Quilombolas ameaçados de despejo no Maranhão
04/10/2010
Os quilombolas do Povoado São Pedro municipio de São Luis Gonzaga do Maranhão, cerca de 20km da sede do municipio, estão ameaçados de serem despejados de suas casas e da terra onde trabalham, a area declarada como área de quilombolas, hoje sofre o descasos da administração publica.
Residem na area 25 familias, sem energia eletrica, água canalizada, colegio público e sem qualquer outra infra-estrutura como estrada e saude pública. Não bastando a falta das politicas sociais, o cidadão Zé de Sousa está ameaçando de despejar os moradores da área, e sengudo o Paulo Sergio, representante da comunidade, o senhor Zé de Sousa proibide de ser construida qualquer infra-estrutura na comunidade, forcando assim, eles abandonar suas casas e a terra.
Dona Maria Raimunda de Sousa, a moradora mais velha da área, hoje com 90 anos de idade, contou pra reportagem, que seu avô, sua mãe e ela nasceram ali, e hoje eles se encontram nessa situação, sendo ameaçados de despejos por um fazendeiro, que segundo ela, não é o dono das terras. Ainda segundo ela, o verdadeiro dono da terra era o seu avô, o senhor Gardilau Fernandes.
Dona Maria Raimunda de Sousa, a mundinha, como é conhecida por todos ali, chorou ao fala a reportagem, ao pedir que tudo que queria é viver em paz naquelas terras, com seus filhos e netos; e ainda disse que, hoje eles não pode nem quebrar o coco, porque o senhor Valdemor de Sousa, o capataz do Zé de Sousa, mantém as cancelas e porteiras fechadas com cadeados.
Na área ainda é possivel se ver objetos antigos da epoca da escravidão, como esse da foto acima, segundo dona Mundinha, ali era uma senzala, os moradores mostrou as reliquias pra reportagem e levou ate onde segundo eles era situada a casa grande
Voltar
Fonte: CCN
comentario
Igual as favelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário