Novos índices Brasileiros como consumo, direitos de ir e vir, e culturas de locais distintos nos fazem questionar como a diversidade Brasileira vai tratar os outros, pois vejo pessoas que se dizem humanas à frente de cargos não reconhecer o outro ser humano. Por um 2015 humano.
sábado, 30 de maio de 2015
Novos tempos novas regras para lazer FUNK
Novos tempos, novas regras para lazer
Quando nos irritamos com barulhos por conta da presença de adolescentes e crianças
Porem a formações de cultura no Brasil se deu muitas vezes por falta de acesso ao lazer
Da população pobre..
Exemplos
SAMBA foi construído por uma população que estava isolada no morro
CAPOEIRA foi inventada como dança, mas treinava homens negros para a luta de rua.
Festas de ruas como junina. Entre outros.
Teatros de marionetes em praças publica.
Mas a expansão dos bailes funks em comunidade mostra a todos essa nova realidade
Ou construção desse novo modelo de diversão
A EDUCADORA SOCIAL EXPLICA
Utilizando Niterói RJ como referencia clara dessa nova concepção social
Se um adolescente a exemplo. É morador de uma comunidade carente como ;
Favela do Sabão, morros como Boa vista, Coronel Leôncio, Coreia, Palmeira, Santo cristo, Holofote, Mickey, Serrão, vila Ipiranga, Boa vista, Eucalipto, Brasília ou engenhoca, Barreto, Morro do Castro, Pimba, Teixeira de Freitas, Cubango, Marítimos, Martins, Viradouro, Viçoso Jardim, São Jose, Ititioca, Atalaia, Pita, Caixa d’agua, Bernadinho, Bomfim, Caramujo, madama, Abacaxi, Morro do Céu, Bumba imagine essa quantidade de adolescentes, ou crianças acima deem busca de diversão.
As diversões oferecidas a esses adolescentes no município de Niterói, Estado do RJ, Brasil.
Em tese poderia se utilizar de praia para banho, sol e atividade esportiva recreativa, Ex.. Icaraí a qual os antigos dessas comunidades se dirigiam a pé..mas devido a constrangimentos na permanência quando identificado como não morador faz desse local sem possibilidade de uso, ate para atividade esportiva, essas já que o local sublocado obriga a taxas que não cabem em orçamento de pobres.. Afinal moradores de fora se transformaram em poluição visual ou passiveis de pratica prostituição ede crimes...
Shopping com a politica se andar consuma, .. Alimentação, sendo que com R$ 50.00 apenas o gasto de uma pessoa comendo pouco, sendo que nas ruas das favelas onde há lazer, não existem preços tão altose com o mesmo valor comem varias pessoas. E Bem. As praças como a do Tio Sam que vive cheia dando oportunidade de trabalho ao local e de divertimento ao entorno.. Mas observamos que as outras praças onde não ha autorização de barracas de lanches e outras atividades como o Campo São Bento vivem vazia.. e os adolescentes restritos em seus locais de residência ..Club Fonseca caro e Marajoara fechou, sem musica, contorno com área verde sem cercas e bancos para sentar.. Praças sem pipoca, hambúrguer e artesanato.. A ex.. Praça na Altura da Igreja Batista do Fonseca.. Alameda São Boaventura..e a praça em frente a UFF sem som de caixinha e dança..
No Fonseca.. Sem horto botânico. Que era um local de diversão agora garagens e respeito só para quem trabalha lá ou corredores.. Bola? Nem só se vier com cascudos adolescentes são muitos barulhentos. ..
Cinema caro, sem possibilidade de ver o mesmo filme repetidas vezes..Fazendo com que jovens recorram apirataria. O que não ocorria antigamente..Marcelino Pão e vinho no cinema bairro chic..horário pipoca.. Para crianças..Cinema brasileiro não tem realidade boa de pobre ou só mostra coisa ruim de quem não pertence arealidade dele.. Pensa muitos adolescentes..Por isso adoram o de fora..
Bairro Chique com sua praça, com futebol... Ainda tem.. Mas o Brizolão???
Carnaval, campeonato de festa junina entre comunidades e pipas em frente ao mercado de peixe..Onde havia campeonato de Futebol
Se não tem mais possibilidades de atividades dentro dos padrões de sociedade.
Há uma nova construção para que o acesso a diversão continue.. ou o adolescentes arrombando a porta.. Nova Canudo.
Tem que se entender que a formatação dessas novas musicas que são feitas por adolescentes descobrindo a sexualidade.
Imagine o tempo de construção do Samba..As crianças e adolescentes tinham seu próprio universo..Homens não falam de corpo de mulher porque já passaram por esse descobrimento, o que não ocorre quando musicas são feitas por adolescentes. Homem não chama mulher de novinha..isso surgiu entre adolescentes.
Pensar como tratar esses adolescentes e suas necessidades de diversão deve ser também uma pergunta do que queremos para eles.
Afastar esses adolescentes de locais ditos de uso exclusivo a um seguimento..alta sociedade ou moradores locais, Icaraí.. De trabalho, Horto Botânico do Fonseca. Passiveis de proliferação de moradores de ruas e impedidos a camelos, barracas de lanches e arte, impossibilitando agrupamentos de adolescentes, praça publica.. cinema só para pagantes, não por numero..
O que oferecer a adolescentes que tem acesso a recursos como jovem aprendiz, então há dinheiro a gastar dentro ou fora da favela.....ou aos que por terem acesso a escolas de baixa qualidade, sem professor e constantemente fechadas por conflitos. Cheias sem possibilidade de atenção a aula..ou que passaram por crise familiar que os obriga a uma independência precoce.. e sem possibilidade de acesso a um contrato aprendiz, ser jogador de futebol, tem como MC funk possibilidade de reconhecimento e acesso a recurso
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário