segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O preconceito da midia a mostra

"O terrorismo de cada dia"
Como aponta Luciano Martins Costa, no comentário A mídia e o terrorismo de cada dia, postado no Observatório da Imprensa, as sandices do direitista norueguês infelizmente "freqüentam o ambiente midiático" no Brasil. "Não são raros os articulistas e até mesmo editorialistas que acreditam em teses de supremacia racial".
"Na mídia do sul do Brasil proliferam apresentadores de rádio e TV, colunistas e outros jornalistas que costumam debitar as históricas carências nacionais ao que consideram como o 'peso' do Nordeste. Mesmo com os altos índices de desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste, registrados nos últimos anos, o mote preconceituoso ainda acompanha, explicitamente ou de maneira velada, comentários sobre corrupção, violência e deficiência educacional".
Como atento observador da mídia nativa, Luciano se mostra preocupado com o avanço das idéias racistas no país:
"Com a conivência da imprensa – que continua cedendo espaço ao que há de mais conservador por aí – a reiteração de raciocínios tortos contribui para desvalorizar a diversidade cultural e racial e estimular o preconceito... Um ato terrorista como o que atingiu a Noruega sempre produz reações de choque, mas o noticiário e o opiniário do dia a dia dissimulam o fato de que a intolerância amadurece até o ponto da explosão por meio da repetição de conceitos anti-humanitários através da mídia".

Nenhum comentário: