Novos índices Brasileiros como consumo, direitos de ir e vir, e culturas de locais distintos nos fazem questionar como a diversidade Brasileira vai tratar os outros, pois vejo pessoas que se dizem humanas à frente de cargos não reconhecer o outro ser humano. Por um 2015 humano.
terça-feira, 20 de maio de 2014
Como o Brasil vê o Artesanato
1° Artesão terapeuta
Tem renda e precisa do artesanato como tratamento medico ou socializador
2° Artesão terceirizado
tem renda e utiliza o artesanato como complemento de renda..
3° Artesão ambulante ilegal
tem como unica renda o artesanato e não pode depender de esperar boa vontade de revendedor, atravessador ou leis de proteção a atividade... não esta ligado a instituição por conta de necessidade de obter recursos sem a dinâmica do esperar para ver se vende... como a vitrine da copa.. ter obrigatoriedade de repassar conhecimento de seus produtos.. podendo ser expulso do grupo e ver seus conhecimentos apropriado sem que se ofereça ajuda ou lucro por ele...
Por que exponho essa situação.. que mais parece que o artesanato esta ligado a escravidão.. porem institucionalizada pelo governo..
Utilizando como exemplo o município de Niterói RJ.. periférica ao município do Rio de Janeiro sede da copa.. utilizada como dormitório... PODEMOS VER O QUANTO A ESCRAVIDÃO PRECISA SER ESTIPADA.. AJUDEM-NOS
..... compromisso é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Seus principais objetivos são: assegurar os direitos fundamentais do trabalhador estabelecidos pela OIT e as normas coletivas (acordos e convenções), além de promover a segurança e a saúde no trabalho, a oferta de cursos de capacitação e iniciativas de inclusão laboral voltadas, especialmente, para jovens, mulheres, negros, migrantes e pessoas com deficiência.
Se avaliamos que o local que existe para trabalho conhecido é o campo São Bento.. cujo principal artesão é o 1° e o 2° representado acima.. A praça Rink que seria a 2° opção atividade do artesão a instituição responsável por beneficiar o setor. não tem encontrado apoio de do próprio governo municipal.. tendo os seus servidores reduzido a apenas dois... não existe carro para levar as barracas de um lado para o outro...já que a unica regulamentação só fala em artesanato em praças e impõe Barracas pesadas e de difícil deslocamento... ocasionando a diminuição da atividade no município ao longo dos anos..
O municipio se abastece de recursos publico para o setor..
Leia as propostas votadas pelos grupos - Cultura Niterói
culturaniteroi.com.br/smc/arq/grupossetoriais.pdf
Criar Câmara do Artesanato e Economia Solidária no Conselho Municipal de ....Niterói, com recursos da FAT na Secretaria de Emprego e Renda do Rio de janeiro
O que indica entrada de recursos que visam profissionalização.. mas a a questão da venda e sobrevivência na atividade de forma a oferecer bem estar social..
A questão do que ocorre.
Se um artesão não quer ser tratado como ilegal.. o mesmo morreria de fome em Niterói, já que a questão coloca a atividade em situação análoga a escravidão..Pois se não pode vender de forma legal.. como se dará a sua sobrevivência.. Os grupos que aparecem só querem se colocar como atravessadores de produtos ou transformar o artesão em expositor.. nos passeios, praças e feiras.. mesmo as de alimentos ou locais públicos com movimento que poderia incrementar essa venda somos proibidos de exercer atividade.. as barracas inviabilizam atividades artesanais de pequeno porte ou valores reduzidos.. as propostas de profissionalizar envolvem dar seus conhecimentos e se submeter a pessoas que podem a qualquer momento te excluir, vender em locais onde o numero é reduzido, quem chegar ai, assim amigos quando a venda ou apenas com exposição sem possibilidade de venda por conta de situações... como pagamentos e custos acima dos valores arrecadados com venda decorrente a local isolado, insalubre e sem publicidade para venda ..
PEÇO.. AJUDA.. SE PODEM UTILIZAR SOS RECURSOS QUE SÃO DISPONIBILIZADOS AO MUNICÍPIO DE FORMA A BENEFICIAR A TODOS INDEPENDENTE SE SÃO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA OU NÃO... JÁ QUE NÃO QUEREM DEIXAR QUE UTILIZEMOS ARARAS.. MESMO COM LOGOMARCA DO MUNICÍPIO QUE PELO MENOS DISPONIBILIZEM UM CARRO DE ALGUMA SECRETARIA PARA QUE O ARTESÃO POBRE QUE VIVE DISSO POSSA TER UM POUCO DE DIGNIDADE E RESPEITO... E MAIS PESSOAL PARA AJUDAR A CASA DO ARTESÃO.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário