terça-feira, 17 de abril de 2012

Fundo Brasileiro para Biodiversidade abre dois novos editais




12/04/2012

Envio de projetos de investimento e mobilização de recursos ocorre até 25 de maio

Estão abertas duas chamadas para projetos de conservação e restauração de florestas tropicais. A iniciativa é do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio) e tem como objetivo selecionar as melhores propostas de atuação nos biomas Caatinga, Cerrado ou Mata Atlântica. O prazo de envio dos projetos é dia 25 de maio.

A chamada para projetos de Investimento em Redes selecionará projetos de fortalecimento de Redes de ONGs na Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. Assim, ampliará o envolvimento da sociedade civil com as entidades ambientalistas dos biomas. São 3,3 milhões de reais distribuídos para, no máximo, nove propostas em até 36 meses.

A chamada para projetos de Capacitação para Mobilização de Recursos Financeiros selecionará projetos de valor mínimo de 100 mil reais e que mobilizem recursos para os três biomas. No período máximo de 24 meses, serão disponibilizados 3,3 milhões de reais.

Para se inscrever, é necessário que o envio das propostas:
  • Seja feito por meio do preenchimento dos formulários dos Anexos A,B,C e D;
  • Tenha uma versão impressa completa; e
  • Tenha uma versão eletrônica completa em CD/DVD.
Podem participar ONGs brasileiras, associações e outras instituições sem fins lucrativos e instituições de pesquisa e ensino. O processo seletivo acontecerá em duas etapas, com resultado divulgado no final de julho de 2012.

A primeira etapa vai averiguar se o documento da proposta se adéqua ao exigido pelo edital. Já a segunda se encarregará da avaliação. Os projetos finalistas serão encaminhados para o Comitê da Conta Tropical Forest Conservation Act (TFCA).

O TFCA é um acordo entre Brasil e EUA que procura atenuar dívidas contraídas junto aos Estados Unidos através do investimento de recursos na conservação de florestas.

Nenhum comentário: