado primeiramente para o final de agosto, o globale
Rio agora terá sua abertura no dia 18 de novembro, na sala de cinema
do CCJF. A programação – recheada de filmes e debates – seguirá até o
encerramento do festival, no dia 26 de novembro. As atrações do
globale Rio também acontecerão no Espaço Cinema Nosso, Ponto Cine, em
Guadalupe e também em São João de Meriti, em local a ser definido.

INSCRIÇÕES PRORROGADAS

Com o adiamento globale Rio, haverá uma nova chance para os filmes que
ainda não foram inscritos no festival: o prazo foi estendido até o dia
31 de julho. O globale Rio possui caráter não-competitivo e não cobra
taxa de inscrição. Os interessados devem enviar a ficha de inscrição
preenchida junto a uma cópia em DVD do filme finalizado no seguinte
endereço: Rua do Riachuelo, 161/ 615 – Centro – CEP 20230-010. Os
filmes devem se enquadrar em um dos cinco eixos temáticos:

- Territorialidades, meio ambiente e conflito

- Terrorismo poético

- Cidade global

- Ações midiáticas contra hegemônicas

- Muros e furos

Mais informações sobre o globale Rio 2011, inscrições, eixos temáticos
e convocatória, estão no blog oficial do festival:
www.festivalglobalerio.blogspot.com ou pelo
e-mailglobalerio@yahoo.com.br



HISTÓRIA DO GLOBALE

O globale nasceu em Berlim (Alemanha) no ano de 2003, com a proposta
de que suas sedes se multiplicassem em outras cidades e países,
criando-se assim uma rede. Com isso, o evento se expandiu para as
cidades alemãs Leipzig e Mittelhessen. Em 2009, o globale chegou à
capital uruguaia Montevidéu e no ano seguinte em Varsóvia, na Polônia.
Neste ano, o festival estreia em mais três cidades: Bogotá na
Colômbia, La Plata na Argentina, além do Rio de Janeiro.

Para maiores informações à imprensa:

Júlia Motta

9349-7627

juliamotta11@gmail.com

Raphael Dias Nunes

(21) 9387-4472

raphaeldn@gmail.com

www.festivalglobalerio.blogspot.com

Facebook: globale Rio

Twitter: @globalerio

--
Mariana Bley
(21) 82783201
skype: mari.p.b.martins

!!Empresários dos transportes portugueses deixam estudantes sem ir às escolas repassando

!!Empresários dos transportes portugueses deixam estudantes sem ir às
escolas. Desculpa será as mesmas a imprensa; estamos em adaptações. Enquanto
é isto golpe facilita receber dos dois lados da prefeitura e dos estudantes
que envergonhados para não serem expulsos dos ônibus aos berros por
motoristas, desesperados diante das humilhações pagam tarifas ou são
colocados para fora dos ônibus na presença de passageiros que se encontrão
no interior do mesmo. Motorista a legam que não foram notificados de
adaptações de máquinas de cartão de pontos colocadas nas escolas, e contesta
estudantes tentando os fazerem entender que se eles abrirem portas traseiras
para os mesmos terá dias de ganchos que serão descontados dos seus salários.
Uma vez que empresas de ônibus a mais de quatro décadas não atende clamor
dos rodoviários a governo e prefeitura e aos parlamentares por máquinas de
monitoramento para que suas horas extras para que venham ser pagas, de forma
que eles venham contribuir para FGTS e PREVIDÊNCIA SOCIAL. Fatos podem esta
ocorrendo em outras escolas e em outros municípios como vem acontecendo no
colégio da rua; Lavradio que fica de frente para o ministério do trabalho
cartão de ponto para monitorarem passos de estudantes com finalidades
capitalistas não vem funcionando e com isso estudantes adolescentes vêm
sendo envergonhados e escorraçados preferindo não freqüentarem escolas.
[cole HTML envie a rodoviários e amigos]

temas Direitos Humanos e Pobreza.

Pesquisador procura auxiliar de pesquisa interessado nos temas Direitos
Humanos e Pobreza.

Preferencialmente alunos a partir do 3º período dos Cursos de Direito,
Ciências Sociais e Serviço Social.

É necessário que o candidato consiga ler textos em inglês. Horários
flexíveis; Bolsa auxílio no valor de 250 Reais.

Serão emitidos certificados de participação em pesquisa.

Enviar currículo para: grazielladh@gmail.com

--

*Graziella do Ó Rocha*
Assessora Técnica - (SEASDH-RJ)

Superintendência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos
Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos

Pça Cristiano Ottoni s/n. - Ed. Pedro II - 6º andar sl 650

Centro - CEP 20221-250 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Tel. (21)2334-5539 /FAX (21) 22345500/ Cel.(21)82118138

--

*Graziella do Ó Rocha*
Assessora Técnica - (SEASDH-RJ)

Superintendência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos
Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos

Pça Cristiano Ottoni s/n. - Ed. Pedro II - 6º andar sl 650

Centro - CEP 20221-250 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Tel. (21)2334-5539 /FAX (21) 22345500/ Cel.(21)82118138

Boletim Eletrônico do Centro de Referência da Juventude

Boletim Eletrônico do Centro de Referência da Juventude - SEASDH-RJ - Número:
40. Rio de Janeiro, Maio de 2011.

CRJ CANTAGALO LANÇA AULA DE TEATRO E MODELO & MANEQUIM
Dia 07 de maio, sábado, às 10h, haverá um evento pra lançar o projeto do grupo
artístico e cultural Pavão Encanta, uma iniciativa da MadaModels e do CRJ. Este
projeto faz parte de um sistema de apadrinhamento com o fim de envolver a
sociedade civil no desenvolvimento e reprodução de políticas públicas.
O projeto Pavão Encanta aplicará cursos de Teatro, Fotografia e Modelo &
Manequim para os jovens de Cantagalo, Pavão-Pavãozinho e adjacências sob a
direção do produtor cultural Luiz Madaleno.
O evento de lançamento contará com a apresentações musicais, esquetes teatrais,
desfile de moda e um luxuoso encerramento com a bateria da Escola de Samba
Alegria da Zona Sul, e poderá ter a presença de Sheron Menezes e Bruno Gissoni,
que são padrinhos do projeto.Edsel Ferri, coordenador geral do CRJ, acredita que
"a participação da sociedade civil contribui pra inserir os jovens destas
localidades em outras experiências de vida ampliando o seu horizonte e
sociabilidade."
As inscrições para os cursos estão abertas até o dia 15 e terá início em maio.
As vagas são limitadas. Informações com o CRJ Cantagalo no número: 2332-2081
__________________________________________________________

CENTRO CULTURAL DA CAIXA RECEBE ALUNOS DO CRJ PARA DIA DE ATIVIDADES
Setenta e quatro alunos do Centro de Referência da Juventude (CRJ), e que também
participam do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente,
visitaram nesta terça-feira, dia 03 de maio, o Centro Cultural da Caixa
Econômica Federal para um dia repleto de atividades culturais.
Os vinte e seis alunos do CRJ Jacarezinho e os quarenta e oito do CRJ Cidade de
Deus visitaram as exposições dos artistas: Rox Rezende – escultura; Raimundo
Colares, Glauco Rodrigues e Rubens Gerchman – serigrafia.

Os jovens receberam a cartilha do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
explicada pela Turma da Mônica, e alternadamente, puderam participar de uma
oficina de Serigrafia, liberando sua criatividade em cores e formas, nas
matrizes do artista Rubens Gerchman.
O aluno Renato Malta Pereira, 13 anos, que participa da equipe de Taekwondo e
está na 7ª série nos diz: "Mudou muita coisa em minha vida desde que eu entrei
no CRJ, eu ficava direto na rua e agora eu quero fazer faculdade de educação
física e participar das olimpíadas de 2016."
O aluno Rafael Silva Lima, 18 anos, que já faz parta de Companhia de Dança do
CRJ do Jacarezinho relata empolgado as lembranças da última visita: "Eu to
achando muito legal aqui na Caixa, desde que eu entrei no CRJ várias coisas
mudaram eu to vendo o mundo através da dança agora, me apresento e sou
respeitado pela minha comunidade."
No encerramento do dia foi feito um debate sobre o ECA. Os alunos também
pintaram e escreveram cartazes que pudessem explicar o que mais lhes chamou a
atenção sobre os direitos que a criança e o adolescente possuem. O debate e a
visita foram encerrados com um Quiz, onde os alunos responderam perguntas feitas
pelos coordenadores e professores do Observatório e do CRJ.
+ fotos
Wanderson Cruz

Thiago Anselmo

Thiago Anselmo

__________________________________________________________
_

Emerson Menezes

Emerson Menezes

Emerson Menezes

DIA DAS MÃES ANTECIPADO NO CRJ CAXIAS
O CRJ de Duque de Caxias comemorou nesta quarta-feira, dia 4 de maio, o Dia das
Mães. O evento foi dividido em dois turnos: manhã e tarde, para que todos os
alunos e alunas da unidade pudessem participar.

Na parte da manhã a atividade foi comemorada com as mães-alunas do curso de
Corte e Costura, em sua grande maioria. Já à tarde, os alunos de Introdução a
Web Design engrossaram o parabéns para as mamães.

Brincadeiras, gincanas e um delicioso lanche – tudo no intuito de festejar a
data. Uma mensagem foi lida pela auxiliar administrativa da unidade, Grasiete
Rangel. A ornamentação foi feita com bolas e cartazes preparados nas aulas de
Web Design e Corte Costura, com o auxílio da professora Gisele Pressidone,
professora de Cidadania e Português.
A aluna de Corte e Costura, Rosenete Magalhães, não escondeu a sua satisfação
com a comemoração – Não chorei por não ter mais minha mãe. Tem um tempão que não
vou a festas assim desde a morte dela, mas gostei muito desta – desabafou
emocionada a aluna.
Dona Linda Flores, que também é aluna de Corte e Costura da unidade, participou
da comemoração com dois dos seus treze netos – Fiz um bolo de laranja, que ainda
veio quentinho. Nem deixei minha neta fazer mais nada no fogão pra não
atrapalhar – contou a aluna.Não foram só as mães que participaram dos comes e
bebes. Outras alunas e alunos também participaram das brincadeiras, como no caso
de Clayton dos Santos, 17 anos, também do curso de Corte e Costura – É bom ter
festas assim, pois junta mais as pessoas, de cursos diferentes, e idades
diferentes também. É bom pra gente conhecer mais os colegas – disse Clayton.

+ fotos
__________________________________________________________

ALUNOS DE FOTOGRAFIA DO CRJ CANTAGALO COBREM EVENTO COM O GOVERNADOR SÉRGIO
CABRAL
Na entrega de escrituras dos imóveis de 44 famílias das comunidades do Cantagalo
e Pavão-Pavãozinho, com a presença do governador Sérgio Cabral; alunos de
Fotografia da unidade Cantagalo participaram da cobertura da cerimônia. Os dez
alunos foram acompanhados pelo professor Victor Motta, e fizeram uma aula
prática, onde puderam ficar lado a lado com profissionais da imprensa.

Os alunos não esconderam a satisfação em participar de um evento oficial, com
várias autoridades. Assim foi com o aluno Francisco Severino, 17 anos – É bom,
pois a gente pode observar várias coisas ao mesmo tempo, como a postura e
expressão dos presentes, para aproveitar o melhor enquadramento para o
fotografia – explica o aluno.
Outra aluna empolgada foi Geisehelle Larissa, 18 anos, que considerou “uma
experiência nova†– É uma boa oportunidade, pois nunca tinha fotografado esse
tipo de evento. Esse curso é importante para mim, pois abre novas oportunidades
– esclarece a aluna.
Estar no meio de fotógrafos e cinegrafistas foi um fator motivador para outra
aluna, Amanda Castro, 16 anos – A gente está aprendendo e ao mesmo tempo já tem
a oportunidade de estar no meio de profissionais. Ajuda muito na qualificação e
ajuda a aprimorar o que nós aprendemos em sala de aula – disse Amanda.
Também para o aluno Victor Lourencini, 17 anos, “estar num evento com a presença
do governador é super importante†, pois como ele mesmo explicou, “uma coisa é
trabalhar em sala de aula, outra é cobrir um evento como este. É como se fosse
um estágio.†Orgulha-se Victor.

__________________________________________________________
_

Clemente Santiago

ALUNOS DE KARATÊ DO CRJ MANGUINHOS COMPETEM EM MAIS UM CAMPEONATO
No último domingo, dia 1 de maio, a equipe de karatê do CRJ Manguinhos
conquistou o terceiro lugar do torneio II Copa Bio Power de Karatê.
Ressalta-se a presença da professora Marise Covelo, que também participou como
atleta, árbitra e técnica da equipe, além de conquistar duas medalhas: uma de
ouro e outra de prata. Destaque também para os alunos-atletas: Ednaldo de
Andrade, João Victor, Gabriel Paulino, Esther Mayara, Rogério de Oliveira,
Mackson Covelo, Sanler Barbosa e Rafael.
Que venham outras competições para que esses valorosos atletas mostrem que a
cada dia estão mais preparados, e não estão aí para brincadeiras.
__________________________________________________________

Editado pela Superintendência de Políticas para a Juventude do Estado do Rio
de Janeiro

Pça Cristiano Ottoni, s/nº - 7º andar - sala 708
Central - Rio de Janeiro - Brasil

Telefone: (21) 2332-7175
http://boletimcrj.blogspot.com
juventuderio@gmail.com

Ouvidoria da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos
Telefone: (21) 2334-5591 / 2334-5577
__________________________________

Cultura do Brasil, nos negros e indios brasileiros

Uma coisa que tenhao colocado aos meus adolescentes e crinaças de minha comunidade é o respeito por ser brasileiro. quando alguem disser a eles ser descendente de algum europeu ou oriental colocar que alem de africano aos mesmo costumavam se misturar com indios, afinal as colonias sempre se achavam melhor que indios e negros e os mesmo se mistiravam assim somos genuinemente brasileiros donos dessa terra e não precisamos voltar a Africa e sofres como imigrantes brasileiros que se acham europeus e são tratados como latinos em serviçios de 2º. A mais sempre fizemos a cultura do Brasil, nos negros e indios brasileiros.

A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social

A CONFERÊNCIA

A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial) tem o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.

Saiba mais:
http://www.cgu.gov.br/consocial/

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Eventos V Congresso Internacional de Direito do Trabalho

Eventos

V Congresso Internacional de Direito do Trabalho
(27/04/2011 - 20:07)


O Congresso Internacional de Direito do Trabalho já está inserido no calendário jurídico científico da cidade do Natal. Evento que anualmente, é promovido pela AMATRA 21- Associação dos Magistrados do Trabalho da 21° Região, com apoio institucional do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, contendo em sua programação científica personalidades de grande envergadura intelectual e de renome nacional e internacional para discutir temas relativos ao Direito do Trabalho.

Nos anos de 2009 e 2010 o evento contou com a participação de 500 congressistas, dentre juízes, procuradores, advogados, professores universitários e estudantes da área de Direito e Ciências Sociais. Sendo grande a expectativa para 2011.

Mais informações pelo site - www.amatra21.org.br


02 de junho

18:00h
CREDENCIAMENTO
19:00h
Abertura
Apresentação Grupo Regional
20:00h
Conferência: Terceirização no Direito do Trabalho
Palestrante: Dr. Vantuil Abdala - Ministro aposentado do TST
21:30h
COQUETEL DE ABERTURA

03 de junho

09:00h
Conferência: Interpretação das decisões judiciais
Palestrante: Dr. Estevão Mallet - Advogado
10:30h
Painel: Direitos Fundamentais e Direitos Humanos
Palestrantes: Dr. Jorge Helio Chaves - Conselheiro do CNJ Dr. Wolney de Macedo Cordeiro - Juiz do Trabalho na 13ª Região (PB)
12:00h
INTERVALO PARA ALMOÇO
14:30h
Painel: O trabalho infantil no Direito Internacional
Palestrantes: Dr. Xisto Thiago de Madeiros Neto – Procurador do Trabalho (RN) e Dr. Daniel Horacio Brain - Professor da Universidade Córdoba- Argentina.
16:30h
Conferência: A confirmar
Palestrante: Dra. Carmen Lucia Antunes Rocha – Ministra do STF
18:00h
ENCERRAMENTO

04 de junho

09:00h
Painel: Acesso a justiça nas relações de trabalho internacionais
Palestrantes: Dra. Eneida Melo Correira de Araujo - Desembargadora do TRT da 6ª Região ( PE) e Dr. Carlos Alberto Toselli - Professor da Universidade de Córdoba - Argentina
10:30h
Conferência de Encerramento : Globalização e Direito do Trabalho
Palestrante: Dr. Fausto Martin de Sanctis e Desembargador do TRF da 3ª Região (SP)
12:00h
ENCERRAMENTO DO EVENTO

(*) Programação sujeita a alteração





Outras Notícias
27/04/2011
I Encontro Goiano de Direito Esportivo
31/03/2011
Seminário Trabalho Precoce e Direito Humanos
24/02/2011
2° Encontro Nacional de Magistrados do Trabalho Aposentados - Ativos para uma Aposentadoria Plena
21/02/2011
6° Congresso Internacional da Anamatra
11/02/2011
Jogos Nacionais da Anamatra 2011






Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho
SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 Brasília DF
CEP: 70316-000 - (61) 3322-0720 / 3322-0996 / 3321-7388 / 3321-9961 / 3323-1619

Seminário Trabalho Precoce e Direito Humanos

Seminário Trabalho Precoce e Direito Humanos
(31/03/2011 - 11:48)


A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) realizarão o Seminário “Trabalho Precoce e Direitos Humanos - A exploração sexual de crianças e adolescentes e o trabalho artístico como obstáculos ao desenvolvimento saudável e à cidadania", em ordem a contribuir para a discussão em torno da defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.



LOCAL

Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região – AUDITÓRIO

Av. Pres. Antonio Carlos, 251 – Centro

Rio de Janeiro/ RJ



PÚBLICO-ALVO

Operadores do Direito, organizações não governamentais, magistrados, procuradores, sociedade civil e demais interessados.



COMO PARTICIPAR

As inscrições são gratuitas e limitadas (240 vagas).



Para participar, encaminhe nome completo, telefone com DDD, e-mail e nome da instituição na qual trabalha para o endereço semtrabalhoprecoce@anamatra.org.br até o dia 13 de maio.



Será emitido certificado ao término do seminário com carga horária de 12 horas.



Em caso de dúvida ou sugestão, escreva para semtrabalhoprecoce@anamatra.org.br ou entre em contato nos telefones (21) 3907-6499/ 6495/ 6478/ 6181.



PROGRAMAÇÃO



16 de maio – 2ª feira



PARTE I: Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes



18h00: Credenciamento e entrega de material



19h00: Solenidade de abertura



19h30: Conferência de abertura



20h45: Coquetel e lançamento de livros

- Prevenção e eliminação do trabalho infantil: um guia para ação governamental (Ministério Público do Trabalho e Organização Internacional do Trabalho)

- Criança, adolescente, trabalho (Anamatra)



17 de maio – 3ª feira



8h30: Painel "O Enfrentamento à Exploração Sexual Comercial Infanto-juvenil e a Responsabilização Integral"

Painelista: Paulo Maia Filho (Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região)

Debatedores: Renato Mendes (Coordenador de Projetos do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil da OIT) e Helen Crystine Corrêa Sanches (Promotora de Justiça da Infância e da Juventude do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, Presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores e Defensores Públicos da Infância e da Juventude)



Intervalo



10h15: Painel “O Papel da Sociedade Civil no Enfrentamento à Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes”

Painelistas: Tiana Maria Sento-Sé (Pedagoga e representante do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes) e Isa Maria de Oliveira (Secretária Executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente)



PARTE II: Trabalho Infantil Artístico



14h00: Painel “O Trabalho Infantil Artístico no Contexto da Proibição Geral ao Trabalho”



Painelistas: José Roberto Dantas Oliva (Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região) e Rafael Dias Marques (Procurador do Trabalho e Coordenador Nacional da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes do Ministério Público do Trabalho)

Intervalo

16h00: Painel “A Concessão de Autorizações para o Trabalho antes da Idade Mínima”
Painelistas: Rodrigo Medina (Promotor de Justiça e Coordenador do 4º Centro de Apoio Operacional de Infância e Juventude do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro) e Eliane Araque dos Santos (Procuradora Regional do Trabalho 10ª Região).



18 de maio – 4ª feira



9h00: Audiência Pública sobre Trabalho Infantil Artístico



Presidente: André Villela (Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região)



Representantes: Artistas, empresas, organizações não-governamentais e Ministério do Trabalho e Emprego



11h00: Aprovação da Carta do Rio de Janeiro






Outras Notícias
27/04/2011
I Encontro Goiano de Direito Esportivo
27/04/2011
V Congresso Internacional de Direito do Trabalho
24/02/2011
2° Encontro Nacional de Magistrados do Trabalho Aposentados - Ativos para uma Aposentadoria Plena
21/02/2011
6° Congresso Internacional da Anamatra
11/02/2011
Jogos Nacionais da Anamatra 2011






Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho
SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 Brasília DF
CEP: 70316-000 - (61) 3322-0720 / 3322-0996 / 3321-7388 / 3321-9961 / 3323-1619